o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ( deem a nota estilo enem )

  • 0

A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a saúde, para toda a população. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto. Logo, é preciso analisar seriamente os conflitos sociais e culturais, como fruto dessa problemática.

Na obra “ Utopia” do filósofo Thomas More, é retratada a história de uma sociedade perfeita, longe de conflitos e problemas. Diante disso, as pessoas que sofrem transtornos mentais, são tratadas de forma diferente, não são levadas a sério. Portanto, a mídia influencia ao mostrar pessoa que possuem a vida perfeita, fazendo com que as outras se cobrem mais para ficarem iguais.

Ademais, o atendimento a pessoas que sofrem de depressão e ansiedade são precários, não é em qualquer local que você vê, clínicas e profissionais especializados nessa área. Essa conjuntura, sobre a óptica do filósofo John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, visto que o Estado não cumpre a função de garantir saúde ao seu povo.

Em vista disso, é necessário que sejam tomadas medidas urgentes. Para que isso seja possível, o governo junto ao Ministério da Saúde devem colocar profissionais mais capacitados em locais de fácil acesso, como em postos, clínicas e centros de ajudas, estimulando a sociedade acabar com a vergonha e o preconceito, a mídia também poderá contribuir colocando campanhas, propagandas e post’s esclarecendo que, pessoas com transtornos mentais não podem ser ignoradas, precisa procurar ajuda. Assim, o Estado irá cumprir corretamente o papel do “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • 1
  2. Introdução ficou perfeita, com elementos de coesão bem definido, e sempre voltado ao tema.
    No segundo parágrafo o seu argumento não ficou claro por falta de coesão entre as fases, não por falta de conectivos, mas por falta de sentido entre uma frase e outra.
    No segundo argumento, parágrafo 3, tente nao colocar palavras como “você” na sua redação, poderia ter escrito “não é em qualquer local que encontra…” por exemplo.
    Sua conclusão foi perfeita, detalhou bem sua proposta de intervenção e ainda retomou o assunto do contrato social deixando o texto bem coeso em relação ao tema.

    C1 – 120 (domínio médio da norma culta, com alguns desvios gramaticais)
    C2 – 200 (excelente domínio da estrutura textual dissertativa-argumentativa e possui uma argumentação consistente com varias citações de outras áreas do conhecimento)
    C3 – 160 (argumentos relacionados ao tema de forma organizada mas no terceiro parágrafo meio que tangenciou o tema, falando mais sobre a posição do governo sobre a saúde mental e não especificamente sobre o “estigma”)
    C4 – 160 (articula muito bem as frases e os parágrafos usando os elementos de coesão, mas a coerência entre as frases deixa um pouco á desejar.
    C5 – 200 (excelente proposta de intervenção, bem detalhada e plausível, relacionada ao tema e articula com a discussão do texto)

    Parabéns, continue estudando!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.