Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Em sua obra “O cidadão de papel”, o escritor Gilberto Dimenstein disserta que, embora o país apresente um conjunto de leis bastante consistentes, elas se atêm, de forma geral ao plano teórico. Diante disso a conjuntura de análise configura-se no Brasil atual, haja vista que, sendo um direito constitucionalmente garantido, O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira não encontra-se efetivada. Isso ocorre em razão de diversos fatores.

Em primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa problemática. A ausência dessas medidas afeta a saúde mental dos indivíduos. De acordo com o filósofo John Locke, trata-se da violação do “Contrato social” já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões desfrutem de direitos sociais indispensáveis, como a saúde e bem-estar.

Ademais, é fundamental apontar o tratamento precário à pessoas que sofrem transtornos mentais como impulsionador desse problema no Brasil. Segundo a (OMS) Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina contendo mais de 11 milhões de brasileiros com depressão. Logo é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, o governo deve implementar centros de pesquisas que obtenha psicólogos, psiquiatras e psicanalistas para atender as necessidades da população, e assim diminuir o número de pessoas com doenças mentais no país.

C1 C2 C3 C4 C5 TOTAL

Deem as notas, por competência por favor, e se possível comentem cada uma, apontando os erros. Obrigado!!

Compartilhar

4 Correções

  1. Tô curioso pra saber se o corretor vai considerar que você abordou o tema corretamente, já que só citou “estigma” em único momento e, mesmo assim, o citou de maneira bastante errada.
    Vou dar duas notas: uma considerando que o teu texto tangenciou o tema (e eu sou rigoroso, essa seria a minha opinião) e outra considerando que o seu texto tratou do tema completamente, já que citou “estigma” num momento do texto.

    C1: 120 (“alguns” desvios de nroma culta, especialmente de vírgulas)
    C2: 040 (tangência ao tema)
    C3: 040 (tangência ao tema)
    C4: 120 (presença “regular” de recursos coesivos. Com 215 palavras, seu texto não consegue avançar muito aqui)
    C5: 040 (tangência ao tema)

    Como dar uma nota dessas pode ser chato pro corretor, apesar de ser muito mais fácil de dar, acredito que ele possa, sim, desconsiderar a tangência. e aí ficaria mais ou menos assim:

    C1: 120
    C2: 120/160 (vai depender de o corretor considerar que o Locke teve sua pertinência demonstrada, eu acho que não, mas enfim, é com o corretor)
    C3: 80 (projeto de texto com muitas falhas – começa dizendo que o estigma é um direito constitucional, aí promete que falará das causas para o descumprimento desse suposto direito constitucional; quando chegamos no desenvolvimento, percebemos que foi só uma confusão, mas você não me explica o que seria um tratamento precário e uma ausência de medidas governamentais, também não toca na questão do estigma… 80 tá bom)
    C4: 120
    C5: 160 (faltou o “meio/modo”)

    Boa sorte!

    • 2
  2. Boa tarde,
    Carlos, o seu texto é interessante, mas não aborda o tema de forma específica. Observe em especial a palavra “estigma” presente na frase temática. Você precisa mostrar como, apesar dos casos de doenças mentais estarem aumentando no Brasil, há ainda preconceito em relação a elas. Além disso, desenvolva as causas e consequências disso e cuidado para não abordar apenas parte do tema, pois isso afeta bastante a nota. A seguir, evite ainda escrever parágrafos muito pequenos, sendo importante que haja simetria no texto como um todo.
    Para que o repertório sociocultural seja considerado “produtivo” procure deixar mais clara sua relação com o tema, utilizando o repertório para contribuir para o desenvolvimento da argumentação. Por fim, para que sua proposta de intervenção seja considerada completa ela precisa ter pelo menos cinco elementos: agente, ação, meio, efeito e detalhamento.

    COMPETÊNCIA 1 (nota – 100)

    COMPETÊNCIA 2 ( nota -120)

    COMPETÊNCIA 3 (nota – 80)

    COMPETÊNCIA 4 (nota – 120)

    COMPETÊNCIA 5 (Nota – 40)

    Total: 460

    Bons estudos.

    • 1
  3. Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    Gente, a redação (que não é minha) recebeu 720, logo não houve tangenciamento.

    • 0
  4. Olá, espero poder ajudar! Okay?

    C1 – Língua Portuguesa: 160, há algumas inadequações na regência das palavras e no uso de vírgulas, dá uma lida com cuidado no texto e você vai perceber.
    C2 – 120, você tem ótimas ideias, mas que devem mais aprofundadas.
    C3 – Defesa/Coerência: 120, procura na internet lista de conectivos, assim você vai poder enriquecer seu texto.
    Proposta de intervenção: procura especificar, o agente, o meio, detalhar e assim alcançar nota máxima nessa competência.

    Procura os modelos de redação que foram nota mil no Enem, isso vai te ajudar muito. Bons estudos :D

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.