Aprendiz

O hábito de leitura entre os jovens

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Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é o que a educação faz dele. Visto isso, compreende-se a importância do hábito da leitura, principalmente pelos jovens. Entretanto, desenvolver esta prática , tem sido um desafio enfrentado pelo Brasil e outros países do mundo. Isso ocorre, principalmente, pela falta de motivação dos pais e pelo pouco número de bibliotecas cedida pelo Governo.

Em princípio, o pouco incentivo por parte dos adultos, afeta diretamente a quantidade de tempo em que a criança se dedica a ler. Nesse viés, a população infantil fica submetida ao baixo desenvolvimento intelectual e mental. No filme “Mãos Talentosas”, o protagonista (Ben) sofre injúrias em sala de aula por ser considerado “burro”. Porém, ao ser motivado pela mãe a ler livros, desenvolve o hábito de estudar e se torna neurocirurgião. Dessa forma, percebe-se que o incentivo dos responsáveis é essencial da formação educacional do indivíduo.

Ademais, o baixo número de bibliotecas no país, é um dos causadores deste impasse. Visto que, menos da metade das escolas públicas às possui. Desse modo, o público jovem, que já é desabituado a ler, encontra também esse obstáculo. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo só agirá na medida em que aprender. Portando, ter acesso ao conhecimento é fundamental na formação do ser humano.

Assim, a falta de incentivo dos pais e a carência do Estado em promover acesso aos livros são fatores de grande impacto na pouca dedicação das crianças a leitura. Logo, cabe ao (MEC) Ministério da Educação, junto com os pais, conscientizar toda a população infantil, por meio de campanhas nas mídias em massa, como redes sociais, televisão e rádio, a fim de mostrar os benefícios que se adquire ao ler, até que isso se torna hábito. Com isso, pode-se esperar que esta causa seja amenizada e erradicada.

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2 Correções

  1. Oi, vou dizer o que achei de sua redação.
    Introdução : está muito boa, repertório muito produtivo e uma tese bem colocada
    D1 : Ficou bem produtivo, não reparei em nenhum erro e o repertório ficou bom.
    D2: a informação sobre ” menos da metade das escolas públicas às possui” ficou sem fonte, o corretor pode entender que vc inventou ou algo do tipo. No mais está ok
    Conclusão : não se coloca o ato de conscientizar na ação (se for no Enem, o corretor pode anular), substitui por incentivar ou algum sinônimo. Falta uma crase em ” à leitura.” E os agentes, meio, finalidade e detalhamento estão em ordem, só a ação que você deve mudar. Eu usava muito também a conscientização até que um professor me falou que não podia usar no Enem.
    Mas sua redação está muito boa de verdade, a organização está boa, só esses errinhos básicos que eu alertei. Desculpa não dá nota de acordo com as competências do Enem.

    Sucesso pra você :)

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  2. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
    Nota: 960

    Obs: Tomar cuidado com construções frasais que exigem determinados elementos gramaticais, como: “desafio enfrentado pelo Brasil e (por) outros países do mundo”. Além disso, buscar introduzir alguma alusão ou conhecimento de mundo no texto, já utilizando algum conectivo, de modo a tornar nítido para o corretor que tal argumento segue uma linha de raciocínio e contribui com a sustentação da tese

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