Iniciante

O impacto das “Fake News”

  • 0

Com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e compartilhamento de informação, tem-se notado uma clara relação entre o tipo de informação contemplada pelos usuários de redes sociais e seu processo de formação de opinião e ideologia políticas, ressaltando-se, então, a importância da veracidade das informações veiculadas nestes meios midiáticos.

Como já demonstrado no documentário “Democracia em Vertigem”, as noticias propagadas nas redes sociais – com ênfase nas “Fake News”- tiveram um impacto absoluto no processo eleitoral norte-americano, o qual contou com um intenso e complexo mecanismo de manipulação por meio do “Marketing político”, ou seja, a promoção ou difamação de diversas figuras políticas.

Ainda neste âmbito, os integrantes da chamada “Escola de Frankfurt” já alertavam as pessoas acerca de sua própria situação enquanto “objetos” de controle da Indústria Cultural que, por meio da padronização dos conteúdos produzidos em determinados contextos, passa, de certa forma, a ditar a opinião e os gostos sociais, podendo, dessa forma, distorcer e manipular a percepção da sociedade por meio de notícias verdadeiras ou falsas.

Justamente devido a esse potencial processo de manipulação de dados e informações, faz-se tão necessária uma intervenção do Estado, afim de evitar uma perda parcial ou total da autonomia cognitiva e intelectual da sociedade, bem como a formação de um aglomerado de registros falsos e caluniosos, como ocorrido no contexto da ditadura vivda no Brasil, no século XX.

Dessa forma, cabe ao Estado, com seus respectivos aparelhos legislativos e de monitoramento e vistoria, fomentar a criação de cargos públicos a serem ocupados por profissionais formados em áreas ligadas à computação e análise de dados para que possa, dessa forma, haver um sistema de inteligência e monitoramento acerca da veracidade do conteúdo propagado na “Internet”, bem como deve haver um fomento à responsabilização legal sobre autores de “Fake News”, criminalizando tal prática, buscando, assim, um maior ordenamento civil e virtual.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, sua redação está excelente.
    C1: 180
    Pouquíssimos erros gramaticais.
    C2: 140
    Ótimo domínio da estrutura do texto e repertório amplo de argumentos, mas poderia ter citado mais exemplos do impacto das fake news no cotidiano das pessoas.
    C3: 160
    Apresentou um bom entendimento do tema só tome cuidado com alguns extremismos como “perda parcial ou total da autonomia cognitiva e intelectual da sociedade”.
    C4: 200
    Ótimo conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários.
    C5: 200
    Ótima proposta de intervenção.
    Nota: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.