O filme “Por lugares incríveis”, retrata a história de Finch um adolescente de 17 anos que apresenta problemas emocionais e temperamentais. Ao longo do filme, Finch relembra um episódio vivido em sua vida acadêmica, o qual em um momento de fúria jogou uma cadeira em seu colega de sala. Não distante da ficção, é fato que a agressividade e o comportamento violento dos jovens são constantes em escolas. Devido à falta da educação emocional em colégios, o jovem tende a apresentar um comportamento violento gerando a problemática.
Em primeiro lugar, há uma grande negligência do Estado em relação a investimentos em educação emocional na base extra curricular do ensino fundamental e médio. Segundo o filósofo Epicteto, “Só a educação liberta”, nessa linha de raciocínio é evidente que o Estado tem o dever de proporcionar uma base de ensino emocional em escolas, para ocasionar a melhoria comportamental do jovem. Dessa forma, a escassez de verbas governamentais para o ensino afetivo, é de fato, a causadora dos conflitos, aprisionado-se o indivíduo em um ambiente escolar violento.
Por conseguinte, o cenário de agressões físicas e psicológicas presenciado por alunos e professores tornam-se frequentes. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2015, foi apresentado o índice de 7,4% de estudantes que sofrem bullying o qual o acaba gerando vítimas, que, corrompidas pela violência tendem a se tornarem pessoas agressivas e com comportamento temperamental se privando de terem uma boa relação com colegas de salas e professores. Segundo o filósofo Jean-jacques Rousseau, ” O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe” com esse raciocínio é evidente que, um ambiente violento irá consequentemente ocasionar mais pessoas violentas. Nesse sentido, é necessário uma melhoria no sistema educacional para tentar mitigar os atos de violência físicas e psicológicas.
Portanto é mister que o estado tome providências para melhorar o quadro atual.Para amenizar os conflitos violentos, sejam eles físicos ou verbais presentes no meio acadêmico, urge que o Ministério da Educação promova na base extra curricular o ensino emocional por meio de verbas governamentais, inserindo aulas semanais com assistência de psicólogos e sessões de terapias individuais para aqueles que apresentaram transtornos emocionais. Somente assim a harmonia irá se espalhar no meio escolar diferente da cena vivenciada por Finch no filme “Por lugares incríveis”.
PalomaSantos78
Oi! Seu texto tá muito bom, porém gostaria de pontuar três coisas.
1° depois de nome próprio se usa vírgula
2° no segundo parágrafo você meio que dar uma prévia da sua proposta de intervenção.
3° melhore sua tese, se posicione diante do tema apresentado, as pessoas têm que ter uma visão clara da sua opinião.
Mas fora isso, seu texto tá ótimo. Parabéns.
Thiago Assis
Boa noite!!
Sua redação está ótima,porém sempre tem algo a melhorar.
Sua introdução está bem completa e “chamativa” ao apresentar um repertório cultural( muito bom!) . Algo que eu te sugiro a melhorar , seria a sua tese . Você apresentou um FATO e não um ponto de vista / opinião . Procure trazer algo novo e um ponto de vista concreto para ser a base de seus argumentos e posteriormente de sua conclusão.
Seus argumentos estão impecáveis !! Bem construídos e convincentes . Mas queria te chamar atenção ao uso do conectivo “por conseguinte” ( usado no seu segundo parágrafo de argumento) . Esse conectivo soa muito mais com um sentido de “conclusão” , então evite usá-lo no início do parag de arg para não ter chance de ser penalizado.Embora, ele seja bem-vindo no parágrafo de conclusão.
Conclusão perfeita !! Utilizou-se o agente,modo,meio ,finalidade e por fim conclui com uma famosa “frase de efeito” , apontando que sua proposta de intervenção será efetiva.
Visão geral: Redação muito boa , bem estruturada e com fortes argumentos . Há alguns desvios gramaticais superficiais ,mas pela sua boa redação redigida eles podem ser desconsiderados dependendo do corretor. Espero que eu tenha ajudado e que Deus possa estar te abençoando e o capacitando para alcançar aquilo que você tanta almeja.
Daniel Barbosa
Oi! Tudo bem?
Parabéns por sua redação…
Na introdução você comecou bem argumentando seu tema desenvolvido e assim surgiram excelente assuntos importantíssimo para argumentação de seus parágrafos de desenvolvimento da sua tese…
Gostei dos parágrafos do desenvolvimento, ficaram impecável. Tudo certo e com rica argumentação, topico flasal e exclusiva conclusão. Tudo com boas pesquisas estatísticas. Arrazou viu!!!
Na conclusão o que falar? Perfeita. Você comecou a redação e conseguiu detalhar o seu início, meio e fim. E ainda terminou falando do filme, tudo nos conformes que pede uma redação do Enem…
Te desejo sucesso…
Liasantos
Olá Mayara! Foi uma ótima escolha citar o filme “Por lugares incríveis”, pois sua sinópse é totalmente voltada ao comportamento emocional de jovens estudantes que passam por transtornos psícológicos pelo fato de terem pouca ou nenhuma assistência familiar para lhe dar com problemas, e nenhuma escolar, exceto as amizades que também precisavam de ajuda.
Tens um bom domínio da norma culta e seu vocabulário é bem vasto, se houver algum erro acredito que é em questão do uso de pontuação, e certeza que bem pouco.
Seu desenvolvimento se manteve coerente e fiel à sua introdução, porém na minha opinião você poderia ter comentado sobre o suicídio, já que é um dos pontos mais fortes do filme e ele acontece devido a falta de educação emocional. Acredito que enriqueceria seu texto mais um pouco,em relação de temática.
Você citou frases de filósofos e deu dados estátísticos, mostrando seu domínio em outras áreas de conhecimento. Sua conclusão está de acordo com o problema e com sua opinião exposta nos parágrafos anteriores.
Parabéns viu!
Jaianny
Boa noite! Tudo bem?
Gostei da sua redação, ela é clara e coerente. Lendo da primeira vez entendi o que você quis passar. Achei interessante a forma que você usou o filme e os dados, mostrando também o bullying e o que ele pode causar. Cuidado com as citações engessadas. Notei que você escreve muito bem, com clareza. Um texto de fácil compreensão e com vocabulário rico.