O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira [ HOUVE FUGA DO TEMA??]

  • 0

Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita onde o corpo social é padronizado pela ausência de problemas e conflitos. Portanto, a realidade atual, é o oposto do que é pregado pelo autor. Uma vez que, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, torna-se um problema, ocasionado pela falta de investimentos e o silenciamento, acarretando a fixação da problemática no país.

Contudo, a falta de investimento governamental, permite que as pessoas não tenham suporte de maneira adequada. Para Hannah Arendt ” A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Seguindo por essa linha de raciocínio, é o dever do Estado garantir o bem estar de todos os indivíduos de uma sociedade. No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas sofrem com depressão, segundo os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, e as doenças mentais aumentam os números de afetados todos os dias. Em virtude do fato apresentado, se houvesse interferência estatal que disponibilizasse suporte e acompanhamento médico, nas escolas, postos de saúde e em praças públicas, nas regiões periféricas, ajudaria milhares de brasileiros que são acometidos por transtornos mentais e que não possuem condições financeiras de tratar a doença com um profissional de maneira adequada.

Ademais, o silenciamento, principalmente midíadico, colabora para que o problema se fixe, por ser um assunto pouco discutido entre as pessoas. Segundo Pierre Boudieu “Um mecanismo que deve ser usado como instrumento de democracia, não deve ser convertido como ferramenta de opressão”. Nesse contexto, a saúde mental, deve ser pautada e discutida entre influencers e seus seguidores, sendo assim, alcançaria um grande número de pessoas que não tem consciência sobre o assunto.

Portanto, é de extrema importância que medidas sejam implantadas para que a problemática seja irradicada. Nesse viés, faz-se mister que o MEC promova debates nas escolas para os alunos do Ensino Médio, retratando a saúde mental, com vítimas e especialistas no assunto. As palestras devem ser webconferênciadas nas mídias sociais, com o intuito de alcançar mais pessoas e quebrar o silenciamento. Sendo assim, alcançaria a Utopia de More.

Compartilhar

3 Correções

  1. Se manteve dentro do tema, sem fugas trazendo boas citações, ter trago referencia da introdução na conclusão é uma ótima jogada.
    Faltou uma proposta de intervenção, mas sei que é capaz de fazer ela, em resumo ficou muito boa e você só terá progressos.
    PARABÉNS E boas escritas/sorte também

    • 1
  2. Boa noite Amanda! Não sou profissional da área, mas irei opinar ao meu ver sobre.

    Gostei da sua redação. A introdução e a retomada da sua citação no final do seu texto deixou ele mais lindo!
    Também senti falta da proposta de intervenção sobre a sua primeira tese.
    Suas citações foram boas, e não acho que tenha saído do tema dado.

    Boa sorte!!

    • 1
  3. Olá, Amanda!

    Muito bom seu texto. Gostei muito da sua introdução, está muito bem escrita. Só senti falta de uma proposta de intervenção acerca da primeira teste.

    Os parágrafos de desenvolvimento abordam bem a temática, apesar do último falta um dos 4 períodos que, normalmente, está presente nas redações.

    Nota da redação por competência: 160/160/160/200/160.

    Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.