Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o estigma associado aos indivíduos com doenças mentais na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da forma como as pessoas reagem às exigências da vida, quanto da influência das redes sociais. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, à forma como as pessoas reagem às exigências da vida dizem muito ao estado psíquico que as mesmas se encontram. Pessoas mentalmente sadias compreendem que todos possuem limitações, não se pode ser tudo para todos e que ninguém é perfeito. Elas sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos ou mudanças importantes nos diferentes ciclos da vida. Mas, nem todos conseguem atingir a plenitude dentro de si e, como consequência, têm- se marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o problema que mais afeta à saúde mental das pessoas é a depressão, tendo mais de 11 milhões de brasileiros vivendo com essa problemática. Segundo esse dado, o Brasil é um dos países mais depressivo da América Latina.
Além disso, o fenômeno das redes sociais causa uma sensação de expectativa de vida que deve ser alcançada por todos, que, na maioria das vezes, não corresponde à realidade. Nessas redes, a vida parece perfeita, as pessoas são felizes, as viagens são deslumbrantes e o consumismo é valorizado. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século xxi. Nesse viés, a pessoa que, por sua vez, não se vê inserida nesse contexto imagina que a existência não faz sentido caso este padrão não seja atingido, o que pode acarretar doenças mentais.
Portanto, medidas devem ser tomadas com o propósito de amenizar esta problemática. Cabe ao Ministério da Saúde fornecer tratamentos psicológicos, inserindo um maior número de profissionais dessa área no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da redistribuição das verbas da saúde, a fim de amenizar as marcas que às doenças mentais causam na sociedade. Paralelamente a isso, a mídia por meio de campanhas digitais, de modo conjunto, influenciadores digitais devem criar publicações didáticas, de fácil entendimento para propagar e orientar popularmente a possibilidade de ajuda; com o intuito de evitar que situações se agravem posteriormente. Espera- se, dessa forma, que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira seja resolvido.
OBS: se possível, corrija modelo Enem. Obrigada
ana_carolyne_15
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Ótimo! Texto bem coeso, fundamentado e coerente.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom! Sugere-se sempre conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres.
Belsampaio1
Olá Larissa, td bem?
Então n vou falar os mesmos erros q Yara e meme apresentaram, porém vou te dar umas dicas segundo as redações nota mil do Enem
Sua introdução está ótima e apresenta de maneira clara ao corretor as teses q vc vai falar no seu desenvolvimento, teve uma ótima contextualização e uma ótima conclusão de parágrafo.
O desenvolvimento tbm está bom, apresentou uma ótima argumentação e exemplificação porém houve a falta da Conclusão do parágrafo do D1 e D2, acho q ficaria legal também q vc tivesse retomado ao tema nos parágrafos de desenvolvimento como muitas redação nota mil.
Na conclusão vc apresentou os elementos de maneira clara porém houve a falta do detalhamento para garantir os 200 pontos por exemplo vc poderia detalhar o agente q foi o ministério da saúde falando q ele é responsável pela criação de políticas públicas da saúde e tbm ficaria legal se no final do seu texto vc fizece a retomada a algum repertório q vc apresentou no decorrer do seu texto como por exemplo a obra utopia para mostrar pro seu corretor q vc teve um planejamento textual.
Gostei muito da sua redação. Continua praticando q o mil vem!! Espero ter ajudado ❤🥰
Yara paiva
A sua redação está muito não, encontrei algumas falhas. Mas nada muito relevante, o texto está com coerência, e os fatos estão bem detalhados, preste mais atenção na pontuação e na sua conclusão, não esqueça de detalha.: parabéns, você consegue. O futuro só depende de você!!!!!!!!!!
Continue praticando. 600
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Ótimo! Texto bem coeso, fundamentado e coerente.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom! Sugere-se sempre conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres.