A constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6°, o direito à educação, que é imprescindível a todo cidadão brasileiro. Analisando tal prerrogativa, vê-se que esta não têm se concretizado na prática, observando a taxa de analfabetismo no Brasil, o que distancia a democratização desse direito social importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que propiciam o quadro.
Em primeiro lugar, a ausência de medidas governamentais contribui para o alarmante quadro de analfabetismo. Nesse sentido, é fundamental a intervenção do Estado à fim de mudar essa realidade. Nessa conjuntura, segundo o economista britânico Sir Artur Lewis, “Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Desse modo, nota-se que o Governo não cumpre sua função de garantir que todo cidadão tenha acesso à educação, direito indispensável e negligenciado para a parcela analfabeta.
Ademais, é essencial apontar a desvalorização e falta de atenção por parte dos governantes como propulsora do analfabetismo no Brasil. Segundo a Agência Brasil, o país ainda apresenta cerca de 11 milhões de analfabetismo. Diante do referido exposto, é inaceitável que essa atual situação perdure.
Portanto, é mister que se tome providências para sanar essa problemática. Para isso, urge que o Estado por intermédio do Ministério da Educação e Cultura realize projetos que incentive e facilite o acesso democrático à educação de forma eficiente a fim de promover a igualdade de ensino. Só assim se tornará efetivo o pensamento de Sir Artur Lewis, onde será possível viver em uma sociedade elencada em tal forma.
Moses1000
Sua redação estaria boa se o tema fosse só sobre analfabetismo.
Percebo que deveria dar aprofundamento ao seu desenvolvimento 2.
Mas acho que você não teria uma boa nota, pois o tema tem como eixo central o termo”estigma” é sobre ele que você deve dissertar, você apenas falou sobre o analfabetismo e porque ele ocorre.
Acho que você deu fuga ao tema.
Se você não sabe o que é isso, recomendo estudar um pouco mais a parte de redação. Tem um cronograma do felipe araújo que é muito bom, só ir lá no youtube