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O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura

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Ânsia Digital

Aristóteles dizia que todos têm, por natureza, o desejo de conhecer. Entretanto, embora isso se aplique também às crianças, essa ânsia parece ser usurpada por mecanismos viciantes presentes em boa parte da era digital atual, tendo em vista que a falta de consciência sobre o funcionamento desses mecanismos por uma parcela da população e a carência de restrições tecnológicas para o uso infantil geram diversos malefícios para a criançada.

Nesse contexto, cabe citar Jaron Lenier, pioneiro da realidade aumentada, que afirma em seu livro “10 motivos para deletar suas redes sociais” que boa parte da internet atual (como simples “e-mails”, redes sociais e mecanismos de busca textual ou audiovisual) utiliza algoritmos para viciar seus usuários. Esse aspecto é desconhecido por boa parte da população e se torna especialmente grave quando crianças utilizam tais ferramentas sem nenhuma restrição, já que, segundo o psicólogo Erik Erikson, as mesmas estão em pleno desenvolvimento psicológico e são influenciadas por tudo que as rodeiam. Assim, a criançada fica ainda mais vulnerável que um adulto, que já esse passou por todo o processo de desenvolvimento cognitivo e, ainda assim, também pode se viciar.

Consequentemente, decorrem diversos problemas desse quadro, como o déficit de atenção – que prejudica a aprendizagem -, a insônia – extremamente prejudicial ao desenvolvimento cognitivo da criança -, a irritabilidade ao ser privado de meios digitais – comportamento similar ao de dependentes químicos em abstinência -, o sedentarismo e muitos outros. Tais consequências trazem diversos malefícios a longo prazo, atingindo a vida adolescente e adulta da criança, comprometendo, dessa maneira, seu presente e futuro.

Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o excesso de tecnologia na infância. Nesse viés, o Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Educação, deve implementar medidas que visem, respectivamente, a informar à população sobre os malefícios do uso excessivo de ferramentas digitais por crianças e das maneiras de restringir esse uso. Desse modo, O Ministério das Comunicações deve promover campanhas publicitárias esporádicas nos diversos meios midiáticos alertando sobre os perigos do uso irrestrito de tecnologias por crianças. Paralelamente, o Ministério da Educação deve implementar cursos – ministrados por psicólogos, pedagogos e profissionais da Informática – nas escolas de nível fundamental e médio que ensinem sobre a importância de restringir o uso de meios digitais por crianças e como fazê-lo. Assim, essas medidas surtirão efeito nas comunidades e a ânsia natural por conhecimento seguirá um curso mais seguro com amparo da população.

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2 Correções

  1. introdução: está mt boa, única coisa que eu acho q vc deve mudar é que vc usou a expressão criançada, e eu achei meio informal.
    d1: notei que vc não colocou tópico frasal
    d2: vc não colcou seu argumento, apenas as consequências
    Na sua proposta de intervenção, eu achei vc deveria resumir um pouco, achei que vc trouxe a mesma ideia, só que de uma forma extensa.
    c1:160
    c2:200
    c3:160
    c4:160
    c5:160
    nota 840

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  2. Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com o modelo ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    Sua introdução está muito bem organizada e muito bem apresentada, a única coisa que eu pontuaria é a repetição da palavra “mecanismos”. Você poderia modificar por “objeto”, “sistemas”, etc. Seu repertório está bem colocado e utilizado.

    DESENVOLVIMENTO 1 e 2
    Você inicia seu parágrafo com uma citação e, na redação modelo ENEM, é imprescindível você iniciar com um tópico frasal. Caso não saiba o que é, irei explicar, ok? O tópico frasal é basicamente uma introdução do seu parágrafo. Por exemplo, você está falando que a população desconhece o funcionamento dos programas que viciam, correto? O seu tópico frasal poderia ser “Nesse contexto, o vício nos aparelhos ocorre pela ignorância dos usuários em relação ao desenvolvimento desses objetos”. Dessa forma, você está introduzindo a sua argumentação e o que irá falar no parágrafo de desenvolvimento. Se você notar e pesquisar, as redações nota mil do ENEM utilizam o tópico frasal nos dos parágrafos de desenvolvimento.

    Seu repertório está muito bem colocado, ok? Gostei muito da forma como o contextualizou. Mas um outro problema do seu desenvolvimento é que: na introdução, você citou as duas problemáticas que pretende abordar: a falta de consciência (1) e a falta de restrições para crianças no uso de eletrônicos (2). A estrutura do texto ENEM exige que você desenvolva um desses problemas no primeiro parágrafo de desenvolvimento e o outro no segundo parágrafo de desenvolvimento.
    Nesse caso, você continuou argumentando sobre os mesmos dois assuntos no terceiro parágrafo da redação. Lembre: um parágrafo inicia, desenvolve e termina (fecha) uma ideia, sendo necessário usar uma outra ideia no próximo parágrafo.
    Se você for estudar uma redação nota mil do ENEM, verá que sempre as argumentações são desenvolvidas dessa maneira, visto que a estrutura do texto exige isso.

    CONCLUSÃO
    Você iniciou a sua conclusão com o que eu chamo de “período de conclusão do desenvolvimento”, ou seja, esse período: “Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o excesso de tecnologia na infância.” você deveria ter colocado no final do parágrafo de desenvolvimento que aborda a tecnologia da infância, entende? Ao final da correção irei tentar elaborar melhor pra você.
    A utilização do “Nesse viés” não é muito adequada para um elemento coesivo conclusivo interparágrafo, tente utilizar “Assim”, “De acordo com os fatos supracitados”.
    Você cometeu um erro de gramática. O certo seria “…visem, respectivamente, informar a população”.
    Sua conclusão está bem organizada e bem desenvolvida, de acordo com o que é pedido pelo ENEM.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Você está indo muito bem, sua introdução e conclusão estão praticamente perfeitas. O único problema, por enquanto, é o seu desenvolvimento. Acredite, eu demorei pra compreender a estrutura do desenvolvimento também, é a mais chatinha. Busque estudar as redações nota mil dos anos anteriores e se espelhar nelas. Busque uma (pois todas possuem as estruturas em si um pouco diferentes) que se assemelhe ao modo que você escreve e busque fazer algo parecido. Você pode realizar um modelo de redação seu para uso, visto que o corretor irá corrigir apenas uma vez a sua redação, então não tenha medo de repetir palavras ou repertórios de uma redação que já escreveu. Eu vou inserir aqui embaixo o esquema básico da estrutura de uma redação para você receber um norte, principalmente no desenvolvimento. Continue estudando, você vai longe! Bons estudos!

    ESTRUTURA TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO:

    INTRODUÇÃO
    Período introdutório (é interessante que seja uma contextualização, como um repertório);
    Período para “juntar” (justificar a escolha do repertório, fazer um paralelo com o tema e abordar sua tese e o que você vai argumentar);
    Período de conclusão da introdução (não é essencial);

    DESENVOLVIMENTOS
    Elemento coesivo (pode ser “nessa perspectiva”, buscando ligar o parágrafo anterior a esse);
    Tópico frasal (frase que resume o seu posicionamento);
    Argumentação (se possível inserir repertórios);
    – Repertório ligado ao tema;
    – Dois períodos explicando o repertório e argumentando sobre, enlaçando ele ao tema a à argumentação, apresentando um pensamento linear e, se possível, causal (com causas e consequências);
    Período de conclusão (fechar sua argumentação);

    CONCLUSÃO
    Elemento coesivo (pode ser “Assim” “Sob esse viés”, etc);
    Caso seja estrutura do ENEM, busque estudar sobre a estruturação da conclusão, que exige: AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Caso não seja modelo ENEM, busque se informar da estrutura necessária para a sua conclusão.

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