Em 1846, o escritor Gonçalves Dias escreveu um poema “Canção do Exílio”, no qual relatava a sua saudade do Brasil. Entretanto, se o poeta pudesse ver a atual realidade brasileira no que tange à questão dos estigmas associados à saúde mental dos indivíduos, questionaria o seu saudosismo por perceber tamanho atraso social. Assim, seja pela ineficiência das leis, seja pela dificuldade na inserção no mercado de trabalho, a problemática persiste na sociedade, o que precisa ser resolvido urgentemente.
Em primeira análise, cabe destacar que uma das principais causas da problemática é a questão constitucional. Segundo Aristóteles, a política deve ser utilizada, por meio da justiça, de maneira que o equilíbrio seja alcançado. Analogamente, percebe-se que o descaso com a saúde mental dos brasileiros rompe essa harmonia, visto que, embora a Constituição Federal de 1988 garanta como direito a todos a preservação da saúde psicológica, observa-se o não cumprimento dessa premissa, já que, de acordo com a OMS, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina.
Em segunda análise, vale ressaltar a influência que a desigualdade social exerce na problemática. Ao seguir essa linha de pensamento, é perceptível a dificuldade enfrentada pelos indivíduos para conseguir emprego formal sem o ensino educacional completo. Sendo assim, a tendência é a elevação da pobreza no país, o que corrobora para o prejuízo da saúde mental dos cidadãos, os quais podem desenvolver depressão. Dessa forma, é essencial que medidas sejam realizadas, já que causa diversas consequências, como, por exemplo, o suicídio.
Portanto, é necessária a execução de ações. Logo, cabe ao governo, mediante utilização das verbas, promover cursos de capacitação aos indivíduos, de maneira que facilite a entrada no mercado de trabalho, a fim de resolver a problemática. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde promover atendimento de qualidade aos cidadãos por meio de investimentos em clínicas especializadas no tratamento psicológico, com o objetivo de evitar casos graves de depressão. Somente assim, será possível garantir os direitos de acordo com a Constituição Federal de 1988.
Jffgg
Oi espero ajudar.
.
Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
.
D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
.
■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
.
Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)