O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

É notório que muitas pessoas sofram de doenças mentais ligadas a uma forte pressão psicológica e uma cobrança pessoal excessiva. De forma análoga, nos dias de hoje, esse terrível problema vem crescendo progressivamente em nosso país. Nesse sentido, a fim de solucionar esse impasse, convém analisarmos as principais causas e consequências relacionadas a essa temática.
Diante de tal cenário, podemos destacar a negligência por parte do governo como um dos principais fatores que contribuem para o aumento das doenças mentais no Brasil. Segundo o site de notícias G1, boa parte das cidades brasileiras, principalmente as mais afastadas dos grandes centros, não contém atendimento médico especializado para casos de doenças psicológicas, o que afronta diretamente a Constituição Federal, promulgada em 1988, que prevê o acesso universal e igualitário as ações e aos serviços de saúde a todos os brasileiros. É, pois, inaceitável, que muitas pessoas não tenham como procurar ajuda profissional por falta de infraestrutura.
Além disso, percebe-se que há, atualmente, uma naturalização das doenças causadas por transtornos mentais, o que faz com que diversos pacientes deixem de se cuidar por conta de comentários preconceituosos de outras pessoas. Com isso, vemos que essa nociva situação está descontrolada e enraizada no Brasil.
Desse modo, o governo federal deve promover medidas que auxiliem no tratamento de casos de doenças psicológicas, por meio de parcerias com outras instituições, com o apoio da mídia, das famílias e das escolas. Espera-se com isso, que as pessoas consigam se tratar de maneira tranquila e eficiente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ao meu ver houve um tangenciamento ao tema proposto. Pois, vc não se atentou ao recorte ESTIGMA. Ou seja, o problema não era as doenças mentais em sí como vc discutiu, mas deveria ser o preconceito que as pessoas que possuem sofrem.
    O seu D2 está fraco se comparado ao D1. Senti falta de repertório sócio cultural para enriquecer seu texto.

    • 0
  2. oi, :)
    olha, o seu texto tem uma boa linguagem, você faz um desenvolvimento legal, mas tenta evitar palavras como “nossos”, “podemos” porque afinal é um texto impessoal,
    o uso da Constituição federal foi muito bom e você pode utilizar também mais repertório (isso é uma dica, não uma falha do seu texto) o que mostra ao corretor o seu conhecimento de mundo além de agregar mais pontos na competência 3, seria legal você iniciar com um repertório logo na introdução para contextualizar o corretor/leitor, o que seria uma boa opção de finalização na sua conclusão porque assim você inicia e fecha com o mesmo repertório indicando que antes de escrever, você fez um planejamento prévio do texto. Tenta também fugir de frases óbvias como em ” o governo federal deve promover medidas que auxiliem no tratamento de casos de doenças psicológicas” tenta especificar mais o que exatamente o agente deve fazer, qual a ação específica que ele deve tomar para realizar o meio que você estipulou e assim você conseguir ficar longe do “geralzão”.Ainda, você poderia inserir um segundo agente que junto com o governo vai fazer algo para melhorar ou resolver a situação, nada de errado em usar só o governo mas assim você demostra que conhece como funciona o país além de dar mais concreticidade para o seu texto e seu ponto de vista da situação problema. Tenta reescrever o seu texto corrigindo os erros e leia as cinco competências da redação para se nortear exatamente no que você deve fazer e também leia as redações nota mil para entender melhor o que eles fizeram para merecer essa nota. Espero ter te ajudado um pouco. boa sorte! :)

    • 0
  3. Olá, tudo bem? Espero que sim :D

    Você tem ótimas ideias para desenvolver sua redação, mas assim como todo mundo precisa melhorar em alguns pontos, okay?

    Logo na introdução, percebi o uso da 3º pessoa do plural (NÓS), aparamente sua redação visa o Enem, portanto escreva de forma que demonstre distanciamento do escritor com o texto.

    Ex. Na introdução: em nosso país. Ao invés disso, você pode substituir por NO PAÍS ou NO BRASIL.
    No primeiro parágrafo, podemos destacar. Podes substituir por DESTACA-SE.

    Muito bom utilizar a Constituição no desenvolvimento 1, isso demonstra repertório, mas cuidado não pode soltar no texto de qualquer jeito.

    Uma dica bem legal é estudar e ler tipos de tópico frasal, é aquele primeiro período que mais ou menos resume o que vai ser abordado.

    Busca mais repertórios e conectivos, pois há competências que pontuam a partir deles.

    Por fim, procura na internet as redações que já foram nota máxima do Enem, e aos poucos você ganhando confiança, mais criatividade e observando como usar citações, dados, acontecimentos histórico e etc. a favor do seu texto
    :D

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.