Iniciante

O ESTIGMA ASSOCIADO AS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

Na série “Os treze porquês” é retratada a história de uma protagonista que convive diariamente com transtorno de ansiedade e depressão. No Brasil esta é a realidade de milhões de pessoas consequentemente levando muitas das mesmas até ao suicídio.

Neste contexto é notável o quanto as doenças e transtornos mentais afetam a sociedade diretamente. Opondo-se ao pensamento que uma parcela da sociedade tem onde acreditam que o mal estar psicológico é algo indigno de importância.

De acordo com o filósofo Hipócrates a ciência baseia-se no saber e no crêr que se sabe está a ignorância, ressaltando a idéia de que a saúde mental é tão necessária que existe uma ciência humana que estuda a mesma.

Portanto faz-se preciso informar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com a saúde psíquica. Cabe ao conselho regional de psicologia agir em conjunto com o Ministério da saúde para promover companhas de conscientização por meio de palestras e mídias sociais para alertar a comunidade sobre os perigos de negligenciar distúrbios.

Compartilhar

6 Correções

  1. Boa tarde Indy,
    tudo bem?
    COMPETÊNCIA 1 (nota- 100)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
    Senti a falta de mais pontuações no decorrer do texto, como: “No Brasil, esta é a realidade de milhões de pessoas, consequentemente, levando muitas das mesmas até ao suicídio.”

    ( A sua introdução deve apresentar a tese, da qual servirá de guia para argumentação em problematização ou solução do tema. )

    “Neste contexto, é notável o quanto as doenças e transtornos mentais afetam a sociedade diretamente. Opondo-se ao pensamento que uma parcela da sociedade tem onde acreditam que o mal estar psicológico é algo indigno de importância”

    ( Para o seu desenvolvimento procure utilizar mais conectivos, para o D1 é indicado iniciar com os seguintes: a priori, primeiramente, em primeiro lugar, a princípio… algo que dê a ideia de introdução do desenvolvimento e encaixe ao tópico frasal.)

    COMPETÊNCIA 2 (nota- 100)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    Indy, o tema não foi tratado em sua redação da melhor maneira, o que se espera com relação aos estigmas é em relação as feridas causadas pela sociedade ao lidar com as doenças mentais, portanto dos preconceitos contra as doenças mentais no Brasil.

    COMPETÊNCIA 3 (nota-80)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    No decorrer de seu texto, ficou muito vago todos os períodos, poderia desenvolve-los mais e argumentar. Por exemplo, no desenvolvimento2:
    “De acordo com o filósofo Hipócrates, a ciência baseia-se no saber e no crê que se sabe está a ignorância, ressaltando a ideia de que a saúde mental é tão necessária que existe uma ciência humana que estuda a mesma.” Procure trazer para o seu texto mais conexão com a sua citação.

    COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    COMPETÊNCIA 5 (160)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    “Portanto, faz-se preciso informar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com a saúde psíquica. Cabe ao Conselho regional de psicologia agir em conjunto com o Ministério da saúde para promover companhas de conscientização, por meio de palestras e mídias sociais para alertar a comunidade sobre os perigos de negligenciar distúrbios.”

    A sua conclusão está incompleta, falta a finalidade e o desenvolvimento. Apresentou apenas o agente, meio e modo.

    Total – 560

    Continue escrevendo. =]

    • 2
  2. Boa tarde!

    ========================
    Portanto faz-se preciso informar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com a saúde psíquica. Cabe ao conselho regional de psicologia agir em conjunto com o Ministério da saúde para promover companhas de conscientização por meio de palestras e mídias sociais para alertar a comunidade sobre os perigos de negligenciar distúrbios.

    =======================
    680 PONTOS!

    • 1
  3. Não sou especialista.
    1.Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa – acentuação, hifenização, ortografia, separação silábica, regência verbal e nominal, concordância, pontuação, emprego vocabular, crase, etc. =100. Faltou o uso de pontuação
    2.Domínio do tema da redação, com capacidade para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo em prosa.= 120 .a argumentação não ficou muito clara
    3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – coerência de argumentos, sentido entre as partes do texto, relevância das ideias apresentadas. = 100 . Os argumentos e parágrafos estão muito vagos
    4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.= 120
    5.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando a questão dos direitos humanos. =160

    • 1
  4. Adorei a alusão aos 13 rw, e de modo geral o texto é bom, mas faltam detalhes como na conclusão senti que faltou a finalidade, mas isso são coisas que da pra melhorar. Outra coisa que me incomodou um pouco foi esse terceiro parágrafo, no qual você escreveu em apenas um período, o que normalmente não é aconselhável, todavia gostei muitos das conjunções e do repertório cultural utilizado

    • 1
  5. Achei muito inteligente da sua parte citar o filósofo Hipócrates, visto que a maioria citou Immanuel Kant, muito bom. Também achei de extrema importância você citar os 13 porquês, na minha redação eu não tinha pensado nisso. Na proposta de intervenção apenas coloquei que quem deveria atuar era o Ministério da Saúde, Parabéns, sua redação ta um máximo, gostei.

    • 1
  6. nota: 640
    Espero que goste da correção
    Feita com muito carinho e com o conhecimento que tenho sobre redações.
    ** PARAGRAFO 1**
    Gostei muito dessa citação sobre a série.
    Lembre-se que precisamos escrever exclusivamente sobre o tema, e não apenas sobre a área em que o tema esta inserido. Por isso devemos mostrar que entendemos o tema e o que é o tema desde o começo do texto. Pense na introdução como uma vitrine: você precisa colocar o que tem em sua loja na frente para que as pessoas tenham uma ideia sobre qual é o produto que você vende. Se você vende apenas farinha de minho, não pode colocar um milho na vitrine.
    Por mais que você especifique mais no final do texto sobre o estigma, ele não é especificado em sua vitrine ( introdução)
    O legal é usar uma frase só que sirva para mostrar qual sera o tema AINDA NA INTRODUÇÃO
    “A sociedade brasileira deixa marcas nas pessoas com doenças e disturbios mentais”
    Para ficar mais completa ainda, coloque duas causas do problema que servirão para dar continuidade no primeiro e segundo argumento ( paragrafo 2 e 3).

    **PARAGRAFO 2**
    dica:
    “Opondo-se ao pensamento que uma parcela da sociedade tem onde acreditam que o mal estar psicológico é algo indigno de importância.”
    Sempre quando você for usar onde troque por um outro conectivo, pois “onde” pe um adverbio de lugar e muitas vezes utilizamos errado. Utilize ” em que ” por exemplo. Me ajudou muito!

    ** PARAGRAFO 4**

    Agente – conselho regional e Ministério da saúde
    Ação – informar
    modo – palestras e mídias sociais
    efeito – alertar a comunidade sobre os perigos de negligenciar distúrbios.
    Aprendi que desenvolvimento não está necessariamente vinculada a uma diminuição de nota na competência 5, mas é sempre melhor colocar

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.