O saber letrado por muitos séculos permaneceu restrito a uma pequena parte das sociedades, às elites. Com a modernização as camadas mais baixas da população foram possibilitadas de usufruir de tal regalia. Entretanto, é notável o desinteresse de boa parte dos jovens, com os hábitos da leitura de livros, o que consequentemente favorece para que o Brasil permaneça em 57º posição na lista mundial de educação, elaborada pelo Programa Internacional de Avaliação do Aluno(PISA). Mediante essas divergências faz se necessário a reflexão dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de projetos e o descaso do Estado com a educação publica. Nesse sentido, pode-se perceber um significativo aumento no número de jovens que leem apenas para fins escolares como provas, trabalhos e seminários. Essa situação na visão do filosofo Immanuel Kant configura-se como a permanência do ser humano na “menoridade”, que segundo ele é o estado de desconhecer outras informações que impede o desenvolvimento autônomo de pensar.
Ademais, é importante frisar que a ausência de incentivo dos pais e instituições de ensino podem acarretar diversos problemas como o abandono da vida escolar. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, “20% dos jovens com idades entre 14 e 29 anos, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica”, problematicamente a maioria dos jovens acabam não tendo oportunidades equitativas devido a inúmeros problemas sociais e econômicos seja para ir a escola ou para manter o hábito da ler
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater essas dificuldade, para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação em parceria com as escolas, elaborem o projeto “livro periférico” que visa a criação de projetos de leituras e construção de mais bibliotecas em zonas periféricas, estimulando os jovens a analisar os livros de forma crítica e imaginativa. Além disso a presença efetiva dos pais faz-se imperiosa para fortificação do hábito de leitura. Assim se consolidara uma sociedade mais letrada, onde as pessoas superam a “menoridade”, como afirma Immanuel Kant.
JuniorSA12
Olha a sua redação está muito boa.
Seus argumentos foram bons!
Você recorreu a área do conhecimento, ótimo!
No D2 você poderia acrescentar mais conectivos
E se atentar em não trazer tantos dados, pois as vezes fica muita informação.
Pouco detalhamento, fora isso, sua redação está ótima.
C1- 200
C2 – 200
C3- 200
C4- 160
C5- 160
920
keventimbo
Muito boa sua redação eu de fato tive um leitura agradável , mais ainda sou iniciante não posso te dar maiores detalhes se está boa pra um exame como o enem e tals , mais na minha opinião pessoal ficou uma boa redação sim , acho que daria pra tirar uma boa nota em algum exame
É Isso basicamente.
Bons Estudos
Daniel Barbosa
Boa tarde!
Parabéns pela sua redação….
Achei sua introdução muito boa;
Seus desenvolvimentos também, porém achei que deveria ser mais críticos nos desfechos finais de seus parágrafos.
Ótima intervenção…
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Dica: Olhe a repetição de palavras: 11 “que” e 6″para” entre outra…
C1 = 180
C2 = 180
C3 = 180
C4 = 200
C5 = 200 ==================== 940