O conceito de ser humano ideal que as pessoas tem nos dias atuais veio da concepção que a Grécia Antiga tinha, representados em quadros e esculturas. De maneira análoga, a sociedade brasileira tem a falsa visão que todos precisam possuir não só um físico perfeito, mas também a mente. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos importantes: a idealização de uma vida perfeita que as redes sociais passam e a naturalização das doenças mentais.
Primeiramente, é indubitável que as redes sociais tem uma ligação direta com a saúde mental de seus usuários. Dessa forma, uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde mostra um aumento nos índices de depressão e sendo um possível fator de influência as redes sociais. Conquanto, o conceito de uma sempre bem e feliz retratada no feed de notícias cria essa premissa que o individuo não pode ficar abaixo desse padrão e muito menos pedir ajuda para outras pessoas.
Outrossim, é a naturalização das doenças mentais, criando a ideia que não são problemas relevantes. Segundo a escritora Simone Beauvoir “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, retratando assim a tendência de achar que as doenças mentais não passam de frescura. Por conta desse hábito, a conscientização e tratamento dessas doenças acaba se tornando ineficaz.
Em suma, os fatos supracitados retratam a necessidade de diminuir os estigmas associados as doenças mentais. O Ministério da Educação e da Saúde devem acrescentar campanhas por meio de anúncios na televisão e nas redes sociais sobre a gravidade dessas doenças e locais que as pessoas possam buscar por ajuda profissional, afim de diminuir o preconceito e aumentar a procura por tratamento. Essas ações ajudariam a quebrar essa idealização de pessoa perfeita deixada pela Grécia Antiga.
Vhgujkjkh
Olá, sua intro ficou boa, so poderia ter marcado a tese mais claramente
O argumento 1 esta bom tbm, você so podia ter marcado as consequências, mas ficou legal o jeito que vc fez tbm
O argumento 2 ficou com uma argumentação muito curta e frágil, não foram desenvolvidas a fundo as consequências e nem as causas .
A intervenção está boa,tem todos os elementos.
ANGELMUSIC
Hello! Tudo bem?
* Primeiramente parabéns pela redação, está em sumo êxito estruturada.
Correção por competência:
• Competência 1: 160.
Obs:{ Atente-se a ausência de vírgula (s) em alguns períodos, isso pode deixar a leitura um pouco cansativa, além de nao expressar total significado de sua argumentacao, no que tange aos pontos (problemas) que vc expôs na introdução }. Fora isso tudo ok!!!
Competência 2: 180
Obs: ( Estrutura muito bem exposta, todavia, faz se necessário a presença objetiva da argumentacao referente aos problemas abordados. Cuidado com esse requisito, pois é atraves dele que o corretor irá observar também a coerencia entre os períodos ).
Competencia 3: 200
Obs: ( possui conhecimento de outras áreas, PARÁGRAFOS estruturados, apresentam repertórios coesos, CONECTIVOS colocados de maneira correta…. VOU TE DAR SÓ UMA DICA, NÃO É EFICAZ COLOCAR O CONECTIVO “OUTROSSIM” NO INÍCIO DO PARÁGRAFO, POIS O MESMO INDICA OPOSIÇÃO DE IDEIAS. VC PODE TROCAR POR: ADEMAIS, DA MESMA FORMA, NA SEQUÊNCIA….. entre outros. Ok? Desse modo o corretor irá observar uma sequência de idéias mais lógica.
Competência 4: 200
Obs: ( A estrutura está bem feita, usou outras áreas do conhecimento, possui coerência….)
Competencia 5: 180
Obs: Está estruturada, respeitou os direitos humanos…), Cuidado apenas com o detalhamento dos agentes e suas ações, ou seja, tente desenvolve -los de maneira mais objetiva , cuidado para não ultrapassar as 7 linhas, sendo a quantidade correta da conclusão. No mais tudo ok!
Te desejo sucesso. 。◕‿◕。
Qualquer dúvida estarei estarei a disposição para ajuda: lá . Bayy !
Leonardo Souza
A sua redação ficou enquadrada na temática pedida, mas alguns ajustes são necessários para evoluir sua produção textual.
Percebi erros gramaticais no seu texto (supressão de preposição antes de pronome relativo, desvio de concordância verbal, erros relacionados ao emprego de vírgulas), isso prejudica sua nota na competência 1.
Na competência 3, notei q esboçou um projeto de texto, porém em certas partes não ocorre uma ligação articulada das ideias.
Na competência 5, faltou um detalhamento na proposta de intervenção. Obs: vale lembrar que o detalhamento pode ser para qualquer um dos 4 elementos – agente, meio ou modo, ação ou finalidade.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 880
antonio_emanuel10
Competência 1: Nota 200. O autor da redação demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro.
Competência 2: Nota 160. O autor da redação desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: Nota 160. O autor da redação apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Nota 200. O autor articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5: Nota 160. O autor elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota: 880
Dicas:
* Desenvolva uma argumentação mais detalhada em torno do repertório sociocultural que você apresenta durante a redação, como a citação de alguns pensadores, você deve desenvolver uma argumentação mais consistente em torno dessas citações. Por isso as notas 160 nas competências 2 e 3.
* A proposta de intervenção deve ter um maior detalhamento em torno da ação a ser realizada, devendo ser acrescentado um detalhe a mais sobre o modo como a ação será realizada, formando-se assim o detalhamento da proposta de intervenção.
*Fora esses detalhas sua redação está excelente. A correção dos corretores do Enem muito provavelmente vai ter uma nota diferente, mas tenho certeza que será nessa margem. Pela análise de cada competência, a nota final fica 880.
Excelente redação!
Continue escrevendo!