Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ( com nota por favor)

  • 0

No poema “Canção do Exílio”, Gonçalves Dias exalta um país perfeito com características que nenhum outro lugar tem. Fora da obra, a realidade do Brasil é extremamente diferente da discorrida pelo escritor, uma vez que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira representa um grave problema, no qual deve ser combatido. Sob esse viés, para combater esse cenário, a omissão do Estado e o tabu acerca do tema presente na sociedade devem ser desconstruídos.
Nesse contexto, é importante ressaltar que em 1988, representantes do povo- reunidos em Assembleia Constituinte- instituíram um Estado democrático, a fim de assegurar o direito à saúde como valores de uma sociedade fraterna. Entretanto, embora o Brasil busque ser um país desenvolvido, a ineficácia no combate às doenças mentais pelo Estado é incompatível com a relevância proposta na Constituição Federal, visto que mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Isso porque o país não apresenta políticas públicas eficientes capazes de erradicar os transtornos mentais da sociedade. Dessa forma, enquanto a omissão do Estado e o descaso das autoridades se mantiver, o Brasil terá que conviver com essa problemática social e de saúde pública.
Outrossim, é válido salientar que o tabu presente na sociedade representa um empecilho na questão. Esse conceito, de acordo com a Teoria freudiana, se aplicava a temas fortemente reprimidos na vida em sociedade (ainda que sua proibição seja de origem incerta). A esse respeito, o conceito denunciado por Sigmund Freud – pai da psicanálise- exemplifica a população brasileira, já que muitas pessoas tem uma visão reducionista acerca das doenças mentais, como a ideia de que a depressão é apenas uma tristeza passageira e de que ansiedade é uma frescura. Nesse sentido, muitos indivíduos deixam de procurar ajuda justamente por esse preconceito da sociedade, de modo que vão ser alvos de comentários menosprezando as síndromes mentais. Com isso, não é razoável que essa problemática seja negligenciada pela sociedade brasileira.
Portanto, é imperativo que intervenções sejam tomadas para resolver o estigma associado às doenças mentais no Brasil. Para isso, o Ministério da Saúde deve promover a construção de centros de atendimento com psicólogos e psiquiatras sem cobrança de dinheiro, de forma que seja acessível para todos os cidadãos, por meio de verbas governamentais, e teria a finalidade de possibilitar tratamentos eficientes para as pessoas com doença da mente, de modo que sejam curadas. Ademais, o Governo, através da Secretaria Especial da Comunicação Social, deve promover debates e informações na TV e nas redes sociais com grandes influenciadores digitais, a fim de desconstruir o tabu acerca do tema presente na sociedade, de forma que as pessoas consigam compreender o quão prejudicial é essa problemática para a saúde. Assim, esse malefício social e de saúde pública será erradicado e combatido no país.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi Luisa!! Eu particularmente gostei muito da sua redação e acredito que ela está super de acordo com a proposta, visto que em um dos seus parágrafos de desenvolvimento você utilizou o pensamento de Freud para fundamentar justamente a questão do tabu e preconceito perante doenças mentais, e logo após expôs como tudo isso é prejudicial e faz com que as pessoas não procurem ajuda adequada. Você apresenta um bom repertório trazendo ideias externas ao texto, diversidade de conectivos e proposta de intervenção completa. Acho que sua redação com certeza vale 900 ou mais. Parabéns :)

    • 0
  2. Olá Luisa, sua redação ficou muito boa. Entretanto, acredito que você fugiu um pouco do tema, pois focou mais nas doenças mentais do que nos estigmas associados a elas.
    C1: 160, Teve poucos desvios gramaticais
    Introdução:200, tese impecável
    D1: 120, fugiu um pouco do tema
    D2: 200, relacionou muito bem, foi coesa e argumentativa
    Conclusão:200, mesmo que na primeira proposta tenha fugido um pouco, a segunda atende ao que é pedido na proposta de intervenção
    Nota: 880

    • 0
  3. A tese ficou bem apresentada. Acredito que não há nem um erro, exceto pelos números de linhas, que não sei se caberia na folha de redação, mas claro, dependeria da sua letra.
    (Acredito que você alcançaria mais de 900).

    ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    • 0
  4. Olá Luisa! Sua redação está super bacana, pode esperar uma ótima nota.
    Você conseguiu atender todas as demandas necessárias. só teve alguns erros gramaticais.

    INTRODUÇÃO:200, soube relacionar bem o problema com a atualidade.
    D1:180, alguns erros gramaticais.
    D2:200, muito bom.
    CONCLUSÃO:200. ótimo.
    NOTA:780, PARABÉNS.
    *** TEM CHANCE DE SUA NOTA SER MAIOR AINDA ( ACREDITE).

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.