”A escola passou a ser vista como um espaço de salvação,” – Mário Sérgio Cortella, filósofo brasileiro em entrevista ao Estadão, em 2014. Assim se faz, visto que a escola passou a desempenhar o papel dos pais: educar e ensinar. Todavia, o crescente aumento dos casos de violência escolar revela a crítica a atual situação da educação brasileira e se torna um impasse.
Nesse contexto, a violência escolar tem se manifestado de diversas maneiras: ataques violentes armados, agressão física, intimidações psicológicas, tais como o bullying, preconceito, questões de gênero e religião. De acordo com um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 150 milhões de jovens de 13 à 15 anos já sofreram violência por parte de seus colegas. Além do mais, a grande quantidade de influencias externas ocasionadas pelo ambiente familiar, pelos meios de comunicação e pela própria sociedade, induzem o aluno a cometer atos violentos.
Por conseguinte, as consequências desse episódio se notam em uma evidente baixa auto – estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão e falta de interesse pelos estudos. É imprescindível a atuação de políticas públicas para a solução desse problema.
Contudo, tendo em vista os argumentos apresentados acerca da violência escolar, é de suma importância que o Estado, juntamente com o MEC ( Ministério da Educação e Cultura), crie medidas, como a implementação de palestras e fóruns sobre o tema, a fim de conscientizar os alunos e pais sobre o danos provocados por esse ato e o seu combate. Construindo, assim, uma sociedade onde todos se sintam respeitados, uma vez que ” a violência seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota, – Jean-Paul Sartre, filósofo francês.
MariaClara84
olá gostei muito de sua redação, ficou bem escrita e muito bem elaborada.
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa P.120
2) Compreensão da proposta de redação P.200
3) Seleção e organização das informações. P. 180
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto P.120
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos . P 140
Wermeson
Parabéns! O seu texto está excelente.
Você conseguiu defender muito bem o seu ponto de vista, trouxe conhecimentos que agregam valor ao seu texto e, além disso, mostrou um ótimo domínio do tipo de texto exigido.
Acredito que você está no caminho correto, agora é só treinar até o Enem/vestibular que está tudo certo.
C1-160
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Nota final: 920
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
pedroenz0
sua redação está boa, apresentou bem a introdução de acordo com o tema, mas senti falta dos argumentos na argumentação dela com os conhecimentos gerais de poetas, filósofos, filmes, e números em que vão me mostrar o quanto é importante em que eu saiba que são grandes esse crescimento, lembre-se que isso pesa na estrutura.
você vai longe mas arrumando esses pequenos termos ira conseguir a nota desejada.leia mais livros e assista mais temas relacionados ao que deseja expor no seu texto. ;)
[email protected]
Sua redação ficou ótima, teve uma boa introdução com uma citação filosófica, seu desenvolvimento foi coeso e contou com uma boa argumentação que foi direto ao ponto e o detalhou de maneira precisa e correta, além de que sua conclusão apresentou os critérios básicos e teve uma boa abrangência geral do texto.
matteus
Olá, tudo bem?
Bom. Achei seu texto bom, porém, faltou um pouco de planejamento, e por isso ficou um pouco incoerente…
Tente contextualizar um pouco sobre a problemática do tema na introdução, e apresente as teses que você vai defender na introdução também, isso mostra para o corretor que você planejou sua redação.
Inicie os desenvolvimentos com conectivo e com um tópico frasal.
Cuidado para não fugir do tema.
Mostre mais seu posicionamento com suas palavras, achei que você colocou mais repertórios.
Na proposta de intervenção se atente em deixar bem claro aos critérios agente, ação, modo,finalidade e detalhamento.
Continue praticando, você está quase lá.
AnaAragãoAluna
sua redação está boa, apresentou bem a introdução de acordo com o tema, mas senti falta dos argumentos na argumentação dela com os conhecimentos gerais de poetas, filósofos, filmes, e números em que vão me mostrar o quanto é importante em que eu saiba que são grandes esse crescimento, lembre-se que isso pesa na estrutura.
você vai longe mas arrumando esses pequenos termos ira conseguir a nota desejada.leia mais livros e assista mais temas relacionados ao que deseja expor no seu texto. ;)
ysabelapaiva
Você mostrou bons recursos de coesão, poucos erros gramaticais e uma boa proposta. Porem, notei uma falta na introdução… onde você colocou apenas uma fala de autoridade, e apresentou a questão `O mau comportamento e a agressividade crescente de alunos no ambiente escolar`. Não foi visto ou bem visto seus argumentos que seriam essenciais a redação. A parte argumentativa, seria onde você diria seus argumentos, os comprovando seja com um fato, uma explicação e uma exemplificação. Com ao menos DOIS argumentos. Porem, isso esteve em falta em seu texto. O ideal seriam ao menos dois bons argumentos.
Leeitee
1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
2- desenvolveu bem o tema proposto.
3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.
Maria Laura
Sem palavras! Se brincar para mim é 1000. As teses foram muito bem selecionadas, e as analogias também! Ótimo domínio nas competências, em ênfase a conclusão. Olha, parabéns, ótimo desempenho!
Kauane
Olha, de cara já achei a tua redação excelente, tua introdução realmente me introduziu ao assunto. O desenvolvimento me mostrou o quanto você estava por dentro do assunto, já que deu ótimos e bem organizados argumentos, sabendo como os usar. Você deu uma resposta chave para a proposta de intervenção. Amei, amei, parabéns pelo desempenho.
Ludmilla Neves
Ótima redação! Você desenvolveu super bem sua tese e fez uma excelente proposta de intervenção. Nota:980
[email protected]
redação bem explorada,siglas.
ótimo repertorio
citou dois filósofos bem conhecidos…De onde eles eram,assim deixando as pessoas bem mais informadas!!
citou também informações bem impotantes, como:a idades dos jovens,as diversas maneiras de como a violência escolar tem se manisfestado…
aos poucos você ira melhorar…
minha nota:890
Elisangela Isabel
Boa redação ,você citou muitas partes interessantes ,e sua redação foi bem explorada.
minha nota é 890
Any White
Sua redação esta boa, você citou dois filósofos sendo um brasileiro Mário Sérgio Cortella e outro francês Jean Paul Sartre, sua abordagem foi bem interessante, mas creio que aos poucos você vai melhorando. minha nota é 750
Filipe Nunes
Boa noite
Ótima redação
Gostei de seu detalhamento e de sua proposta de intervenção.
Apresenta em todos os parágrafos conectivos.
Ótimo repertório.
Apenas um erro gramático (a falta de uma crase) o q te faz não perder pontos na c1
Porém não apresenta na tese o q será discutido na argumentação, perdendo assim pontos na competência 3.
C1-200 :)
C2-200 :)
C3-160
C4-200:)
C5-200:)