O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. ENEM 2020 (corrigem com nota pfv eu tô anciões)

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Introdução

Na obra “utopia”, do escritor Thomas more é retratada uma sociedade perfeita, onde o corpo sócial padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, isso não ocorre no Brasil uma vez que o estigma contra as pessoas com doenças mentais apresenta barreiras.Isso é resultado não só do mal uso das redes sociais, como também da falta de apoio dos famíliares.

D1

Apriori, é fulcral pontuar que os veículos de comunicação com grande popularidade é um dos grandes causadores desse problema, pois mostram uma realidade distorcida, criando uma falsa imagem de perfeição.segundo o filósofo Pierre, aquilo que foi criado como uso da democracia, não pode ser transformado em instrumentos de repressão. Desse modo, a internet que deveria ser usada para interações saudáveis, é na verdade por muita das vezes um modelo que distância dos sentimentos reais, fora das câmeras, porém, as pessoas sofrem de insegurança e transtornos mentais.

D2

Ademais, é imperativo ressaltar que a família tem um papel muito importante. De acordo com o programa televisivo, “jornal nacional”, cerca de 80% das pessoalmente estado grave de saúde mental, demostraram sinais antes e não foram levadas a sério. Infelizmente na sociedade contemporânea transtornos mentais são tidos como “frescura”, e muitos familiares das vítimas desse problema não dão o apoio necessário, Dessa forma, tudo isso contribui para a pérpetuação desse quadro deletério.

Conclusão

Portanto, medidas são necessárias para distanciar a sociedade dessa nefasta realidade. O ministério da educação, deve concientizar a população, por meio de palestras em locais públicos, escolas e faculdades, nobre a importância dos transtornos e como apoiar as vítimas disso, com o fim do pleno funcionamento da sociedade onde todos sejam ouvidos, Assim, coletividade alcançará os planos de more.

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3 Correções

  1. BLZZ, vamos lá, a princípio sua redação possui muito potencial, no entanto suas ideias ficaram desorganizadas, você colocou muito repertório e não argumentou de forma muito coerente e associando ao tema.
    Diga para sua INTRO: Busque enxergar como a “sinopse” do seu texto, apresente suas ideias de cara, de forma clara e breve, pois, por meio do tópico frasal você irá desenvolve-las no D1 E D2.
    Com relação aos Desenvolvimentos busque escrever e argumentar sempre, e sempre mesmo as teses que você apresentou na INTRO.
    VAMOS LAAA, INTERVENÇÃO: lembre-se sempre, quem vai fazer? o que será feito? como será feito? e para que, ou seja a finalidade da sua proposta, recorde-se também do detalhamento.
    DICA: OBESERVE O USO DOS CONECTIVOS, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO, PRINCIPALMENTE A RELAÇÃO ENTRE OS PERÍODOS. DICA IMPORTANTE EM RELAÇÃO AO ENEM: EVITE O USO DO “TAL” E O INEP NÃO CONSIDERA PRODUTIVO O TERMO “CONSIENTIZAR” COMO SOLÇÃO PARA SEU PROBLEMA. DESSA FORMA, BUSQUE APRIMORAR SUA INTERVENÇÃO!!
    BONS ESTUDOSSS
    CI: 160
    CII:140
    CIII:140
    CIV:120
    CV:80

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  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.

    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 pontos.

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.

    Nota final com base nas competências do ENEM: 800 pontos.

    Comentários – introdução:
    Parágrafo bem construído com uma contextualização, apresentação e problematização do tema e definição da tese em 2 ideias explícitas.
    Erros: Usar o título do livro com inicial minúscula;
    Escrever o sobrenome “More” com inicial minúscula;
    Acentuação inadequada em “sócial”;
    Ausência de vírgula em “[…] No entanto, isso não ocorre no Brasil uma vez que […]”, nesse caso teria uma outra vírgula após “Brasil”.
    Esses erros implicaram na nota da competência I. Percebi que você escreve bem e possam ter sido apenas erros de digitação, caso seja isso, a nota se eleva até os 160 pontos, do contrário, fica na faixa dos 80 como eu avaliei.

    Comentários – D1:
    Parágrafo bem conectado com a relação tópico frasal – argumento – repertório – fechamento.
    Erros: “A priori” escrito junto (implica na C-I e na C-IV, pois esse conectivo não é mais aceito pela banca corretora para começar o D1);
    Erro de concordância no trecho “[…] Apriori, é fulcral pontuar que os veículos de comunicação com grande popularidade é um dos grandes causadores desse problema […]”, nesse caso seria “são um dos grandes causadores” (implica na C-1).

    Comentários – D2:
    Boa construção do argumento, repertório e uso de conectivos. O tópico frasal, contudo, está vago, é importante explicá-lo melhor.
    Erros: uso incorreto de um termo como aposto no trecho “[…] acordo com o programa televisivo, “jornal nacional”, cerca de 80% […]”, nesse caso o Jornal Nacional não deve ficar entre vírgulas nem aspas (implica na C-I);
    Erro ao escrever o nome do jornal em iniciais minúsculas (implica na C-I);
    Uso inadequado do “pessoalmente” no trecho “[…] cerca de 80% das pessoalmente estado grave de saúde mental […]”, nesse caso seria “pessoas” (implica na C-I);
    Erro da vírgula nos trechos “[…] estado grave de saúde mental, demostraram sinais antes […] e “[…] necessário, Dessa forma, tudo isso contribui para a pérpetuação desse quadro […]”, no primeiro caso não há vírgula e no segundo seria um ponto (implica na C-I);
    Erro na escrita da palavra “perpetuação” – é sem acento (implica na C-I).

    Comentários – proposta de intervenção:
    Erros na grafia do Ministério da Educação e sobrenome More; você os escreveu com iniciais minúsculas (implica na C-I);
    Ausência de conectivo para interligar a ação do ministério ao período anterior do parágrafo (implica na C-IV);
    5 elementos válidos, porém sem o detalhamento do meio/modo pelo qual a ação seria realizada (implica na C-V).

    É isso, eu tenho certeza que grande parte dos seus erros ortográficos foram devido a digitação no site. Você com certeza ira atingir uma nota maior a avaliada aqui, porém eu precisei levar em consideração esses desvios de ortografia na correção.

    Se gostou, avalie como a melhor correção! (;
    Bons estudos!

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  3. O texto de modo geral está muito bom, mas tenho alguns pontos a colocar.
    – 2 erros :
    1 º em D2 onde deveria ser escrito “pessoas em” e não “pessoalmente”
    2º na conclusão onde faltou um “a” antes de coletividade

    Esses foram os pontos que encontrei de erro/sentido.

    Considero 200 em cada competência, parabéns bom texto.

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