Na película O Coringa de 2019, retrata a vida de Arthur Fleck um palhaço que sofre de um transtorno chamado: Transtorno de Expressão Involuntária. Cujo atrai a exclusão dele seja em seu trabalho ou lugar público, sendo negligenciado e atacado fazendo que com essas agressões o transformem em um criminoso devido como todos o vinham tratando. E assim também ocorre na vida real de muitos que sofrem à falta de visibilidade e apoio.
Verifica-se que mais de 11,5 milhões de brasileiros tem depressão,com um destaque das mulheres como às mais afetadas por essa doença. Diante disso ao pensar quais seriam os motivos para se ter tantas pessoas adoecendo, seria trazer à tona todo o preconceito dentro de uma sociedade que prefere não enxergar o quão isso é prejudicial e esquecem que cada pessoa pode estar sujeito a um surto ou problemas que podem afetar por completo a sua de forma de viver e ser.
Na série Atypical da Netiflix o personagem Sam um jovem autista enfrenta desafios na escola, em seu trabalho e na convivência em geral mostrando as dificuldades para se encaixar pois, muitos não o queriam por perto ou o ignoravam mesmo diante de sua presença. Baseando-se nesta história que se relaciona com a vida real de milhares de outros que se encontram nestas situações onde à massa abandona ao acreditar que só quem aparenta ser “normal” merece ser incluso e ter uma vida, assim assumindo a identidade de uma nação que diz ter igualdade mas pisa naqueles que não se encaixam a um padrão.
Consta-se que com o objetivo de obter mais inclusão as pessoas com doenças mentais, é necessário que com a ajuda dos Ministérios da Saúde e Educação trazerem às escolas estruturas e profissionais aptos a atender e informar à todos, com o apoio do (CAPS) e (ONGS) para ter mais campanhas e atendimento psicológico de qualidade e a entrega sem falta de medicamentos a estas pessoas. Na perspectiva de incluir a todos, para conseguir ter um país melhor e igualitário.
Erikwfc
Oiii! Parabéns pelo texto! Mas vejamos algumas considerações:
Você apresentou alguns erros de gramática, concordância, ausência de aspas, paralelismo, etc.
Na intro faltou você deixar mais claro o que discutiria, e apresentar a frase-tema seria uma boa forma de faze-lo.
No desenvolvimento, você não aprofundou o suficiente, e de certa forma o dado estatístico no D1 não foi bem desenvolvido no parágrafo.
Já no D2, não é interessante você usar como argumento uma ficção, não seria legitimado, precisava desenvolver mais as informações e não apenas na “sua voz”.
Na PI, não ficou muito claro os elementos. Ao escrever que “com a ajuda dos ministérios…”, fica difícil caracterizar esses órgãos, não fica claro se os ministérios são agentes ou meios de aplicar a ação.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 160
NF: 720
LetiGoncalves
Olá sou nova aqui, espero que te ajude.
Uma nota com base nas competências exigidas pelo enem para sua redação seria por volta dos +740 pontos, devido a alguns erros de ortografia e concordância, poderia ter desenvolvido um pouco mais seus argumentos, contextualizar mais sua introdução e melhorar sua conclusão. Mas não se preocupe, continue treinando!
Marjoriemenezes
Oi, tudo bem? Gostei da sua redação, porém algumas coisas me chamaram atenção, como o uso de um vocabulário informal “pisa naqueles” e alguma falta ou uso inadequado de vírgula. Além disso, em relação ao gênero argumentativo, senti falta de mais clareza em sua tese (naquilo que você está defendendo) e de aprofundamento para solidificar sua defesa, mas isso você vai lapidando aos poucos.
Comp 1: 160
Comp1 2: 160
Comp 3: 120
Comp 4: 120 (senti falta de conectivos, se você usá-los pode garantir maior pontuação nessa competência.
Comp 5: 160 (faltou detalhamento na proposta, tem que falar os meios e como a ação será executada)
Jffgg
Oi espero ajudar
Obs gerais: na sua intro vc deveria contextualizar mais, vc se preocupou em fala mais sobre o filme e a sua frase para liga ele com o tema ficou muito curta e acabou não fazendo isso com exatidão. E em citações de filmes, livros, séries e fala de filósofos têm aspas. O D1 tem uma crase onde não era pra ter “como às mais”. No D2 vc fez, praticamente, outra intro com alusão, ligação da alusão e nenhuma argumentação. No D1 vc argumentou e aqui não. Intervenção está faltando MEIO
.
C1- 120 (crase e aspas)
C2- 120 (traz repertórios, mas não argumenta em cima)
C3- 160 (faltou um pouco de planejamento na intro)
C4- 160 (podia ter mais conectivos no começo dos parágrafos)
C5- 160