O mau comportamento e a agressividade crescente de alunos no ambiente escolar.

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Há um jogo muito famoso entre os jovens de hoje, nomeado Bully, no qual o objetivo do jogo é brigar na escola, fazer “sacanagens” com os professores para passar de fase. Esse jogo se assemelha, infelizmente, á situação das escolas brasileiras que sofrem com o famoso bullying e agressões à alunos e professores.

Vê-se a todo instante em noticiários, internet e até na “boca do povo”, casos sobre agressões de alunos contra professores e colegas de classe dentro das escolas. Sejam elas verbais – xingamentos, o famoso bullying- ou físicas.

Em 2016 foram registrados 249 casos de agressões em escolas paulistas e em 2017, 92 casos, podendo citar o caso do professor Rodolpho Gamberini, que foi agredido fisicamente em sala de aula por um de seus alunos, que alegou ter cometido tal ato por não estar satisfeito com sua nota final.

Dessa forma, deve-se ter maior acompanhamento dos pais no âmbito escolar e dentro de suas casas, conversando com seus filhos. Também pode-se ter mais suporte nas escolas, como acompanhamento psicológico dentro do ambiente escolar e uma maior observação e ajuda da equipe pedagógica. O governo pode fazer campanhas com dados sobre o número de agressões das escolas e trazer pessoas que passaram por tais situações para dentro das escolas. O Ministério da Educação pode fornecer livros didáticos sobre as consequências de agressões nas escolas.

 

OBS: Por favor, corrijam com base no método de correção da bancada do Enem ( acho que se fala assim) Minha professora de português corrigiu essa redação e me deu uma nota muito baixa, quero saber se está tão ruim assim! Obrigada pela atenção e correção!

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5 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Você está na metade do caminho, anda mais um pouco que consegue chegar rapidinho nos tão sonhados mil! No entanto, vou te falar umas dicas: minha proff de redação da escola sempre fala que os parágrafos são tipo redações de microestrutura, isto é, têm introdução, desenvolvimento e conclusão (embora de forma facultativa) ou seja, sempre pense em fazer um parágrafo como se fosse fazer uma redação, mas cuidado, que esses parágrafos devem se relacionar. Cuidado com analogias, conectivos e palavras. Nunca use “pode” e sim “deve”, “necessita”, “urge” na proposta de intervenção. Boa sorte, você tem um domínio estável da norma padrão, mais uns estudinhos e você alcançará a nota máxima! Fé e dedicação, parabéns!

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  2. Olá Clara! Não se preocupe se sua professora te deu uma nota muito baixa, é errando que se aprende! Vamos lá!
    Cuidado com a informalidade nas redações, gírias, e palavrões. A banca não gosta disso.
    Procure aprofundar mais o tema, e evitar também cópia dos textos motivadores, procure falar usando seu ponto de vista mesmo.
    Sua abordagem no desenvolvimento e introdução foram ótimas.
    Continue treinando! Boa sorte pra você!!!

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  3. Bom, essa não é a forma que eu geralmente corrijo as redações, mas como vc pediu. Vamos lá!
    *Competência I: Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 130. Alguns vícios de linguagens ( por mais que estejam entre aspas, foram excessivos)
    *Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 180. Porque algumas vezes o assunto ficou limitado, sendo que vc poderia abranger um lado bem mais amplo.
    *Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Vc meio que embaralhou tudo, pois de início estava falando de bullying e depois já deu o exemplo do professor, e sem dar mais nenhum argumento, concluiu. De forma clichê e vaga.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 100. Pois como já disse, vc quase não argumentou. E o que fez… Foi dar o exemplo.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 150. Seja mais criativo em suas intervenções, pois, apesar de não ter infringido os direitos humanos. Vc disse ”o que todo mundo diz” ( eu também tenho essa dificuldade), mas tente melhorar.
    NOTA FINAL: 680
    Bjo, espero ter ajudado.

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  4. Olá, Clara. Então, tinha muito mais argumentos para serem explorados nesse tema, os dados que você colocou não tem fonte, o corretor vai querer saber de onde você tirou aquilo, tem que fundamentar seus argumentos, utilize mais conectivos e busque melhorar sua introdução, já deixando explícito o que vai ser falado no seu texto. Sua conclusão está no caminho certo, mas faltou dizer a finalidade dessa resolução, como e pra quê esses agentes iriam atuar? Você poderia ter finalizado falando “…, a fim de que ocorra menos agressividade dos alunos no ambiente escolar”
    Quando for falar sobre um tema, pesquise sobre ele, organize as ideias, use bastante conectivos e não economize nos argumentos.💖

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