O excesso do lixo no cenário brasileiro e os problemas ambientais para o meio ambiente

  • 1

Promulgada em 1988, a Constituição Federal garante a todos os brasileiros o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Fora do texto constitucional, porém, tal direito encontra-se afetado pelo excesso de resíduos que são descartados de forma inadequada o que ocasiona diversos problemas ambientais, seja pela falta de fiscalização estatal, seja pela ganância do capital. dessa forma, reverter essa situação é indispensável para adquirir a sustentabilidade.

Em primeiro plano, é fundamental destacar que a inobservância do poder público aumenta esse empecilho. A esse respeito, o que se vê, hodiernamente, é um descarte irregular de rejeitos sólidos e líquidos, principalmente em áreas litorâneas, o qual é favorecido pela escassez de inspeção. Ademais, de acordo com a Folha de São Paulo, milhares de animais marinhos morrem em decorrência de lixos descartados em praias que ao irem para o mar danificam todo o ecossistema. Dessa maneira, educar os indivíduos brasileiros ao descarte da maneira correta é o caminho para o desenvolvimento nacional sustentável.

É importante destacar, em segundo plano, que o pensamento capitalista corrobora o aumento dos problemas ambientais. Nessa perspectiva, os desastres ambientais de Mariana, 2015, e Brumadinho, 2019, denunciam que a natureza é o meio de riqueza e, enquanto estiver em pé, o homem irá destruí-la até a última folha. De acordo com o químico Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Entretanto, hoje, coloca-se, em xeque, essa frase, uma vez que o solo – por onde o minério passou- pode não só estar infértil, como também irrecuperável.

É fulcral, portanto, a necessidade de atenuar os problemas ambientais. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, com apoio da ONG “Green Peace”, deve fiscalizar as empresas que trabalham com recursos naturais por meio de um aplicativo. Este irá classificar a quantidade de lixo produzido pela concedente e aplicar multa se descumprirem o limite previamente estabelecido. Ademais, a sociedade, por meio de debates em praça pública, deve mostrar que a sustentabilidade não se caracteriza, apenas, pela economia, como também pelo viés social e ambiental a fim de mitigar os danos ecológicos. Dessa maneira, será possível usufruir, na prática, do direito estabelecido pela Carta Magna.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tudo bem cara? Vamo lá!
    Redação quase perfeita, teses bem apresentadas, agurmentos e conclusão bem feito. No entanto, o primeiro parágrafo do desenvolvimento pecou, sua OAC, vc cita uma reportagem de São Paulo, mas bem, não tem fonte, isso não conta como OAC, deixa transparecer que vc só jogou ali uma informação, portanto esse parágrafo ficou sem uma base sólida.(eu teria usado o artigo 225 da CF)
    De resto não tenho muito a comentar, retomou a sua abertura no final e foi muito bem com os 5 destelhes da T.I.
    1° Tema: 200
    2° Norma culta: 200
    3° Argumentação: 160
    4° Coesão e coerência: 200
    5° Conclusão: 200

    • 1
  2. Olá, sua redação está muito boa.
    Segue algumas orientações gerais e depois a nota segundo as competências do ENEM.
    – Na introdução ficaria melhor ter colocado ” Porém, fora do texto constitucional tal direito encontra-se afetado pelo excesso de resíduos que são descartados de forma inadequada o que ocasiona diversos problemas ambientais …..”
    – No D1 diga que a Folha de São Paulo é um jornal, não perderia pontos por isso, mas sempre é bom contextualizar bem.
    – No D2 acontece uma fuga parcial do tema, que é O LIXO, falar dos desastres agregaria muito valor ao seu texto, se eles tivessem acontecido por causa do lixo. Contudo, não é o caso.
    C1- 200 pontos (bom domínio gramatical e uso da norma culta).
    C2- 160 pontos (argumentos fracos, poderia ter usado a questão dos alagamentos nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, que são causados diretamente por consequência do lixo descartado de forma incorreta.) Um corretor mais rígido daria 120 pontos.
    C3 – 160 pontos (falhas estruturais supracitadas).
    C4 -160 (Repetiu duas vezes o conectivo “dessa maneira” e duas vezes o conectivo “ademais”.)
    C5 – 200 (Boa conclusão, com os elementos necessários).
    Nota: 880
    Parabéns pelo texto, continue escrevendo, pois é praticando que se chega a perfeição.
    Peço que corrija minha redação:
    https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-a-importancia-e-os-desafios-da-oferta-de-educacao-financeira-nas-escolas-brasileiras/

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.