Estudante

O impacto negativo das redes sociais em relação à saúde mental

  • -2

As redes sociais são uma enorme arma de controle de massas. Em seu âmago, as redes sociais sempre desejaram alcançar esse feito, pois utilizam técnicas de padronização entre as pessoas, para que elas busquem uma perfeição intangível “escravizando” jovens com curtidas, seguidores e um pouco de atenção. Para aqueles que não conseguem atingir essa perfeição, prontamente são excluídos e emocionalmente destruídos.

Em nosso século, tornou-se normal a cultura da “lacração”, que nada mais é do que a cultura de humilhar outra pessoa na internet, expondo-a em situações humilhantes, com estas ações o opressor ganha mais louvação e atenção, enquanto o humilhado é tratado como escória entre as outras pessoas no meio virtual. Os criadores das mídias sociais sabem muito bem sobre psicologia emocional, sabem como controlar as pessoas, através de ferramentas maquiavélicas para tornarem as pessoas viciadas em seus produtos, como uma droga, manipulando-as com atenção, fazendo-as acharem que o que estão fazendo é correto, e assim passarem muito mais tempo utilizando determinada rede social, afundando-se mais e mais em um mundo “líquido”

Existe um filósofo e sociólogo chamado Zygmunt Bauman que tinha uma teoria sobre a modernidade líquida ele fala sobre o nosso atual mundo, fala sobre como tornamo-nos escravos da tecnologia e das mídias sociais, aonde não se tem mais o prazer de fazer as atividades que outrora fizemos. Não se tem mais o interesse de se conversar olho no olho, assim como você não tem amigos de verdade, mas sim números, pois seus “amigos” em uma rede social dirão se você é famoso ou não.

Portanto, deveríamos repensar nossa visão de mundo, pois, este mundo moderno em que vivemos não é o mundo ideal, deveríamos deixar de lado as redes sociais e passar a conversar olho no olho, o Governo Federal deveria investir em programas de tratamento para vícios em redes sociais com acompanhamento psicológico, assim como devemos também diminuir ao máximo o tempo de exposição nestas redes. Devemos trocar o tempo perdido no meio digital por um bom livro, uma sessão de meditação, ou uma caminhada, porque seria muito mais vantajoso para nosso cérebro e para o nosso bem estar.

Compartilhar

4 Correções

  1. Correção de Redação

    As redes sociais são uma enorme arma de controle de massas(4). Em seu âmago, as redes sociais(1) sempre desejaram alcançar esse feito, pois utilizam técnicas de padronização entre as pessoas, para que elas busquem uma perfeição intangível(3) “escravizando”(5) jovens com curtidas, seguidores e um pouco de atenção. Para aqueles que não conseguem atingir essa perfeição, prontamente são excluídos(6) e emocionalmente destruídos.

    1 – Repetição de palavras
    2 – Repetição de palavras
    3 – Falta vírgula
    4, 5 e 6 – Sua tese é de que as redes sociais são uma arma de controle de massas, que escraviza através da padronização e destrói emocionalmente quem não se adapta. Logo, você terá de desenvolver esses três eixos posteriormente no desenvolvimento.

    Em nosso século, tornou-se normal a cultura da “lacração”, que nada mais é do que a cultura(2) de humilhar outra pessoa na internet, expondo-a em situações humilhantes, com estas ações o opressor ganha mais louvação e atenção(5), enquanto o humilhado é tratado como escória entre as outras pessoas no meio virtual(6). Os criadores das mídias sociais sabem muito bem sobre psicologia emocional, sabem como controlar as pessoas(4), através de ferramentas maquiavélicas para tornarem as pessoas viciadas em seus produtos, como uma droga, manipulando-as com atenção, fazendo-as acharem que o que estão fazendo é correto, e assim passarem muito mais tempo utilizando determinada rede social, afundando-se mais e mais em um mundo “líquido”(7)

    7 – Se você for fazer o ENEM, precisa fundamentar a sua opinião. Através de fontes externas que confirmem seu argumento.
    Existe um filósofo e sociólogo chamado Zygmunt Bauman(8) que tinha uma teoria sobre a modernidade líquida(9) ele fala sobre o nosso(10) atual mundo, fala(11) sobre como tornamo-nos escravos(6) da tecnologia e das mídias sociais, aonde não se tem mais o prazer de fazer as atividades que outrora fizemos.(12) Não se tem mais o interesse de se conversar olho no olho, assim como você não tem amigos de verdade, mas sim números, pois seus “amigos” em uma rede social dirão se você é famoso ou não.

    8 e 9 – falta vírgula.
    10 – evitar plural(ENEM)
    11 – repetição de palavras

    Portanto, deveríamos repensar nossa visão de mundo, pois,(12) este mundo moderno em que vivemos não é o mundo ideal, deveríamos deixar de lado as redes sociais e passar a conversar olho no olho(13), o Governo Federal(agente) deveria investir em programas de tratamento para vícios(ação) em redes sociais com acompanhamento psicológico(detalhamento), assim como devemos também diminuir ao máximo(ação 2) o tempo de exposição nestas redes. Devemos trocar o tempo perdido no meio digital por um bom livro(ação 3), uma sessão de meditação, ou uma caminhada, porque seria muito mais vantajoso para nosso cérebro e para o nosso bem estar.(14)

    12 – Sem vírgula
    13 – tenta atenuar um pouco o que vc diz. Poderíamos deixar o vício ou o excesso nas redes, mas deixar de usar absolutamente seria a solução para todos?
    14 – bem-estar

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120

    720

    • 2
  2. Não sou expert em correções, mas vou tentar ajudar com o meu melhor.

    Introdução: Recomendo você começar o seu texto com o repertório sociocultural (apesar de não ser obrigatório começar com o repertório, a maioria das redações nota 1000 utilizam esse recurso), apesar de haver a relação entre o tema e a problemática, não há a apresentação da tese explícita (as causas do problema, argumentos da tese que você irá discutir nos desenvolvimentos).

    Sobre os desenvolvimentos, ao meu ver parece que você foi apenas jogando ideias e mais ideias, mas não conseguiu aproveitá-las como argumentos produtivos, a cada linha eram adicionadas mais informações, o ideal seria que você escolhesse uma problemática e discorresse sobre ela, 1 para cada desenvolvimento, mostrando principais causas, e consequências dessas problemáticas. Assim, sem definir de fato os argumentos, o corretor não identifica um bom projeto de texto e conclui que a organização das ideias não foi “pensada”, o corretor entende que você apenas foi escrevendo o que foi vindo na sua cabeça.

    Conclusão: primeiramente, o texto do tipo dissertativo-argumentativo deve ser escrito em 3° pessoa, e em alguns trechos o texto foi escrito em 1° pessoa, você deve passar a sua visão sobreo problema, mas com imparcialidade, sobre as propostas de intervenção, o ideal seria que você criasse uma para amenizar/solucionar os 2 problemas da tese (que seriam as apresentadas na introdução), ou 2 propostas, porém uma delas teria que ter os 5 elementos, das propostas que identifiquei, em nenhuma delas consegui identificar todos os elementos da proposta de intervenção, fora que como você não apresentou e especificou os argumentos da tese, também não há tópico frasal com retomada dos argumentos.

    Sendo assim eu daria essas notas nas competências:
    Competência I: 160 pontos, a estrutura sintática é boa, porém há alguns erros gramaticais e/ou desvios pontuais da escrita formal da língua portuguesa.
    Competência II: 120 pontos, pois basicamente até há uso de repertório sociocultural, porém a maioria é não legitimado ou não teve um uso produtivo, sendo assim não há a aplicação das áreas do conhecimento de fato para solucionar o problema.
    Competência III: 120 pontos, apesar de haver desenvolvimento e informações, falta objetividade e clareza nas mesmas, o que evidencia um projeto de texto pouco elaborado, sem a defesa da tese em si e pouco uso de fatos, informações e opiniões coerentes, além disso, também não houve a apresentação dos argumentos da tese.
    Competência IV: 80 pontos, há pouquíssima presença de elementos coesivos e que relacionem os parágrafos, a cada parágrafo são adicionadas informações novas, que não possuem ligação com as anteriores, sendo assim há falta de inter-relacionamento entre elas.
    Competência V: 80 pontos. A proposta de intervenção é muito vaga e há apenas a presença de dois dos 5 elementos que devem compor a proposta de intervenção, que são:
    -ação (o que deve ser feito para amenizar ou solucionar o problema),
    -agente(quem deve executar a ação para amenizar ou solucionar o problema),
    -modo/meio (como deve ser feita essa ação, por meio de que?),
    -efeito (quais as consequências dessa ação? Que resultado ela traria?),
    -detalhamento(abordagem mais detalhada ou uma descrição de quaisquer um dos 4 elementos anteriores). Na sua conclusão eu consegui identificar apenas o agente e a ação que seria feita para amenizar o problema.

    Total: 560 pontos.

    Procure saber mais sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e sobre o que é cobrado e exigido pela banca do ENEM na redação, Espero ter ajudado!!!

    • 1
  3. Olá, Wolf Jr.
    Não sou bom em correções, pois ainda não sei fazer, mas farei algumas observações que eu espero que ajude.

    Você escreve bem, quanto a isso está ótimo parabéns, mas falta entender a estrutura da redação que é dissertativa-argumentativa, pois faltou alguns elementos no seu texto que são inerentes a ela.
    Faltou também conectivos que irão da coesão entre os elementos textuais, tanto no início como dentro dos parágrafos.
    você também usou verbos na primeira pessoa em alguns momentos, quando o correto para esse tipo de texto é usar a terceira pessoa.

    Estude a estrutura da dissertação argumentativa e você estará fazendo ótimas redações, boa sorte.

    • 0
  4. Olá,
    seu texto está bem escrito, mas está faltando conectivos para dar mais coesão entre seus parágrafos.
    Busque tb não utilizar a primeira pessoa nem do singular nem do plural.
    A reflexão que você trouxe na introdução é mt boa, mas busque colocar algum repertório já no início.
    Ao elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas:
    1) O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?
    2) Quem deve executá-la?
    3) Como viabilizar essa proposta?
    4) Qual efeito ela pode alcançar?
    5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.