De acordo com o contratualista John Lock, o Contrato Social disserta acerca do dever do Estado em garantir a harmonia e o bem estar da sociedade. Diante disso, na atual sociedade brasileira, há uma inoperância governamental, a qual vai de encontro ao contrato de Lock, no que se refere ao impacto da pandemia da economia na economia brasileira. Essa problemática é ocasionada devido á carência de políticas públicas e ineficácia governamental. O pensador Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a obrigação do Estado de proporcionar meios que auxiliem o progresso comum.
A indiferença social é um dos obstáculos para um maior entendimento da sociedade a respeito desse impacto. Diante disso, torna-se evidente a necessidade de medidas que mitiguem essa problemática debatida, visto que segundo Karl Max: Uma força torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.
Portanto, pode-se interferir que o tema é relevante e precisa de soluções. É necessário que a mídia incentive uma busca pelo aprofundamento do conhecimento referente á problemática e que o governo continue criando ações para reduzir esse impacto econômico.
LarissaEnem
Oi tudo bem?
Eu notei que você já teve uma correção muito boa, então vou tentar ser o mais breve possível.
Primeiro busque informações da estrutura do texto argumentativo dissertativo modelo ENEM, isso vai te ajudar muito, pode confiar… os textos de redação nota mil de edições anteriores pode ser um ótimo material.
Parabéns pela gramática!!!
Estude sobre a proposta de intervenção!
Boa sorte
mandsszsz
Olá,espero te ajudar.
Bom, uma dica que eu te dou agora, faltando poucas semanas para o Enem, é assistir videos sobre a redação do enem, pois a sua não está de acordo.
Percebi que escreveu os nomes dos folósofos errados também, leia as redações nota mil e se inspire nelas, é bem importante.
C1 – 160
C2- 120
C3- 80
C4-120
C5- 80
560
Richard16
Nota: 600
Competência 1 – 180 – Apresentou uma gramática excelente, porém agora existe o Enem digital e tem que prestar bastante atenção na hora de digitar, para que você não perca ponto por erro de vírgula ou erro de letras, houve um erro de regência na tese, faltou a preposição antes da tese 2.
Competência 2 – 120 – Entendeu muito bem o tema e desenvolveu ótimas teses, conseguiu apresentar a proposta que o tema queria insinuar. Porém, você irá perder alguns pontos, pois você colocou 2 repertórios na introdução, o primeiro teve total sentido e você conseguiu retomar com a apresentação do tema, mas a citação de Thomas Hobbes ficou sem sentido naquela posição, tirando isso, a introdução foi excelente. Perdeu mais alguns pontos, porque não apresentou a estrutura completa da redação: Introdução – Desenvolvimento 1 – Desenvolvimento 2 – conclusão.
Competência 3 – 80 – A redação do Enem necessita que você faça no mínimo 2 desenvolvimentos, você só colocou 1. Outra coisa, você não retomou as teses 1 e 2 da introdução, não conseguiu desenvolver um argumento consistente, só enrolou nesse desenvolvimento. O tópico frasal é só uma apresentação da tese, porém você não retomou a tese, colocou outro aspecto não apresentado na introdução, o tópico frasal também não é argumentação, faltou as causas e consequências, a quem esse problema atinge? Como esse problema ocorre na sociedade? Faltou um projeto de texto antes de escrever a redação! Nunca escreva uma redação sem antes fazer um projeto de texto!
Competência 4 – 160 – Você escreve muito bem, tem noção de sinônimos e consegue não repetir as palavras necessárias. Tirei 40 pontos em função do seu esquecimento com relação às conjunções que interligam a estrutura do texto, ou seja, perdeu ponto na coesão. O primeiro esquecimento foi no desenvolvimento, você esqueceu de colocar uma conjunção que interligasse a introdução e o desenvolvimento. O segundo esquecimento também foi na coesão, esqueceu de interligar a proposta de intervenção com o tópico frasal da conclusão, que era para ser usado uma conjunção conclusiva antes de “é necessário”.
Competência 5 – 80 – Por fim na conclusão, você só apresentou 2 dos 5 requisitos necessários, você só apresentou as ações e os agentes. Faltou o modo: por meio de que o governo irá fazer isso? Faltou o efeito: qual o objetivo dessas ações?
Faltou o detalhamento: como essas ações irão fazer isso? Quem são esses agentes?
Ponderações finais: Eu sugiro que você detalhe bem os agentes dos repertórios
Ex: Quem é Thomas Hobbes? O Enem é como se fosse um neném, você precisa explicar tudo bem detalhado para que ele possa entender, diga que Thomas Hobbes era um sociólogo importante na história que já conseguirá bons pontos. Continue estudando, você tem um grande potencial! Se precisar de ajuda, pode falar comigo que eu te passo o meu número do Whatsapp. Desculpa ser tão rígido, é que o Enem não costuma ter piedade!