O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher a sua forma de agir, já que esse seria livre e responsável por suas ações. Contudo, é perceptível a irresponsabilidade da sociedade no que tange ao excesso de lixo no cenário brasileiro, uma vez que se trata de uma adversidade que segue persistindo. Nesse viés, evidencia-se a configuração de um grave problema, em razão do silenciamento e da falta de conhecimento.
Primeiramente, deve-se pontuar que a falta de debate caracteriza-se como um auxiliador no que diz respeito aos problemas ambientais causados pelo excesso de lixo no país. Nesse sentido, o filósofo Habermas pondera que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Dessa forma, para que a problemática seja resolvida, é preciso debater sobre ela. Entretanto, há uma lacuna em relação à questão, que se encontra silenciada entre a sociedade. Por conseguinte, observa-se que os municípios não aderem aos planos de reciclagem do lixo, como estimado por uma pesquisa da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais -, na qual 80% deles não implantaram tais programas, o que contribui para o baixo índice de reciclagem no Brasil.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de conhecimento. Nesse contexto, o pensador Mário Cortella afirma que:”Não basta ter informação, é preciso saber o que fazer com ela”. A vista disso, nota-se que o potencial energético dos dejetos não é aproveitado de maneira correta, devido a insuficiência de informações dos indivíduos, que apenas descartam o lixo sem analisar as vantagens que o reaproveitamento proporciona. Conforme analisado pela biólogo Hamilton João Torga, os dejetos de uma cidade com território semelhante a São Paulo, seriam suficientes para abastecer 400 mil casas, através da energia calorífica das chamas usadas para queima-los, o que representaria o surgimento de uma nova fonte renovável de energia.
Portanto, são necessárias a tomada de medidas estratégicas para transformar essa cenário. Como solução, é preciso que as prefeituras, em parceria com a ABRELPE, organizem rodas de debates e palestras a respeito do excesso de lixo no Brasil e os problemas para o meio ambiente, com o apoio dos meios midiáticos. Tais eventos devem ser administrados por profissionais da área ambiental e podem ser abertos para a comunidade através das redes sociais, por uma “hashtag”, para que possam ganhar maior visibilidade, a fim de que a população possa compreender a seriedade do assunto, debater sobre ele e se tornarem cidadãos mais responsáveis e atuantes na busca por resoluções.
Thalyne
Oii tudo bem?
Não devo corrigir seu texto por competências, mas vou deixar umas observações…
Vocabulário rico, bons argumentos, boa estrutura, comparações e exemplos, conectivos…. Seu texto está ótimo!!
Porém, um pouco lento, tente ser mais objetiva.
Continue treinando e estudando sobre, parabéns!
ANGELMUSIC
HELLO ! =)
> Correção por competência do ENEM.
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Correção: 180
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Correção: 200. Bom.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Correção: 180. A aluna apresenta um bom desenvolvimento argumentativo corelacionando as partes do texto, organizar e explicar os argumentos propostos.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Correção: 180. Use os conectivos use em abundância. Eles irão melhorar sua coesão textual.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade socio-cultural.
Correção: 200. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada. Você deveria ter detalhado as medidas, explicado como elas deveriam ser implantadas e quais seriam os agentes de intervenção.
DICA:
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor. Você tem potencial.
Parabéns!!!! ^_^