O lobo mau da sociedade

  • 0

Em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, foram encontradas em meio a uma família de lobos agindo como animais. Embora não possa ser considerado um relato verídico, esse caso ilustra o processo de socialização das crianças, que reproduzem aquilo que lhes é mostrado. No Brasil, tem-se visto o gradativo aumento da erotização infantil, fruto de uma sociedade de valores deturpados que espelham suas atitudes para os mais novos, tendo consequências não só na exposição e consequente sensualização do menor, mas também na mudança de personalidade daquele que deveria ter sua inocência resguardada. Tendo em vista que os pequenos cidadãos serão o futuro da nação, é preponderante a problematização dessa temática.
Em primeiro plano, no que se refere à exposição da criança, é importante ressaltar a esfera tóxica onde o indivíduo, inconscientemente, é exposto. Desde 2015, quando MC Melody tinha apenas 8 anos, seu empreendedor e pai, MC Belinho, a expõe em redes sociais, sempre com um caráter sexualizado, tornando-a vítima de abusos e assédios. Percebe-se, pois, a preocupante omissão por parte dos responsáveis em garantir a segurança e privacidade dos seus.
Além disso, destaca-se a perturbação na personalidade pueril devido à fratura em seu mundo lúdico causada pela erotização. A educação infantil deve ser norteada pela criação de um imaginário fértil, atento à criatividade. No entanto, a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em que se diz “Minha mãe me pôs na escola para aprender o bê-à-bá, a danada da professora me ensinou a namorar”, revela um cenário constante em instituições de ensino que apelam e instigam o namoro como uma brincadeira. Dessa forma, observa-se o precário estado da metodologia de aprendizagem brasileira que, não fomentando o lúdico infantil, ao contrário, o fragmenta.
É evidente, portanto, que a erotização infantil é agravada pela negligência familiar e escolar, e, logo, é necessária a lucidez para a resolução desta. É dever do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos – contando com normas do ordenamento jurídico brasileiro, como o ECA – supervisionar e garantir, por meio de multas à instituições que ferem a ludicidade e privacidade do âmbito infantil, a fim de que o processo de socialização dessas crianças seja cultivado e humano, ao contrário do caso Amala e Kamala.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Segue a correção segundo os parâmetros do Enem por competência:

    Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    “…a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em…” – …a música Rebola-Bola, de Gugu Liberato, em…

    Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das áreas de conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    “Em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, foram encontradas em meio a uma família de lobos agindo como animais. Embora não possa ser considerado um relato verídico, esse caso ilustra o processo de socialização das crianças, que reproduzem aquilo que lhes é mostrado. No Brasil, tem-se visto o gradativo aumento da erotização infantil, fruto de uma sociedade de valores deturpados que espelham suas atitudes para os mais novos, tendo consequências não só na exposição e consequente sensualização do menor, mas também na mudança de personalidade daquele que deveria ter sua inocência resguardada. Tendo em vista que os pequenos cidadãos serão o futuro da nação, é preponderante a problematização dessa temática.”

    Introdução completa, com tese, contextualização e apresentação de argumento! Muito bem!

    “Em primeiro plano, no que se refere à exposição da criança, é importante ressaltar a esfera tóxica onde o indivíduo, inconscientemente, é exposto. Desde 2015, quando MC Melody tinha apenas 8 anos, seu empreendedor e pai, MC Belinho, a expõe em redes sociais, sempre com um caráter sexualizado, tornando-a vítima de abusos e assédios. Percebe-se, pois, a preocupante omissão por parte dos responsáveis em garantir a segurança e privacidade dos seus.”

    Nesse parágrafo, como o repertório foi exemplificativo, deveria haver indicação de exemplo: Desde 2015, por exemplo, quando MC Melody… No entanto, a abordagem e a estrutura estão completas.

    “Além disso, destaca-se a perturbação na personalidade pueril devido à fratura em seu mundo lúdico causada pela erotização. A educação infantil deve ser norteada pela criação de um imaginário fértil, atento à criatividade. No entanto, a música Rebola-Bola de Gugu Liberato em que se diz “Minha mãe me pôs na escola para aprender o bê-à-bá, a danada da professora me ensinou a namorar”, revela um cenário constante em instituições de ensino que apelam e instigam o namoro como uma brincadeira. Dessa forma, observa-se o precário estado da metodologia de aprendizagem brasileira que, não fomentando o lúdico infantil, ao contrário, o fragmenta.”

    Abordagem e estrutura completas e repertório com uso produtivo! Muito bem!

    Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    Seu texto apresenta domínio de argumentação e você o desenvolve por completo! Parabéns!

    Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Não há qualquer inadequação no seu texto.

    Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    AGENTE – Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos
    AÇÃO – supervisionar e garantir
    MODO – multas à instituições que ferem a ludicidade e privacidade do âmbito infantil
    FINALIDADE – o processo de socialização dessas crianças seja cultivado e humano
    DETALHAMENTO – contando com normas do ordenamento jurídico brasileiro, como o ECA

    Proposta de intervenção completa com a presença de todos os elementos obrigatórios!

    SÍNTESE:
    COMPETÊNCIA 1: estrutura sintática excelente e presença de apenas um desvio.
    COMPETÊNCIA 2: abordagem completa, estrutura completa e repertórios com uso produtivo.
    COMPETÊNCIA 3: projeto de texto estratégico e desenvolvimento completo.
    COMPETÊNCIA 4: presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos com pouquíssimas inadequações
    COMPETÊNCIA 5: proposta de intervenção completa.

    NOTA:
    COMPETÊNCIA 1 – 200
    COMPETÊNCIA 2 – 200
    COMPETÊNCIA 3 – 200
    COMPETÊNCIA 4 – 200
    COMPETÊNCIA 5 – 200
    TOTAL – 1000

    Comentários Gerais:

    Você apresenta uma excelente estrutura de texto e estratégico planejamento! Continue assim <3

    • 0
  2. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Use conjunções sempre entre frases e entre parágrafos, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
    – Atenção às vírgulas;
    – Evite repetições de palavras com sinônimos.
    – Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, ….
    – Seu título ou tema é metafórico. Isso por um lado atrai atenção de quem lê, mas por outro pode caracterizar desenquadramento ao estilo do texto dissertativo argumentativo que muitas bancas tem cobrado. Parece um título de crônica, outro estilo literário até bacana.

    Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.