o estigma associado as doenças mentais na sociedade Brasileira

  • 0

Na obra ”alegoria a caverna” de Platão, o filósofo exemplifica que a ausência de luz pode ser bem representada pela ignorância de seres aprisionados frente a uma infinidade de conhecimentos que o mundo exterior a caverna poderia lhes oferecer .De maneira, análoga ao presente o estigma associado as pessoas com doenças mentais na sociedade brasileira pode ser bem representado pela obra de Platao. Pois apesar de ser um grave problema social sobrevive as sombras da ignorância na sociedade em razão da falta de políticas públicas e da alienação da população.

Em primeira análise, evidencia-se, por parte do estado a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para combater a estigmatização das pessoas com transtornos mentais. Essa lógica e comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Educação exerce na administração do país. Instituído para ser um órgão que vise promover a disseminação do conhecimento para a população, tal ministério ignora ações que poderiam efetivamente desconstruir conceitos errôneos relacionados a indivíduos que possuem transtornos psíquicos como a divulgação de comerciais educativos sobre o assunto nas mídias sociais e a visita de psicólogos aos espaços escolares. Desse modo, percebe-se que o governo atua como agente perpetuador no processo de discriminação contra tais indivíduos sendo portanto necessário a mudança desse quadro.

Ademais a alienação social tem papel coadjuvante em relação ao imbróglio. Nesse sentido, à filosofa Simone Beavouir diz que, o mais escandaloso dos escândalos e o fato de nos habituarmos a eles. Em relação a falta de informação sobre o tema e possível perceber uma relação com a afirmação da autora. pois pior que o ocorrência do problema e o fato de nos habituarmos a eles. Haja vista, que apesar do Brasil liderar o ranking mundial em casos de pessoas com transtorno de ansiedade o estado brasileiro mantem essa questão silenciada, pois o seu debate trará a exposição de muitos reverses como a falta de investimento na saúde e a fundamentação incontáveis consequências como o aumento nos casos de suicídios.

Portanto medidas são necessárias para combater a estigmatizacão de pessoas com transtornos mentais. Para tanto, o Ministério da Saúde deve criar um projeto de reeducação social por meio das escolas e de centros de tratamento psiquiátricos para combater a lacuna governamental em relação ao preconceito ocasionado pela falta de informação. Tal projeto deve ser aberto ao público e nao somente ao corpo estudantil e deve contar com psicólogos e professores além de ter ampla divulgação nas mídias sociais, com palestras e visitas aos centros psicológicos com a finalidade de que pessoas que possuam transtornos psíquicos possam não sofrer com o preconceito daquilo que e essencial para o bem estar do ser humano a mente.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ola sou iniciante tambem, vou fazer sua correção e espero poder ajudar. Li seu texto, muito bem fundamentado, mas acredito que a sua introdução poderia ser mais aprofundada, para dar mais coerencia ao seu argumento sobre a ” ignorância” sobre o assunto do estigma. Quando vc cita a filosofa Simone Beavouir, é necessario indicar a fonte, pois é uma citação direta. Ao chegar no fechamento do texto, na conclusão, a escrita imperativa, pode ser negativa, pois quando vc sugere os projetos e ações é necessário ter conhecimento de quais sao os procedimentos utilizados no Brasil, e de como é divida a competência entre os ministérios brasileiros, para vc utilizar argumentos de conhecimento de senso comum e superficiais. Sendo um texto dissertativo argumentativo, sua opinião é valida e importante. Espero ter ajudado.

    • 0
  2. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.