O mito da caverna – obra do filósofo Platão – conceitua indivíduos restritos a vivenciar o mundo real, conhecendo o mundo por representações utópicas. No contexto atual, as redes sociais tornam-se obstáculos à visão do mundo real, sendo notória a devida atenção ao comportamento virtual. Assim, há entraves para combater essas problemáticas, como as redes sociais nocivas à saúde mental – desencadeando transtornos futuros por meio da vida utópica apresentada -, e a alienação imposta pela mídia.
Inicialmente, distingue-se, em virtude dos obstáculos do contexto a ser analisado, as consequências das propagandas fantasiosas. Segundo o filósofo Bauman, o consumo transforma pessoas em mercadorias. Dessa forma, as mídias, por meio das redes sociais e influenciadores digitais, moldam propagandas atraentes ao público. Além disso, as propagandas presentes nas redes sociais promovem uma vida utópica, a qual dificilmente será alcançada. À vista disso, os indivíduos tornam-se obcecados a alcançar os padrões impostos, reivindicando a própria saúde mental.
Outrossim, é notório a alienação imposta em uma sociedade contemporânea, dando ênfase à padronização em massa. De acordo com o filósofo Karl Marx, só se transmite aquilo que a classe dominante deseja. Nessa perspectiva, torna-se simples realizar a padronização em massa por meio da influência das redes sociais sobre o coletivo, a qual é completamente moldada para beneficiar os lucros das empresas. Sendo assim, o indivíduo perde sua individualidade, tornando-se deprimidos e o reflexo ilusório reflexo daquilo que seria o ideal.
Portanto, é imprescindível que medidas sejam feitas para a dissolução dessa problemática. Para tal, o Estado deve, por meio da criação de um órgão fiscalizador, supervisionar as atividades que ocorrem dentro da internet. Nesse sentido, será possível ter o controle de propagandas fantasiosas focadas demasiadamente no lucro, visando a liberdade e a saúde mental dos indivíduos, gerando punições severas àqueles que romperem com as leis. Por via dessas soluções será possível combater as redes sociais nocivas, evitando os desgastes mentais.
Laísramalhodeoliveira
Realmente, sua redação é maravilhosa! Sem palavras, quero escrever igual a você quando eu crescer,ksksks.
O domínio do tema é claramente visto na sua redação, vc usou seu conhecimento na área de filosofia principalmente para argumentar e convencer o leitor. Vc cita as consequências causadas pelas mídias sociais e a intervenção é detalhada. Soube usar bem no texto a vida utópica que vivemos na caverna de Platão.
Jobson
CARALHO, QUE REDAÇÃO!
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. Você apresentou pouquíssimos erros gramaticais, como:
– Se for citar o título de qualquer produção, é preferível colocar entre aspas, ok?
– Evite excesso de gerúndio no texto, pois aproxima-se da oralidade.
– Concordância: tornando-se deprimido (indivíduo)
– Por via dessas soluções, será possível: inserir vírgula
– É preferível que você use o nome e sobrenome do autor: Zygmunt Bauman
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Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
-Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Platão, Bauman e Marx – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!
Observação: Da próxima vez, tente trazer áreas diferentes, para que haja uma diversificação de repertórios, certo? Um corretor rígido pode te despontuar por você ter usado apenas a filosofia como área do conhecimento.
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Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação, TODOS eles. Você fez tudo isso. Excelente!
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Competência lV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais dentro dos parágrafos e entre parágrafos. Você foi muito bem nessa competência, utilizou conectivos dentro e entre parágrafos, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
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Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, a sua proposta possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
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Comentário final: Quero te parabenizar pelo seu texto. Você trouxe um ótimo conhecimento sobre o tema e trabalhou com excelentes repertórios socioculturais. Além disso, você demonstrou domínio dos recursos coesivos para construir a argumentação e trouxe uma excelente proposta de intervenção. O que te atrapalhou a tira o mil foram os erros gramaticais. Atente-se!
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Nota final: 960