Mestre

O legado da cultura do funk para o processo de identidade brasileira.

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No final dos anos 80, popularizou-se nas periferias cariocas um ritmo que surgiu das inovações dos negros norte-americanos alicerçado no Jazz e no Soul, no qual, posteriormente, foi nomeado funk e adaptado por Dj’s brasileiros. Nesse contexto, no Brasil hodierno, tal gênero musical lida com as consequências de um processo de marginalização. Todavia, o funk se impôs como expressão cultural de resistência, se tornando um estilo fundamental na construção identitária brasileira. 

A priori, é válido ressaltar que, tal como o samba em décadas anteriores, o funk sofreu repressões, sendo elas tentativas de enquadrar o gênero como crime relacionando-o com o tráfico e imposições de sanções administrativas aos bailes, de conformidade com a criminalização do samba no século passado, no qual se um cidadão fosse flagrado com instrumentos que remetessem a esse estilo poderia ser preso. Ademais, nota-se que a marginalização de tal ritmo, deu-se sob um viés segregacionista, ao passo que a origem periférica e culturalmente negra do gênero gerou uma desmoralização de sua manifestação pela elite dominante. No entanto, mesmo com todo o preconceito, o funk se popularizou e contemplou todo o território brasileiro.  

Em segundo plano, é vultoso salientar que o funk atua como um mobilizador social devido à mudança na qualidade de vida proporcionada pelo capital gerado pela música. Outrossim, o funk se revelou como cultura de resistência periférica inserindo os chamados “Mc’s” ou “funkeiros” na indústria fonográfica e na mídia geral, gerando maior visibilidade à comunidade. Por conseguinte, a receptividade desse estilo musical foi crescente ao longo dos anos, se tornando, atualmente, o segundo gênero mais ouvido no Brasil, como constataram pesquisas do serviço de streaming de música “Spotify“.  

Portanto, conforme o exposto, entende-se a importância da afirmação do funk como cultura popular do país, visto que, assim como o samba, esse estilo resistiu as tentativas opressivas e se tornou um elemento fundamental na configuração da identidade musical brasileira. Dessa forma, o Estado, por meio do Poder Legislativo, deve propor leis que assegurem e protejam esse estilo, identificando-o como manifestação cultural e vetando qualquer ataque à sua livre expressão. Além disso, cabe ao Ministério da Educação a promoção de eventos culturais nas escolas, por meio de oficinas musicais, as quais tenham como base os fundamentos do funk, além da inclusão da história do funk e seu impacto cultural como um tópico essencial na disciplina de sociologia. Somente assim a Carta Magna, promulgada em 1988, na qual assegura que todas as manifestações culturais brasileiras devem ser reconhecidas, será plenamente respeitada. 

 

Obs: Minha nota foi 900 no Descomplica, quero saber a opinião de outros corretores.

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2 Correções

  1. Olá!!!!!
    Gostei muito da sua redação.
    Sua introdução está ótima e bem clara
    Os desenvolvimentos estão bem articulados.
    E lembre-se de colocar os cinco tópicos na sua conclusão, faltou apenas um.
    Cuidado com a estética do seu texto, os corretores não gostam de períodos muito longos e nem muito curtos.
    Enfim, parabéns!!!

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  2. INTRODUÇÃO
    Iniciou com um repertório histórico, apresentou a tese, indico apresentar os 2 argumentos nesse parágrafo, deixando claro o que seu texto vai abordar
    DESENVOLVIMENTO
    1.O primeiro período ficou bem extenso, podendo se tornar cansativo e pouco atraente ao corretor, desenvolveu a ideia muito bem e concluiu de maneira adequada.
    2.Bem desenvolvido, com boa argumentação e comprovação dos fatos apresentados.
    CONCLUSÃO:
    Iniciou bem retomando a tese, porém não acho necessário reafirmar a comparação com o samba.
    Primeira proposta: identifiquei agente, ação, modo e detalhamento, faltou finalidade
    Segunda proposta: identifiquei agente, ação, modo e detalhamento, faltou novamente a finalidade.
    Conclui de forma excelente.
    COMPETÊNCIAS:
    1. 180, excelente domínio da escrita formal, períodos muito longos em certos momentos.
    2. 200, repertório diversificado e argumentação bem desenvolvida
    3. 200, texto com ideias muito bem organizadas, selecionou bem seus argumentos, repertórios e consequentemente, tornou o texto completo e interessante
    4. 200, uso de conectivos variados e adequados
    5. 160, respeitou os direitos humanos, apresentou 2 propostas, mas ambas faltando um aspecto em comum, a finalidade.
    Total: 940
    Você escreve muito bom, tem um ótimo domínio da estrutura, ajustando pequenos detalhes, o mil está muito próximo, parabéns!!!

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