Mestre

O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura ENEM

  • 0

O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura

 

No ano da pandemia do Covid-19 as aulas presenciais precisaram se tornar remotas. Com tal circunstância, os alunos passaram a ter um tempo mais prolongado na internet, de certa forma, criando-se um excesso de tecnologia na vida de muitas crianças e adolescentes. Todavia, a internet hodiernamente é imprescindível na vida das pessoas, entretanto na vida das crianças o uso excessivo pode causar controvérsias, tal como; o perigo da exposição na rede e problemas de comportamento.

 

Primeiramente, faz-se análise dos perigos da exposição das crianças na rede. Com o livre acesso à internet, jovens de todas as idades estão à mercê de criminosos através das redes sociais. De acordo com dados da Safer Net Brasil, cerca de 133 mil queixas de delitos virtuais foram registradas em 2018. Todavia, o responsável por esse dado repulsivo vem da maioria dos aplicativos que não têm controle dos conteúdos postados por seus usuários, o que de certa forma faz com que menores de idade tenham acesso a coisas e a pessoas indevidas.

 

Distinto desse, outra adversidade que está inserida na sociedade são os problemas de comportamentos que o excesso de tecnologia faz com as crianças. De certo modo, preferem o celular ao invés de brincar e participar de atividades em conjunto, o que pode acarretar futuramente problemas emocionais como, a falta de socialização. Conforme prescrito na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 227, é dever do Estado e da sociedade assegurar a toda criança e adolescente à dignidade, respeito e à saúde, diante disso tira-se a conclusão de que nem o Estado e a sociedade está cumprindo seu papel.

 

Portanto, é mister que uma atitude deve ser tomada para que mude essa situação de desalento no Brasil. Logo, cabe ao Governo passar adiante essa informação, através de propagandas televisivas com o intuito de alertar os pais sobre o problema. Outrossim, cabe ao Ministério da educação a proibição do celular nas escolas, com a finalidade de diminuir o uso do aparelho. Conclui-se assim que somente dessa forma, o Governo estará de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988, priorizando a infância e diminuindo o excesso de tecnologia na vida das crianças.

Compartilhar

4 Correções

  1. Vamos lá!

    No ano da pandemia do Covid-19 as aulas presenciais precisaram se tornar remotas. Com tal circunstância, os alunos passaram a ter um tempo mais prolongado na internet, de certa forma, criando-se um excesso de tecnologia na vida de muitas crianças e adolescentes. Todavia, a internet hodiernamente é imprescindível na vida das pessoas, entretanto (Vírgula aqui) na vida das crianças o uso excessivo pode causar controvérsias, tal(1) como; o perigo da exposição na rede e problemas de comportamento.
    1- Plural.
    Gostei bastante da sua introdução, bem estruturada e clara.

    Primeiramente, faz-se análise dos perigos da exposição das crianças na rede. Com o livre acesso à internet, jovens de todas as idades estão à mercê de criminosos através das redes sociais. De acordo com dados da Safer Net Brasil, cerca de 133 mil queixas de delitos virtuais foram registradas em 2018. Todavia, o responsável por esse dado repulsivo(Entre vírgulas) vem da maioria dos aplicativos que não têm controle dos conteúdos postados por seus usuários, o que (Vírgula aqui)de certa forma(Vírgula aqui) faz com que menores de idade tenham acesso a coisas e a pessoas indevidas.

    Distinto desse, outra adversidade que está inserida na sociedade são os problemas de comportamentos(1) que o excesso de tecnologia faz com as crianças. De certo modo, preferem o celular ao invés de brincar e participar de atividades em conjunto, o que pode acarretar futuramente(Entre vírgulas) problemas emocionais como, a falta de socialização. Conforme prescrito na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 227, é dever do Estado e da sociedade assegurar a toda criança e adolescente à dignidade, (2)respeito e à saúde, diante disso tira-se a conclusão de que nem o Estado e a sociedade está(4) cumprindo seu papel.(3)
    1- Singular
    2- Ausência de artigo
    3-Reformular: Ex…diante disso tira-se a conclusão de que tanto o Estado e como a sociedade não estão cumprindo seu papel…
    4-Plural
    Portanto, é mister que uma atitude deve ser(Seja) tomada para que mude essa situação de desalento no Brasil. Logo, cabe ao Governo passar adiante essa informação(1)(2), através de propagandas televisivas com o intuito de alertar os pais sobre o problema(3). Outrossim, cabe ao Ministério da educação a proibição(Proibir) do celular nas escolas, com a finalidade de diminuir o uso do aparelho. Conclui-se assim que somente dessa forma, o Governo estará de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988, priorizando a infância e diminuindo o excesso de tecnologia na vida das crianças.
    1- qual informação? Informar a quem? Deixe claro isso. O corretor pode interpretar de várias formas.
    x2- REFORMULAR :EX… cabe ao Governo informar…
    Agente ok
    ação ok
    Modo ok
    Detalhamento?I
    Efeitoo k

    Gostei bastante da sua redação!
    Parabéns!

    c1-120
    c2-200
    c3-160
    c4-200
    c5-160 queria dá 180 nessa e na c3 mas nagrade do enem não me permite.
    840 pontos.

    • 1
  2. COMP.1 160
    Há erros de reincidentes de pontuação e concordância.
    COMP.2 160
    Os repertórios não foram usados de forma produtiva.
    COMP.3 160
    Argumentos previsíveis, aprofunde mais. Dê exemplos dessa problemática, faça uma reflexão crítica ao final de cada desenvolvimento, lembre-se que quanto mais palavras com juízo de valor sua redação tiver, melhor será sua argumentação e maior a probabilidade de chegar aos 200 na comp.3.
    COMP.4 200
    Texto coeso.
    DICA: Ao fim de cada período sempre use um conectivo.
    COMP.5 160
    Possui ausência de elementos da intervenção.

    • 0
  3. No ano da pandemia do Covid-19 (vírgula) as aulas presenciais precisaram se tornar remotas. Com tal circunstância, os alunos passaram a ter um tempo mais prolongado na internet, de certa forma, criando-se um excesso de tecnologia na vida de muitas crianças e adolescentes. Todavia (esse conectivo indica oposição, porém sua ideia é de conformidade), a internet(vírg) hodiernamente (vírg) é imprescindível na vida das pessoas,(ponto) entretanto(vírg) na vida das crianças (vírg)o uso excessivo pode causar controvérsias, tal como(tais como); o perigo da exposição na rede e (os) problemas de comportamento.

    Primeiramente, faz-se (a) análise dos perigos da exposição das crianças na rede. Com o livre acesso à internet, jovens de todas as idades estão à mercê (expressão muito coloquial)de criminosos através das redes sociais. De acordo com dados da Safer Net Brasil, cerca de 133 mil queixas de delitos virtuais foram registradas em 2018. Todavia, o responsável (os responsáveis) por esse dado repulsivo vem da (são a) maioria dos aplicativos que não têm controle dos conteúdos postados por seus usuários, o que de certa forma faz com que menores de idade tenham acesso a coisas (que coisas?) e a pessoas indevidas.
    0bs: o repertório não ficou tão produtivo, faltou relaciona-lo melhor a sua tese. Faltou argumentar mais, desenvolver melhor suas ideias.. pq há esse perigo? traga exemplos, consequências

    Distinto desse, outra adversidade que está inserida(outras adversidades que estão inseridas) na sociedade são os problemas de comportamentos que o excesso de tecnologia faz com as crianças. De certo modo, preferem o celular ao invés de brincar e participar de atividades em conjunto, o que pode acarretar futuramente problemas emocionais como, a falta de socialização. Conforme prescrito na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 227, é dever do Estado e da sociedade assegurar a toda criança e adolescente à dignidade, (o) respeito e à saúde,(ponto) diante disso(vírgula) tira-se a conclusão de que nem o Estado e (nem) a sociedade está (estão) cumprindo seu papel (seus papéis).
    Obs: sugiro você explicar melhor o por quê de as crianças preferirem o celular. Também, na sua consequência, aconselho fazer a explicação do pq desses direitos só ficarem na teoria?

    Portanto, é mister que uma atitude deve ser tomada (atitudes devem ser tomadas, já que são mais de uma) para que mude essa situação de desalento no Brasil. Logo, cabe ao Governo passar adiante essa informação(que informação seria essa? detalhe a ação, pois, nesse caso, ela está invalida!), através de propagandas televisivas (vírgula)com o intuito de alertar os pais sobre o problema (nessa proposta não há nem ação válida e nem detalhamento). Outrossim, cabe ao Ministério da educação(Educação) a proibição ( proibir/atuar na proibição) do celular nas escolas, com a finalidade de diminuir o uso do aparelho(Nessa proposta só há agente e ação). Conclui-se(virgula) assim(virgula) que somente dessa forma, o Governo estará de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988, priorizando a infância e diminuindo o excesso de tecnologia na vida das crianças.

    C1-160
    C2-160
    c3-160
    c4-160
    c5-120
    Total; 760

    • 0
  4. Boa tarde!
    No ano da pandemia do Covid-19 as aulas presenciais precisaram se tornar[1] remotas. Com tal circunstância, os alunos passaram a ter um tempo mais prolongado na internet, de certa forma, criando-se um excesso de tecnologia na vida de muitas crianças e adolescentes. Todavia, a internet hodiernamente[2] é imprescindível [3]na vida das pessoas, entretanto na vida das crianças o uso excessivo pode causar controvérsias, tal como; o perigo da exposição na rede e problemas de comportamento.

    [1]: Olha, se eu não me engano, o certo seria tornar-se
    [2]: A palavra “hodiernamente” não se encaixou muito bem nesse contexto. Troque-a por um sinônimo.
    [3]: O excesso de conectivos e palavras difíceis, tornou a redação um pouco mais complexa.
    *Você sabe quais argumentos escolher para falar do tema, mas a sua introdução acabou ficando confusa e, em algumas partes, sem sentido.

    Primeiramente, faz-se[1] análise dos perigos da exposição das crianças na rede. Com o livre acesso à internet, jovens de todas as idades estão à mercê de criminosos através das redes sociais. De acordo com dados da Safer[2] Net Brasil, cerca de 133 mil queixas de delitos virtuais foram registradas em 2018. Todavia, o responsável por esse dado repulsivo vem da maioria dos aplicativos que não têm controle dos conteúdos postados por seus usuários, o que de certa forma faz com que menores de idade tenham acesso a coisas e a pessoas indevidas.

    [1]: Falta uma palavra para tornar essa frase mais coerente. Que tal “faz-se necessária a análise”?
    [2]: SaferNet*
    *Seu desenvolvimento está muito bom, retirando esses pequenos erros. Você soube apresentar dados que comprovassem o seu argumento. Meus parabéns!

    Distinto desse[1], outra adversidade que está inserida na sociedade são os problemas de comportamentos que o excesso de tecnologia faz com as crianças. De certo modo, [2]preferem o celular ao invés de brincar e participar de atividades em conjunto, o que pode acarretar futuramente problemas emocionais como, a falta de socialização. Conforme prescrito na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 227, é dever do Estado e da sociedade assegurar a toda criança e adolescente à dignidade, respeito e à saúde, diante disso tira-se a conclusão de que nem o Estado e a sociedade está cumprindo seu papel.

    [1]: Olha, não tenho certeza se isso seria um conectivo para o início do seu desenvolvimento, mas é melhor colocar um outro conectivo. Você iniciou o primeiro desenvolvimento com “primeiramente”, seria melhor colocar algo que desse continuidade ao mesmo como “em segundo lugar”.
    [2]: Omitir o sujeito na língua portuguesa não é errado. Entretanto, seria melhor colocar o “elas” para se tornar mais coeso, na minha opinião.
    *Liliane, você deu uma ótimo repertório e que se encaixou perfeitamente no seu argumento. Além de ter usado dados estatísticos, utilizou a Constituição e isso enriqueceu bastante o seu texto.

    Portanto, é mister que uma atitude deve ser tomada para que mude essa situação de desalento no Brasil. Logo, cabe ao Governo passar adiante essa informação, através de propagandas televisivas com o intuito de alertar os pais sobre o problema. Outrossim, cabe ao Ministério da educação a proibição do celular nas escolas, com a finalidade de diminuir o uso do aparelho. Conclui-se assim que[1] somente dessa forma, o Governo estará de acordo com o que diz na Constituição Federal de 1988, priorizando a infância e diminuindo o excesso de tecnologia na vida das crianças.

    *ótima conclusão! Cumpriu com todos os elementos pedidos
    [1]: Acho que aqui necessitava de uma vírgula.

    AVALIAÇÃO ENEM:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 180
    C4: 160
    C5:200
    NOTA: 860

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.