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O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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  No cenário contemporâneo, doenças mentais, as quais podem ser caracterizadas pela dificuldade em lidar com sentimentos, situações e emoções presentes no dia a dia, reverberam-se por todo o mundo. Entretanto, no Brasil, elas têm crescido exponencialmente, em virtude das condições de trabalho e dos padrões estéticos estabelecidos socialmente.

     Primeiramente, o Capitalismo, sistema econômico vigente criticado por Karl Marx, tem instituído à classe trabalhadora longas jornadas de expediente com metas que devem ser alcançadas para garantir a produção e o lucro. Em decorrência dessas condições, o trabalhador vive, diariamente, em constante pressão psicológica, pois, o não cumprimento pode ocasionar a sua demissão, gerando, desta forma, doenças mentais como ansiedade e depressão. Em consonância a isso, é possível estabelecer um paradoxo, ao passo que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é uma das doenças que mais promove incapacidade de trabalho e resulta em perdas econômicas para todo o planeta, corroborando para a estagnação do setor produtivo.

     Além disso, as redes sociais propagam uma idealização de beleza, totalmente oposta à ideia de Corporeidade de Merleau Ponty, que vem causando transtornos mentais, sobretudo, para mulheres. Diante disso, pode ser explicado o fato de pessoas do gênero feminino serem mais atingidas por depressão, de acordo com a OMS; não obstante se preocupar com o trabalho, tornam-se reféns da indústria da beleza.

  Portanto, cabe ao governo federal e as diretrizes das redes sociais, respectivamente, criarem leis que tornem obrigatório o acompanhamento psicológico nas empresas e conteúdos moderados que evitem perturbações mentais, principalmente, às mulheres. Com isso, em pouco mais de uma década o problema será mitigado.

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2 Correções

  1. C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
    200 pontos – você demonstrou ótimo domínio da língua portuguesa, com pouco ou nenhum desvio gramatical.

    C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
    120 pontos – apesar de se utilizar muito bem de outras áreas do conhecimento para a construção de uma argumentação satisfatória, houve um pequeno tangenciamento ao tema pedido. Tanto a proposta de redação quanto um dos textos motivadores citam o conceito de “estigma” e sua relação com as doenças mentais, algo que não é citado durante sua dissertação.

    C3- SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
    120 pontos – como citei anteriormente, há uma boa construção dos argumentos com o uso de diferentes áreas do saber, porém o desenvolvimento incompleto do tema e o uso de dados presentes apenas nos textos motivadores empobreceram o resultado final.

    C4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMO NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
    160 pontos – faz bom uso do repertório de conectivos para a construção da argumentação, inserindo informações com clareza e poucas inadequações.

    C5- ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    80 pontos – proposta vaga, abrangente e incompleta. Tente utilizar o seguinte esquema para a construção da proposta de intervenção: sempre dois agentes (Governos federais e estaduais, Ministérios, escolas, etc) que terão que resolver os problemas apresentados pela tese por meio de duas ações (usando o seu caso como exemplo, a criação de leis e o acompanhamento psicológico). Cite também como tais órgãos/agentes as realizarão (o acompanhamento psicológico, por exemplo, poderia ser feito a partir de parcerias entre empresas e profissionais). Também é válido citar que você não retomou a tesa, um artifício que contribui muito para a coesão tanto do próprio parágrafo quanto de todo o texto. Além disso, cuidado com as “previsões” – “(…)Com isso, em pouco mais de uma década o problema será mitigado.”, tal afirmação não é fundamentada, o que a deixou solta.

    NOTA FINAL: 680

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  2. Oi espero ajudar.
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    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
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    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
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    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
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    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

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