A contar do momento em que a chegada dos portugueses no Brasil não foi, de uma certa forma, pacifica, pode ser observado que a violência com os protestos da minoria tem se tornado gradativamente constante até a atualidade, consequentemente desencadeando a pobreza e a corrupção. Contudo, é notável que grande parte da população brasileira aparenta não demonstrar disposição em tomar tais inciativas em busca de melhorias para a então questão, nos dias atuais.
Durante a Ditadura Militar, que ocorreu de 1964 até 1985, grande porcentagem da população demostrava insatisfação com o governo corrupto e opressor na época, e devido a violenta reação militar diante as manifestações, feitas em grande parte, pelos cidadãos oprimidos, e as limitações da liberdade de expressão, era difícil opinar sem sofrer uma repreensão extremamente violenta. Entretanto, mesmo diante a tão desfavorável momento para se manifestar, uma minoria encontrava meios de demonstrar a sua crítica social, sendo muito deles cantores, tendo como referencia a canção ”O Bêbado e o Equilibrista” de Elis Regina, ressaltando uma forte crítica ao governo daquela época.
Essas circunstâncias criaram um paradoxo implacável, na qual após uma dolorosa e violenta luta pelo direito de expressar opiniões diante as decisões políticas, o individuo hoje se cala, realiza piadas e entra em um comodismo diante a crise moral moderna. Torna então, nesse contexto, os protestos como lamúrias, sem aquela voz alta e a postura virtuosa. Apesar de viver em um pais democrático, o povo brasileiro joga seus direitos para debaixo do tapete. Diante a essa situação, o povo deve ir as ruas, de uma forma pacífica, exigir por melhorias, e tendo como objetivo incluir aqueles em estados de carência que obtém uma acessibilidade restrita a informações e a uma educação social.
Finda-se, então, uma modificação prévia da mentalidade retomando os valores humanos esquecidos, tendo o apoio das escolas, famílias e até mesmo da mídia, que contem uma alta conectividade e interação com os indivíduos, principalmente os jovens. Realizar piadas ou dar risada do evidente problema ético ou apenas reagir para algo favorável a si mesmo não trará uma resolução. Trata-se de questões sérias cujos resultados são demorados mas não impossíveis, a população precisa se manifestar firmemente para resultar em um progresso que abrange a todos. No entanto, caso não aja tal iniciativa, as consequências, dessa vez, não serão somente para a minoria.
Arthur Neiva
Olá.
Essa temática ética configura-se como um dos temas mais difíceis do enem, haja vista que, devido à grande gama de informações e ao assunto abstrato, o estudante pode acabar perdido. Diante disso, seu texto é bom, mas carece de uma organização estrutural. Em suma, são muitas informações desconexas que deixam o entendimento confuso.
Comentário da introdução
“A contar do momento em que a chegada dos portugueses no Brasil não foi, de uma certa forma, pacifica, pode ser observado que a violência com os protestos da minoria tem se tornado gradativamente constante até a atualidade, consequentemente desencadeando a pobreza e a corrupção.”
– Porque esse fato social resultou em pobreza e corrupção? Conceitue tudo que for dito. Uma boa redação é deve ser clara para todos os tipos de leitores, sobretudo para àqueles que não possuem o entendimento mínimo desse tema.
“Contudo, é notável que grande parte da população brasileira aparenta não demonstrar disposição em tomar tais inciativas em busca de melhorias para a então questão, nos dias atuais.”
– Bom uso do recurso coesivo “Contudo”, deixou o texto mais claro e apresentou uma tese direta. Contudo ,uma especificação maior da ideia(tese) defendida seria ainda melhor. Está bom, mas pode melhorar!
– Exemplo: Contudo, é notável que grande parte da população brasileira aparenta não demonstrar disposição para a resolução desse dilema social. Dessa forma, seja pela repressão histórica coletiva, seja pela consequente criação de um paradoxo social, é preciso analisar o papel do indivíduo frete a ética nacional.
Comentários do Desenvolvimento.
– Primeiro paragrafo confuso. O que você realmente quis dizer? Que o movimento ditatorial resultou em um problema ético? ou fez uma analise do movimento de 64? Não entendi.
– Seja claro em suas ideias demonstre primeiramente o que você deseja argumentar para o texto possuir clareza.
Por exemplo:
Destaca-se, primeiramente, que a histórica atitude governante de repressão sobre a coletividade resultou em uma passividade frente à dilemas éticos. Um exemplo disso é visível na “Ditadura Militar”, que ocorreu de 1964 até 1985, … Explique, conceitue…
O segundo argumento apresenta uma clareza inicial e um pequeno sinal de organização estrutural. Mas, ainda sim, linguagem, ligeiramente, rebuscada deixa o texto complexo e confuso. Lembre-se: na redação do enem clareza e simplicidade são importantes aliados na construção de um bom texto. Em suma, está bom. Leia redações +900 para obter exemplos.
Comentário conclusão:
– No enem, a proposta de intervenção precisa responder a cinco pontos, são eles: Quem deve fazer? O que Deve ser feito? Como deve ser feto? Por que deve ser feito? mais um detalhamento de uma das “perguntas”.
– No seu texto, é possível observar uma ação, uma série de agentes desconexos e um possível motivo abstrato. Possivelmente, um corretor profissional desconsideraria o último item.
Leia redações nota +900 para evoluir.
Nota:
Competência 1 = 160
Competência 2 = 200
Competência 3 = 160
Competência 4 = 160
Competência 5 = 120
nota final = 800