Docente

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – ENEM IMPRESSO 2020

  • 3

Na obra “A Metamorfose”, do autor Franz Kafka, o personagem principal, após ser transformado em um inseto, é rejeitado pela sua própria família. Analogamente à ficção, por conta da dificuldade que a sociedade tem em aceitar aquilo que lhe é estranho, ainda existem, na contemporaneidade, marcas associadas às doenças mentais. Nesse contexto, vale ressaltar o preconceito enraizado no meio hodierno, que resulta em uma dificuldade de integração social frente às pessoas vítimas da problemática.

Sob tal viés, é lícito postular o cenário alienado que a sociedade está inserida devido ao pensamento preconceituoso. Na pintura “O grito”, de E. Munch, é retratada uma pessoa angustiada e, no fundo da imagem, mostram-se dois cidadãos sem revelar preocupação com a cena. De modo semelhante, a postura dos demais em julgar as doenças psíquicas como “frescura” resulta em um meio social de caráter nocivo aos indivíduos que sofrem com esses problemas -ansiedade e depressão-, uma vez que tais julgamentos colaboram, erroneamente, para o quadro mental desses sujeitos. Assim, revela-se uma coletividade imersa em uma bolha social preconceituosa e alienada que, consequentemente, interfere na saúde mental daqueles que são alvos desses julgamentos.

Por conseguinte, a dificuldade de aceitação da relevância dessas doenças resulta em um ambiente segregacionista. Segundo o filósofo Michel Foucault, o indivíduo com características diferentes de uma comunidade é considerado um louco. Diante dessa perspectiva, a integração social vê-se ameaçada no meio contemporâneo, pois a dificuldade que a sociedade tem em aceitar as diferenças de cada sujeito contribui, diretamente, para um cenário segregado pelos comportamentos sociais. Dessa maneira, evidencia-se um ambiente pejorativo às pessoas que sofrem de doenças mentais, pois, além do próprio problema psíquico, ainda precisam conviver em um meio alienado e preconceituoso.

Portanto, medidas fazem-se necessárias para a degradação dessa bolha social. Cabe às plataformas midiáticas propagarem informações a respeito dessas doenças, bem como enfatizar o papel da sociedade no apoio às pessoas vítimas da problemática, por meio de filmes e novelas que retratem personagens com transtornos mentais e sua evolução na vida, com o fito de promover a aceitação, diminuindo o preconceito e mitigando tal contexto segregado. Dessa forma, haverá uma democratização de igualdade de tratamento para todos, e a nação se distanciará do exposto por Munch.

 

CORREÇÃO OFICIAL – ENEM

C1: 180 | C2: 200 | C3: 200 | C4: 200 | C5: 200

Compartilhar

37 Correções

  1. COMPETÊNCIA 01: 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    COMPETENCIA 02: 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo (gostei muito da alusão da introdução e das referências usadas no desenvolvimento, principalmente o da obra de arte O Grito, parabéns!)e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA 03: 200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 04: 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 05: 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    • 5
  2. Apresenta poucos desvios, no entanto, são mais de 2, logo, C1:180
    Boa estrutura e formatação de texto, compreendeu a proposta e apresentou um amplo repertório cultura. C2: 200
    Ótima argumentação, porém acho que vc poderia ter aprofundado mais no tema; ter colocado a palavra “segregação” como suporte, poderia ter ajudo, pois pode acontecer de ser considerada de maneira, pequena, tangencial ao tema, ocasionando a perda de pontos. C3: 180
    Coesão inter-intre- parágrafo precisa e não exagerada. C4: 200
    Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção+ retomada de tese. C5: 200
    Total: 960
    Meus parabéns, sua redação está exemplar!

    • 3
  3. Mandanu10, parece estranho, mas novela ali não tem erro de norma culta.

    C1: 200/160 (contei 3 desvios e 1 falha estrutural, sendo o terceiro aquele “se distanciando” que pedia ênclise – o corretor pode deixar passar, mas ao longo do texto demonstrou saber usar a ênclise, e isso pode pesar negativamente aqui. Quero crer que é 200 aqui, você escreve muitíssimo bem).
    C2: 200 (até me emocionei com o seu repertório)
    C3: 160 (senti alguma dificuldade em ver o desenvolvimento completo do argumento da “segregação”; na verdade, ao ler, eu esperava que você separasse o segundo do primeiro argumento, trazendo mais autonomia a esse 3º parágrafo, mas é algo que o corretor pode ignorar, sua redação está realmente amável, pelo menos pra alguém de humanas como eu kkkk)
    C4: 200 (tem nem o que falar, aprendeu direitinho)
    C5: 200 (constatei todos os elementos tb, só com a observação de que li duas vezes pra garantir que tinha detalhamento; lendo rápido fica tão fluido, tão parecendo continuidade, mas enfim, 200 tb, quase certo).

    Eu acho que o Enem dá mil para raríssimos candidatos por questões políticas ou traumáticas quanto a redações que não mereciam a nota, foram parar na mídia e geraram processos judiciais ou, no mínimo, desgaste mental para os corretores.

    Mas você está próxima, muito, muito próxima do mil. Excelente redação.

    • 3
  4. Eu achei muito boa a redação,sua introdução está perfeita, destacando um repertório muito bom e de acordo com o tema proposto.
    Os desenvolvimentos estão completos e com ótimos repertórios
    Conclusão está completa com todos os requerimentos necessários!!
    Parabéns pela redação.
    C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    • 1
  5. Tem total conhecimento da norma culta e contextualiza com outras áreas do conhecimento, redação muito bem escrita é interessante, apesar de ser um tema mais “fácil” de escrever, fugiu dos padrões e é isso que todo corretor quer.
    Nota: 1000
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    • 1
  6. Gostei da sua redação! Foi possível perceber seu domínio pelo tema e o projeto de texto (competência 2). Relacionou bem os argumentos com o tema e na conclusão usou as 5 exigências! Mas sempre é possível melhorar. Busque se atentar mais em relação a gramática. OBS: Ameiiiii os repertórios usados!!!! Parabéns e sucesso!

    • 1
  7. Muito boa a redação!! Não sou especialista mas vou tentar ajudar.
    Sua introdução está perfeita, destacando um repertório muito bom e de acordo com o tema proposto.
    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:180
    a redação atende bem as competências exigidas no enem, não fugiu do tema em nenhum momento, o texto está bem articulado, a introdução ficou bem explicada. os argumentos ficaram bem claros, a consluão também. A redação está bem coerente, uns 800 pontos para mais você tira tenho certeza. Parabéns está perfeita a redação

    • 1
  8. a redação atende bem as competências exigidas no enem, não fugiu do tema em nenhum momento, o texto está bem articulado, a introdução ficou bem explicada. os argumentos ficaram bem claros, a consluão também. A redação está bem coerente, uns 800 pontos para mais você tira tenho certeza. Parabéns está perfeita a redação

    • 1
  9. Competência 1 – Demonstra bom domínio da norma culta. Porém, com alguns desvios.
    180 PONTOS.

    Competência 2 – Aplicou bem as áreas do conhecimento. 200 PONTOS.

    Competência 3 – 180 PONTOS.

    Competência 4 – 200 PONTOS, ele utiliza o domínio de vários recursos coesivos. Faz boa articulação entre parágrafos e ideias do texto.

    Competência 5 – 160.

    Total 920

    • 1
  10. Mr. Crozma “Mandanu10, parece estranho, mas novela ali não tem erro de norma culta”

    Ela está certa! Realmente tinha “novelas”, mas foi erro de digitação, então editei e coloquei no plural.

    =)

    ……………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 1
  11. Olha você arrouzzzzzzzzzzouuuuuuu!!! Parabéns!

    C1 = 200
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 200
    C5 = 200 ================= Creio que tirará nota máxima, mas te dou 940 pontos!!!

    Sucesso, e até o próximo Enem 2021!
    Olha não achei nenhum erro de virgula, acentuação ou pontuação, mas sentir falta de ser mais críticas nos desfechos finais dos parágrafos de desenvolvimento….

    • 1
  12. Há quase nenhum desvio da norma culta da língua portuguesa. O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa. O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.
    Notas:
    Competência 1: 200;
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 1000.

    • 1
  13. Muito boa a redação!! Não sou especialista mas vou tentar ajudar.
    Sua introdução está perfeita, destacando um repertório muito bom e de acordo com o tema proposto.
    Os desenvolvimentos estão completos e com ótimos repertórios
    Conclusão está completa com todos os requerimentos necessários!!
    Parabéns pela redação, não posso dar nota pois não sou corretora e nem conheço muito sobre as competências.

    • 1
  14. Um único apontamento ortográfico, acredito que “novela” deveria estar no plural, não no singular, mas acredito que foi erro de digitação então irei descosiderar.

    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:180

    Não gosto muito de propostas de intervenção que tem conscientização como finalidade, mas é pessoal meu, provejo no mínimo 900 para sua redação. Parabéns e boa sorte.

    =)

    • 1
  15. Clareza e Coesão: Certifique-se de que as ideias estejam organizadas de maneira lógica e fluente. A conexão entre os pontos sobre o preconceito e a segregação poderia ser mais clara.Evidências e Exemplos: Embora você mencione a dificuldade de aceitação das doenças mentais, adicionar evidências concretas, estatísticas ou exemplos da vida real poderia fortalecer seus argumentos.Referências Bibliográficas: Ao citar pensadores como Michel Foucault, é bom mencionar as fontes ou obras específicas para credenciar suas afirmações.Propostas de Solução: Sua sugestão de usar plataformas midiáticas para disseminar informações e enfatizar o papel da sociedade é positiva, mas poderia ser mais detalhada. Como exatamente as mídias podem fazer isso? Quais são as etapas práticas para promover essa mudança?Revisão: Certifique-se de revisar a redação quanto a erros gramaticais, de pontuação e ortografia.

    • 0
  16. C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:160
    Total: 920

    Bom, seu texto está muito bom, porém percebi alguns errinhos de gramática e a conclusão eu achei pouco escassa, poderia melhorar um pouco mais, mais sua redação foi umas das melhores que já li sobre o tema, não dá pra perceber de cara os erros ortográficos mais se ler muito bem percebe-se. Espero que melhore

    • 0
  17. Menina sua redação está ótima! Mas, eu achei que a conclusão ficou bem confusa. Devido ao grande número que agentes que podem resolver esse problema e parcerias que podem ser realizadas, eu achei que você meio que se atrapalhou em dizer (quem podia resolver o problema). Isso é mais comum do que imaginamos.
    Você tem um alto nível de conhecimento da língua portuguesa, soube utilizar os conectivos impressionantemente. Então, eu creio que é na conclusão onde você tem que melhorar.
    Você segue muito as cinco competências exigidas em redação dissertativa-argumentativa.
    A nota da sua redação eu daria 980 pontos

    • 0
  18. Achei muito interessante sua redação, bem elaborado e estruturado, as informações segue o padrão das regras, o conteúdo foi bem explicado e da para entender bem sobre o assunto postado, nesse ritmo vai tirar nota mil nas redações, o assunto se encaixa bem com o tema e a grande riqueza de palavras formais e bem propostas do tema.

    • 0
  19. O Jornalista Gilberto Dimenstein, ao produzir a o obra “cidade de papel”, afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige dos diretos fundamentais de um povo. No entanto, ao observa a questão da publicidade e sua forma de alienação perante o público infantil no estado brasileiro, constante-se que esse direito não tem sido progmaticamente assegurado na prática com efeito, é imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como fundamentais da chaga. Em primeiro análise, torna-se a influência do fator sociocultural sob tal perspectiva, e oportuno assinalar que, conforme o pensando Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisado de maneira crítica e distanciada do senso comum. Nesse sentido, a proposta de Durkheim pode ser aplicado quando se analisa as diversas propagandas que moldam o pensamento das crianças, ainda sem discernimento para refutar poréns, do mostrar algo que parece ser extremamente essencial para a felicidade dos infantes. Destarte, discorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para consolidação de um país equânime. Ademais, é cabível pontuar que a ineficácia das leis corrobora com a persistência da vicissitudes afirmou que o objetivo da política o promover a vida digna aos cidadãos. Nessa lógica a conjuntura vigente constante o ideal aristotélica, posto que a disseminação de propagandas abusivos violam direitos constitucionais ao levar milhares de crianças por meio de comerciais tendenciosos e persuasivo que intensificam o consumimos exacerbado. Assim, medidas precisam ser tomadas pela autoridade competentes, a foto de atenuar o revés. Infere-se portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado o logo, a média, por intermédio do programas televisivos de grande audiência, deve discutir o assunto com profissionais especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema e apresentar uma visão crítica a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá pela elaboração de projetos estatal, em parceira com as emissoras de televisão. Em adição, o congresso nacional era fórmula artigo jurídico para intensificar a punição aqueles que violaram as leis conta a tese em questão. Feitos esse ponto, com a visão crítica de Durkheim e a justiça de Aristóteles, a sociedade brasileira deixar de ser uma comunidade de papel, como enfatizou Dimenstein.

    • 0
  20. No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo expansão da seca no Brasil.

    See Less
    -2 Compartilhar

    • 0
  21. A sua redação é uma das melhores que já vi, você soube conduzir as palavras com maestria e domínio. Teve alguns errinhos gramaticais mas nada que uma boa revisão não resolva, continue e assim e irá longe!!!
    Texto com uma estrutura dissertativa-argumentativa muito bem desenvolvido em casa parte da redação.
    Parabéns!

    • 0
  22. Eu achei excelente sua redação! A introdução está perfeita, destacando um repertório formidável! Os desenvolvimentos estão completos e com uma ótima argumentação, a conclusão está completa com todos os requerimentos necessários!!
    Parabéns pela redação.
    C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    • 0
  23. Parabéns, gostei bastante da redação. Você escreve muito bem, gostei muito da sua introdução, amei o desenvolvimento, os repertórios enriqueceram a sua redação. Conclusão muito bem detalhada. Essas foram minhas impressões, mais uma vez parabéns, vi bastante coerência e coesão em seu texto.

    • 0
  24. Na obra “A Metamorfose”, do autor Franz Kafka, o personagem principal, após ser transformado em um inseto, é rejeitado pela sua própria família. Analogamente à ficção,(2) por conta da dificuldade que a sociedade tem em aceitar aquilo que lhe é estranho, ainda existem, na contemporaneidade, marcas associadas às doenças mentais. Nesse contexto, vale ressaltar o preconceito enraizado no meio hodierno, que resulta em uma dificuldade de integração social frente às pessoas vítimas da problemática.(1)

    1 – Tese por causa e consequência
    2 – Repertório produtivo por comparação
    Sob tal viés, é lícito postular o cenário alienado que a sociedade está inserida devido ao pensamento preconceituoso. Na pintura “O grito”, de E. Munch, é retratada uma pessoa angustiada e, no fundo da imagem, mostram-se dois cidadãos sem revelar preocupação com a cena. De modo semelhante(3), a postura dos demais em julgar as doenças psíquicas como “frescura” resulta em um meio social de caráter nocivo aos indivíduos que sofrem com esses problemas -ansiedade e depressão-, uma vez que tais julgamentos colaboram, erroneamente, para o quadro mental desses sujeitos(4). Assim, revela-se uma coletividade imersa em uma bolha social preconceituosa e alienada que, consequentemente, interfere na saúde mental daqueles que são alvos desses julgamentos.

    3 – Repertório produtivo por comparação
    4 – Bom desenvolvimento do argumento.
    Por conseguinte, a dificuldade de aceitação da relevância dessas doenças resulta em um ambiente segregacionista. Segundo o filósofo Michel Foucault, o indivíduo com características diferentes de uma comunidade é considerado um louco. Diante dessa perspectiva, a integração social vê-se ameaçada no meio contemporâneo, pois a dificuldade que a sociedade tem em aceitar as diferenças de cada sujeito contribui, diretamente, para um cenário segregado pelos comportamentos sociais.(5) Dessa maneira, evidencia-se um ambiente pejorativo às pessoas que sofrem de doenças mentais, pois, além do próprio problema psíquico, ainda precisam conviver em um meio alienado e preconceituoso.

    5 – Tenta dar exemplos para explicar melhor a segregação
    Portanto, medidas fazem-se necessárias para a degradação dessa bolha social. Cabe às plataformas midiáticas(agente) propagarem informações a respeito dessas doenças,(ação) bem como enfatizar o papel da sociedade no apoio às pessoas vítimas da problemática, por meio de filmes e novelas(meio) que retratem personagens com transtornos mentais e sua evolução na vida, com o fito(finalidade) de promover a aceitação, diminuindo o preconceito e mitigando tal contexto segregado. Dessa forma, haverá uma democratização de igualdade de tratamento(detalhamento) para todos, e a nação se distanciará do exposto por Munch.

    C1: 200
    C2: 200
    C3:160
    C4: 200
    C5: 200

    • 0
  25. COMPETÊNCIA 01: 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    COMPETENCIA 02: 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo (gostei muito da alusão da introdução e das referências usadas no desenvolvimento, principalmente o da obra de arte O Grito, parabéns!)e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA 03: 200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 04: 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 05: 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    • 0
  26. Gostei do seu repertorio, A estrutura do texto esta bem organizada, o seu ponto de vista esta claro, ficou muito bom mesmo, consegue tirar entre 900 ou mais, parabéns.
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 0
  27. Eu achei muito boa a redação,sua introdução está perfeita, destacando um repertório muito bom e de acordo com o tema proposto.
    Os desenvolvimentos estão completos e com ótimos repertórios
    Conclusão está completa com todos os requerimentos necessários!!
    Parabéns pela redação.
    C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    • 0
  28. Olá!!!, redação maravilhosa, parabéns!!!!, os repertórios que utilizou é de se elogiar, está muito bom com apenas alguns errozinhos básicos. Imagino que tenha recebido a nota, torço por você, espero que tenha conseguindo uma nota que esperava para conquistar seu objetivo, sucesso sempre!! :).

    • 0
  29. Ficou ótimo, usou palavra complexas porém muito bem empregadas em seu texto, i tradução perfeitamente bem escrito e explicativo, desenvolvimentos elaborados e conclusão completa se for para dar nota, diria que a sua se aproximaria muito dos 900 ou mesmo dos 1000 completos, tais fatos só mostram que o tema desse ano foi ótimo porém ainda seria possível errar

    • 0
  30. Ótimo texto! Tem as 5 competências bem articuladas, você possui ótimos repertórios e apresenta uma argumentação bem coerente e detalhada. Adorei a citação da obra “O grito”, foi muito bem inserida no texto. Parabéns e continue assim! Sua redação com certeza está a cima da media! E flui muito bem, eu como leitora, lhe daria com certeza mais de 900 pontos.

    • 0
  31. Eu já amei quando você citou A Metamorfose, meu, um dia eu leio esse livro e não vejo a hora. Não tenho nem o que comentar, adorei, o texto inteiro seguiu uma boa linha de raciocínio e deu para compreender o que você quis passar de forma clara. Achei muito boas e justas suas citações. Ficou uma ótima redação para mim :)

    • 0
  32. Nota: 1000

    Competência 1: 200 apresenta um excelente domínio da norma culta
    Competência 2: 200 Desenvolve o tema por meio de uma argumentação consistente a partir de um repertorio sociocultural produtivo
    Competência 3: 200 apresenta informações, fatos e opiniões sobre o tema
    Competência 4: 200 articula bem as partes do texto com poucas inadequações
    Competência 5: 200 elaborou muito bem uma proposta de intervenção

    • 0
  33. Muito boa a redação.
    Olha. Achei sua redação execelente. Articula muito bem os repertórios e não fugiu do tema. Está de parabéns. Continue assim!
    A nota:
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 180
    Total: 960.
    Não tem muitos desvios na ortográfia. Mas notei a presença de alguns. E na parte da intervenção poseria dar mais detalhes na conclusão.

    • 0
  34. Muito boa a sua redação!
    A sua escolha de repertórios foi maravilhosa, realmente muito boa. No entanto, em relação a conclusão eu achei um pouco escassa. Ocorreu alguns erros gramaticais, mas deixou muito claro o seu posicionamento. Os desenvolvimentos foram muito bem organizados assim como toda a estrutura dissertativa-argumentativa.
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 120

    • 0
  35. Ficou ótimo, usou palavra conplexas porém muito bem empregadas em seu texto, i trodução perfeitamente bem escrito e explicativo, desenvolvimentos elaborados e conclusão completa se for para dar nota, diria que a sua se aproximaria muito dos 900 ou mesmo dos 1000 clompletos, tais fatos só mostram que o tema desse ano foi ótimo porém ainda seria possível errar

    • 0
  36. Há poucos desvios da norma culta da língua portuguesa. O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa. O escritor demonstra conhecimento do tema e o desenvolve de forma satisfatória, com tese, argumentos e conclusão coerentes, além de marca de autoria própria.
    Notas:
    Competência 1: 110
    Competência 2: 200;
    Competência 3: 200;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 200.
    Total: 910

    • 0
  37. ThamirysbdsRegente para mim foi a melhor redação que vi sobre o tema em pauta. Tem erros gramaticais? Sim, tem! Dá de perceber? Não, mas os corretores vão achar. Eu sinceramente vi no seu texto uma capacidade de escrever sem igual, relacionando conhecimento de outras áreas de forma sensacional. Você demostrou excelente habilidade com os mecanismos de coesão, tanto é que todo período se inicia com um conectivo. Você mostrou repertório, vocabulário. Fundamentou seu texto, com argumentos contundentes sobre uma causa e uma consequência do problema. Por isso, merece um 1000, mas se você não tirar mil, certamente perdeu ponto da competência 1, dependendo do corretor. Mas, no mínimo acredito que está entre 960-1000. Torço para que se não vim o 1000, venha pelo menos um 980. Parabéns, e quando sair a nota eu quero saber quanto tu tirou.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.