O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020)

  • 0

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é considerada a doença do século. Sendo assim, milhares de brasileiros encontram-se afetados por essa e outras doenças psiquicas e são excluidos da sociedade. Nesse contexto, torna-se evidente que a falta de informação e o preconceito contribuem para esse problema.
A priori, vale ressaltar que assuntos relacionados a saúde mental e os devidos cuidados com a mesma não são totalmente inseridos na educação escolar ou ensinados na sociedade. Nesse sentido, a falta de informação e conhecimento acaba tornando as pessoas mais propícias a desenvolverem doenças mentais. Sob a premissa do filosofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem, pode-se analisar que o indivíduo pouco sabe sobre as doenças mentais. Com isso, ele acaba criando vários estigmas sobre elas, o que posteriormente pode o prejudicar. Uma vez que, todos estão sujeitos a apresentar sinais de sofrimento psiquicos.
Em segunda análise, o preconceito é um forte aliado nesse estigma. Por falta de conhecimento, por se achar superior ou por invalidar o indivíduo que sofre com alguma doença mental, 0s membros da sociedade podem contribuir ainda mais para o afastamento e exclusão dessa pessoa. Visto que, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, esse problema não pode ser ignorado.
Isto posto, é imprescindível que medidas sejam tomadas. Faz-se necessário que o Estado juntamente com o Ministério da Educação promovam palestras, propagandas e outros materiais educativos que informe sobre as doenças mentais e como se manifestam e certifiquem que o assunto seja pauta dentro e fora do ambiente escolar. Faz-se mister ainda, que o ministério da saúde garanta consultas acessíveis à todos, para que possam ser diagnosticados e tratados corretamente. Contribuindo assim para a saúde, acesso às informações, os cuidados necessários e a quebra dos preconceitos e estigmas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: 👍 vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: AGENTE: ok, MODO: ok, MEIO: não ok, DETALHAMENTO: ok e FINALIDADE: ok

    • 0
  2. Sua redação, está boa, mas pode melhorar!
    Tome bastante cuidado com os erros gramaticais tanto de escrita como o uso de vírgulas e pontos. É muito bom também citar órgãos de autoridade assim como você fez.
    Outra sugestão é você usar palavras como portanto, por fim, contudo, porém e etc.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.