“Ordem e progresso”. O famoso lema do positivista Auguste Comte estampa a bandeira nacional brasileira. No entanto, diante do cenário negativo de estigmas associados às doenças mentais no Brasil, torna-se difícil acreditar no ideário comtista. Isso acontece, pois a apatia e a ignorância estrutural, enraizadas no país, alavancam essa problemática. Além disso, a ínfima intervenção governamental no assunto contribui para a solidificação desse preocupante quadro social.
A princípio, é justo caracterizar a cultura de ignorância na sociedade enquanto elemento basilar para a procriação de paradigmas relacionados às patologias mentais. Nesse alinhavar, o pensador Pierre Bordieu, discute acerca do “Habitus”, teoria que revela o quanto hábitos e ações, outrora estruturados na sociedade, tendem a se repetir frequentemente em determinadas estruturas sociais. Em consonância, o Brasil império, foi marcado pela marginalização e pela apatia aos doentes mentais, por isso, percebe-se, portanto, que a estigmatização negativa atual é reflexo de sua historicidade. Assim, torna-se fundamental ressignificar conceitos e romper raízes outrora solidificadas e estruturadas.
Outrossim, as falhas do Estado são relevantes na contribuição para esse quadro estigmatizados. Sob essa ótica, o filósofo Zygmunt Bauman discorre acerca das Instituições Zumbis, dentre elas o Estado, as quais tem deveres, mas não os cumprem, ou seja, mantém a forma, mas não a essência. Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o Brasil apresenta destaque no número de casos de doenças mentais e que, infelizmente, ainda ignora esse assunto. Logo, é fundamental reanalisar os deveres do Estado e cobrar mais ação por parte dessa esfera pública.
Portanto, para mitigar tais questões, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela formação educacional do indivíduo, dissolver e combater ativamente o estigma associados às doenças mentais. Para isso, é necessário debater, prematuramente, o assunto em escolas e esferas públicas, por meio de atividades como criação de cartazes, músicas e palestras, para instruir a sociedade desde cedo. Simultaneamente, o MEC deve conscientizar a população através das mídias e pela comunicação de massa. Assim, os estigmas serão cessados e o progresso positivista será solidificado e, portanto, efetivado.
exolover
A redação está bem estruturada, de acordo com as normas padrão. Houve um ótimo uso dos conectivos, a redação está perfeitamente coesa. O repertório sócio-cultural foi bem trabalhado e enriqueceu bastante bastante o texto e os argumentos foram bem explorados e desenvolvidos.
Competência 1: 200
Competência 2 :200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 920
Nicoli
Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
Pontos nas competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 160
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 120
Continue treinando e sucesso!
HSA
Boa noite,
Sou novo por aqui e essa é minha primeira correção, espero poder ajudar.
Baseado no que aprendi sobre redação, acho que á sua redação ficou muito boa e atende as 5 competências avaliadas em uma redação.
Só acho que poderia ter uma escrita mais simples, pois utilizou algumas palavras difíceis, e isso pode prejudicar no domínio da forma escrita, mas pode ser que eu ainda não tenha todo o conhecimento apropriado. segue abaixo a minha avaliação.
competência 1: 160
competência 2: 180
competência 3: 200
competência 4: 180
competência 5: 200
Nota: 920
Espero ter ajudado.
LetiGoncalves
Sou nova aqui e em corrigir redações, mas com todo meu conhecimento e analisando as competências exigidas pelo enem acredito que sua nota será +940. Você desenvolveu de forma bem articulada o tema proposto, teve um belo repertório e por fim propôs uma intervenção com os 5 agentes exigidos na competência 5. Parabéns!
anaefm126
Boa tarde !!
.Gostei muito de relacionar o tema com sociologia , porém, começar com uma frase curta pode levar a perda da competência 3.
. O repertório cultural está ótimo e muito bem estruturado
. Na conclusão, não consegui identificar o aprofundamento, o que pode levar a perda de pontos.
Pontuação:
Competência 1: 200
Competência 2 :200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 920
Jucassiano
A tese foi bem definida e você introduziu um referencial teórico conciso.
Tópico frasal bem definido no segundo parágrafo e amarrado com o referencial teórico.
O mesmo ocorre no 3 parágrafo. Tópico frasal e referenciais concisos.
Na conclusão faltou você retomar a tese, lembre-se: você deve reescreve-la e a partir daí sugerir uma proposta de intervenção. Qual sua proposta de intervenção? Quais serão os agentes envolvidos? Como eles devem agir? Em quanto tempo o problema será solucionado? essas são questões que devem ser respondidas na conclusão. De maneira geral achei a conclusão pobre, você trabalhou apenas com as escolas e o MEC – poderia ter ampliado à outras esferas, pois ficou meio repetitivo. Não gostei da última frase. Ela dá a entender que o problema do progresso é apenas o estigma, o que é falso afirmar.
Pontuação:
Competência 1: 180
Competência 2 : 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160
Competência 5: 80
Total: 820
Erikwfc
Antes de tudo parabéns pela produção, gostei bastante, mas gostaria de fazer alguns apontamentos:
O tema foi bem abordado, falando não apenas das doenças mentais, mas também dos estigmas, em especial as suas causas, pautadas em aspectos históricos e governamentais.
Os seus repertórios foram produtivos, e relacionados ao tema, embora seria interessante você deixar mais claro o “ideal comtista”, isto é, explicar o lema positivista.
No D1 você conseguiu relacionar o conceito filosófico ao seu ponto de vista, bem legal.
Já no D2, você falou da sociologia, relacionou ao PV, ok, contudo, ao colocar a informação da OMS, faltou você desenvolver mais esse dado, explicando/exemplificando, por exemplo, a forma que o governo atua, seja investindo pouco, debatendo pouco, etc. Dessa forma, você faria com que o dado fosse mais produtivo.
Na proposta de intervenção você conseguiu aplicar os 5 elementos e relacionou com os seus pontos de vista.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
NF: 920