Com base nos textos de apoio e em seus conhecimentos gerais, construa um texto
dissertativo-argumentativo, em terceira pessoa, de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, sobre
o tema:
“A sustentabilidade e a imagem das empresas junto aos consumidores”
OBSERVAÇÕES:
1. Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos ou a uma determinada pessoa.
2. Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista,
sem transcrever literalmente trechos dos textos de apoio.
3. Não se esqueça de atribuir um título ao texto.
4. A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos:
– texto com qualquer marca que possa identificar o candidato;
– modalidade diferente da dissertativa;
– insuficiência vocabular, excesso de oralidade e/ou graves erros gramaticais;
– constituída de frases soltas, sem o emprego adequado de elementos coesivos;
– fuga do tema proposto;
– texto ilegível;
– em forma de poema ou outra que não em prosa;
– linguagem incompreensível ou vulgar;
– texto em branco ou com menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas; e
– uso de lápis ou caneta de tinta diferente da cor azul ou preta.
5. Se sua redação tiver entre 17 (dezessete) e 24 (vinte e quatro) linhas, inclusive, ou entre 31 (trinta
e uma) e 38 (trinta e oito) linhas, também inclusive, sua nota será diminuída, mas não implicará grau zero.
O Meio Ambiente
A sustentabilidade vem sendo valorizada muito nos dias atuais por conta das consequências que já são nítidas causadas ao meio ambiente, se porventura as empresas antepassadas tivessem constituído a sustentabilidade, o impacto negativo ao meio ambiente nos dias atuais seria de menor proporção.
Contudo, as empresas atuais já estão trabalhando em maneiras para se extrair matérias-primas de um modo sustentável, que não venha afetar negativamente o meio ambiente. As empresas estão optando até mesmo pela utilização de materiais recicláveis em sua produção.
Os consumidores muita das vezes não tem noção do problema que o produto no qual estão comprando pode fazer a natureza, porque pela falta de conhecimento por parte dos consumidores, ou até mesmo pelo simples fato de comprar um produto por apenas desejo de consumo e não por necessidade, os consumidores acabam contribuindo com a degradação do meio ambiente sem ao mesmo perceber.
As escolas deviam instruir e ensinar as crianças desde pequenos o conceito da sustentabilidade e, porque é tão importante para o planeta, contudo os consumidores já cresceriam com uma maturidade sobre o tema sustentabilidade, e saberiam lidar com os problemas ambientais facilmente, desta forma contribuindo para uma vida melhor as futuras gerações.
obs: Serei grato se puderem avaliar de acordo com o ENEM
Eduardo8
Olá, tudo bem?
Vamos lá!
Então, de modo geral, sua redação ficou um pouco fraca, e ficou notório uma leve fuga ao tema. Percebi que faltou uma solução mais assertiva, mais direta.
Farei a correção de cada parágrafo separadamente, ok?!
1- No 1°, a frase: “constituído a sustentabilidade” ficou desconexa e sem sentindo com o resto do texto; veja bem:
” […] se porventura as empresas antepassadas tivessem constituído a sustentabilidade, o impacto negativo ao meio ambiente […] ”
Percebe que ficou desconexa com o restante?!
Você pode substituir, e deixar sua frase da seguinte forma:
” […] se porventura as empresas antepassadas tivessem constituído uma política ambiental mais responsável, o impacto negativo ao meio ambiente […] ”
Viu como ficou mais harmônico?! podes usar outras palavras no lugar de “responsável”, como:
-Eficaz
-Eficiente
-Idônea
2- Sobre este 2° parágrafo: você poderia usar exemplos, é sempre bom e aumentaria sua nota! poderia citar empresas que implementam o SGA em suas dependências, bem como a ISO 14000 dentre outras medidas. Alguns exemplo são: Natura cosméticos, Unilever, Walmart, Philips, Fiat e por aí vai…
3 & 4- Ambos parágrafos fugiram um pouco ao tema proposto, lembre-se que o enfoque é “Sustentabilidade e a imagem da empresa” os consumidores são apenas, digamos, os “observadores” da imagem ambiental da empresa, logo, o foco não é eles em si.
No 4º parágrafo ainda houve um erro de coesão na frase: “planeta, contudo os consumidores” observe:
” […] porque é tão importante para o planeta, contudo os consumidores já cresceriam com uma maturidade sobre o tema sustentabilidade […]
Percebeu o erro de coesão?!
é bem simples corrigi-lo, veja um exemplo:
“[…] porque é tão importante para o planeta, assim, os consumidores já cresceriam com uma maturidade sobre o tema sustentabilidade […]”
Bom, espero que tenha entendido.
Abraço