Com o advento da internet, no final do século XX, os indivíduos começaram a interagir por meio das redes sociais. Nesse contexto, os influenciadores digitais surgiram dentro dessas plataformas, os quais trouxeram impactos na formação dos jovens brasileiros. Posto isso, cabe analisar como o consumismo e a manipulação estão associados à problemática.
Sob esse viés, destaca-se o consumo exacerbado como sendo uma consequência da atuação dos influenciadores na vida dos jovens. Segundo o sociólogo Karl Marx, no mundo capitalista o indivíduo torna-se um ser alienado pela mercadoria. Com base nisso, nota-se o poder de influência dos profissionais digitais, já que muitos deles são contratados para promover um produto e quanto mais internautas consumidores, maior o lucro. Nessa perspectiva, o problema reside no fato de que as pessoas são compelidas a comprar, devido à influência, sendo algo automático, o que resulta na geração de uma sociedade totalmente alienada. Desse modo, o cenário atestado pelo pensamento marxista comprova a dominação sofrida pelos jovens.
Ademais, ressalta-se que a manipulação é um dos efeitos gerados pelo impasse. De acordo com o filósofo Pierre Bourdieu, “o conhecimento é sinônimo de poder”. Nessa lógica, constata-se que uma boa formação educacional dificulta a dinamização de ideias manipuladoras. No entanto, jovens que apresentam um ensino deficitário, facilmente não contestaram as informações disseminadas pelos influenciadores, o que facilita a criação de uma homogeneidade de opiniões. Dessa forma, observa-se que há um perigo no bombardeamento de pensamentos na internet, o que danifica a expressividade social.
Portanto, é necessária a minimização dos impactos negativos dos influenciadores digitais à juventude. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, responsável pela gerência nacional educacional, deve auxiliar os estudantes a lidarem com os embates da internet, por intermédio de rodas de conversas com os psicólogos e alunos, com o fito de evitar que os jovens se tornem consumistas e manipulados. Assim, haverá mais harmonia no ambiente digital.
Aurílio
Ola!
Acho que você poderia fazer um melhor uso de seu repertório na introdução. Mas, no geral, a introdução está boa e a tese está evidente.
Gostei do repertório do senvolvimento 1 e, também, de como desenvolveu a ideia de consumismo pelos influenciadores.
No desenvolvimento 2 compreendi a ideia que você quis passar. Todavia, seria interessante falar um pouco mais da formação do senso crítico frente à manipulação.
A conclusão apresenta os 5 elementos válidos.
Ao todo, a redação ficou boa, só precisando atentar-se a alguns detalhes gramaticais e coesivos, dentre eles, a repetição de palavras em um mesmo parágrafo.
c1-160
c2-200
c3-160
c4-160
c5-200
Total = 880
carolinecp
Com relação ao titulo, antes de ler a redação, eu tinha associado a um tema diferente
introdução boa, engloba bem o tema de maneira que seja possível entender
Possui todos os 5 tópicos necessários
No segundo paragrafo, a citação esta muito bem colocada
Conclusão com uma solução coerente
Com poucos erros gramaticais
Tema atual e interessante
DenilsonSantoss
Olá, Mylle.
Sua introdução está boa, apresenta um repertório legítimo e pertinente, mas poderia ter feito um uso mais produtivo dele.
Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está excelente. Começa com um tópico frasal e em seguida apresenta um repertório pertinente, legítimo e fez um ótimo uso dele. Parabéns! DICA “já que muitos deles” tenta mudar por “de modo que”.
Seu segundo parágrafo de desenvolvimento está bom. Novamente inicia com um tópico frasal e apresenta um repertório legítimo, pertinente e fez um uso produtivo dele. Excelente!!
Sua conclusão apresenta os 5 elementos e estão muito bem apresentados.
Sua redação ficou muito boa. Apenas apresenta alguns erros gramaticais e sua introdução ficou muito genérica.
C1- 120
C2- 200
C3- 180
C4- 200
C5- 200
final – 900 pontos
Quando você aborda o termo “Influenciadores Digitais”, você se refere às pessoas (Celebridades seguidas pelas massas), ou você se refere aos meios de comunicação (Redes Sociais)? não entendi bem.
Quando nessa frase da conclusão: “Por intermédio de rodas de conversas com os psicólogos e alunos” quais seria o teor da conversa abordada para a resolução de tal problema? Por que psicólogos?
A sua redação aborda um conteúdo interessante e atual, gostei de sua argumentação, porém quando li o título sinceramente pensei que o tema abordado seria referente as celebridades que possuem grande influência na mídia, porém senti que o texto tem um lado mais apegado à fins econômicos.
Sou novato por aqui, não sei como posso atribuir nota, mas espero que tenha em mente mecanismos que facilitem e potencializem seu texto!