Para Carlos Drummond de Andrade, ” A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não se sente esta sede”. Sendo assim, é de grande importância o incentivo ao hábito da leitura, entre as crianças e jovens, porque possibilita o enriquecimento do vocabulário, amplia o conhecimento, apura o senso crítico, promove o desenvolvimento das crianças e minimiza as dificuldades acadêmicas. Entretanto, o tópico se tornou uma problemática na realidade brasileira.
Em primeira análise, a falta de incentivo tanto dos pais como da população, se torna um dos maiores obstáculos para esse quesito. Outros fatores são a internet e as redes sociais, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, em 2015, 47% dos entrevistados usavam a internet no tempo livre. Esse percentual aumentou para 66% em 2019. Além disso, as barreiras supracitado, muitas das vezes não são o problema, como também a escassez de investimentos na educação em várias partes do Brasil.
Contudo, a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, de 2016, aponta que entre 2011 e 2015, a estimativa de brasileiros que consumiram livros passou de 50% para 56%, totalizando 104, 7 milhões de pessoas. Embora que para muitos educadores esse crescimento não seja muito animador.
Portanto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em conjunto com o governo, devem primeiramente investir em propagandas, visando estimular a leitura e mostrando seus benefícios. Destinar mais recursos para a educação de estados e municípios, reestruturar as bibliotecas públicas e das escolas.
POR FAVOR, CORRIGIR DE ACORDO COM OS QUESITOS DO ENEM
ababababa
Você usou muito bem os conectivos, mas ainda existem algumas coisas para consertar, como:
– Verbo no gerúndio (sendo, tendo, etc) é período subordinado, ou seja, só pode vir depois de vírgula. Só aconteceu uma vez no seu texto, mas é uma informação que pode salvar na hora da prova;
– Alguns erros de vírgula, então é bom dar uma revisada no assunto;
– A tese diz que o assunto se tornou uma problemática. Porém, na introdução, é preciso que você diga também PORQUE se tornou uma problemática (porquês que, futuramente, serão os argumentos dos parágrafos de desenvolvimento);
– Não existe repertório sociocultural no desenvolvimento da sua redação. Para deixar sua argumentação mais rica, é necessário citar outras áreas de conhecimento, como história e filosofia. É uma boa ideia citar um fato histórico relacionado ao tema, por exemplo, junto com os dados do texto motivador. Mas os dados, sozinhos, nunca;
– A proposta de intervenção não está detalhada, e não tem meio (o enem demanda uma intervenção que especifica QUEM faz, O QUE faz, COMO faz e PARA QUE faz)
Uma dica para melhorar a redação no geral é ler várias redações nota mil, pois assim você se acostuma com a estrutura e consegue melhorar a escrita nesse estilo muito mais rápido.
joana-sama
olá
gostei de como você iniciou a introdução fazendo citação do Carlos Drummond, porém nos segunte parágrafos, quando ao escrever sobre dados, tu colocou exatamente como está nos textos motvadores, o que é errado.
da uma olhada nas 5 competencias do enem e tenho certa que você ira melhorar bastante, boa sorte.
———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-
Dauany
Parabéns, pela redação!
Sou só uma iniciante, mas queria dar umas dicas para que a sua redação fique mais maravilhosa
A introdução ficou meio carregada, acho que se vc resumisse – coloca-se num conjunto- todos benefícios da leitura, ficaria melhor do que discorrer sobre eles na introdução, em vez disso coloca-los no desenvolvimento.
Os argumento não ficaram muitos arrumados, seria interessante focar em uma problemática e discorrer sobre ela. Mas a riqueza de dados e bem interessante.
Na conclusão faltou a retomada do tema, e a finalidade.
Bom acredito que você está no caminho para uma redação incrível.
Continue melhorando.
Boa sorte!!