É inegável que os influenciadores digitais dispõem de uma ampla quantidade de seguidores, sobretudo, o público juvenil. Nesse sentido, é válido analisar os pontos positivos, bem como, os negativos que podem ser gerados na formação dessa parcela social.
Em primeira análise, é importante destacar que, as plataformas populares de acesso são canais relevantes para o reforço da democratização e expansão do processo de aprendizagem. Dito isso, alguns influencers por intermédio do YouTube tratam de assuntos e temáticas que ampliam a capacidade intelectual dos jovens e essa atitude auxilia no desenvolvimento de sujeitos mais críticos e conscientes enquanto cidadãos. Sendo dessa forma, de fato, fundamental na cooperação para o aprendizado.
Em segundo lugar, nota-se que já também manipulação das massas por trás das ferramentas tecnológicas. Com efeito, os filósofos alemães Adorno e Hokheimer criaram o conceito de ” Indústria cultural “, cuja ideia está relacionada a uma padronização de valores transmitidos nos veículos de comunicação. Sob tal ótica, o estímulo ao consumo é bastante notável no” mundo online “, e com a enorme atuação dos produtores de conteúdos o comportamento do indivíduo é moldado , e o mesmo torna-se assim parte da cultura massificada e persuadida, impactando consequentemente a inteligência emocional, que deveria ser autônoma e não alienada.
Portanto, compreende-se que medidas devem ser efetivadas. Sendo assim, compete ao governo na figura do Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, promover debates interativos acerca do tema, com a participação de pais e alunos, o mesmo pode ser realizado por psicólogos e psicopedagogos , com o intuito de ajudar o grupo alvo a entender os efeitos que possam vir a ser produzidos na sua vida pessoal ao acompanhar tais ideologias -p princípios, e desse modo, encaminhá-los para uma busca de independência socioemocional.
FelipeReZ
Olá, bom dia!!
Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
Total: 880.
Jubs
Olá,
– Na introdução e na conclusão você não seguiu a estrutura padrão de um parágrafo dissertativo – introdução. desenvolvimento e conclusão – estes que são separados por período, logo deveria ter no mínimo 3 períodos em cada parágrafo, o que não ocorre nestes 2 parágrafos que citei;
– Sua tese ficou um pouco difusa;
– Repertório bom;
– É uma boa estratégia expôr o lado positivo e negativo de algo, mas você deve se posicionar diante desses 2 lados, chegar a uma síntese a partir deles;
– Encontrei poucos erros de norma culta, alguns de digitação imagino;
– Na conclusão, penso que seria melhor se você dissesse que tema é esse dos “debates interativos”, pois fica meio que subentendido, mas é sempre melhor deixar explícito na proposta, com isso o seu texto fica com mais clareza;
– Bom uso de conectivos coesivos;
– As ideias estão coerentes;
– Encontrei erro de concordância verbal na conclusão em: “o mesmo pode ser realizado por…”, o certo seria “os mesmos podem ser realizados por…” pois está se referindo a “debates interativos”;
Notas:
c1: 140
c2: 140
c3: 180
c4: 200
c5: 160
total = 820
Espero ter ajudado, bons estudos.
Jheuliane
Apesar do tema ser extremamente atual, confesso que senti dificuldades em discorrer sobre ele.
Suas dicas foram de grande relevância, obrigada pela correção!
Buscarei aperfeiçoar minha introdução e conclusão, pois como havia dito antes, foi dificultoso para mim falar a respeito dessa temática.