O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 0

No filme, O coringa, a dramatização relata a história de um homem, que por conta de problemas vividos em sua vida e se tornou um psicopata. No mundo real, a situação não é diferente, tendo no Brasil, uma grande quantidade de pessoas depressivas, por conta do preconceito e dos tratamentos precários.

Segundo o físico, Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que romper um preconceito. Nesse contexto, fica evidente a dificuldade de combater as diferenças imposta pela sociedade, que muitas vezes vivenciam casos com pessoas próximas e não fazem nada para ajuda-lás, agravando ainda mais o acontecido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é gasto cerca de um trilhão de dólares no mundo com problemas mentais. No entanto, ainda há pacientes que sofrem pela falta de medicamentos e profissionais capacitados para o atendimento, além disso, há casos onde o portador da doença acaba não conseguindo ser atendido, impossibilitando a sua melhora.

Todavia, medidas deverão serem tomadas para disseminar o problema. O Ministério da Saúde deverá se atender a formação de mais profissionais por meiode campanhas publicitárias e proporcionar palestras nas escolas, com o objetivo de reflexão na sociedade, para que assim, o número de pessoas com doenças mentais diminua e consequentemente, alcançarmos um equilíbrio social.

Compartilhar

6 Correções

  1. Bom dia, sua redação está meio confusa em alguns períodos, além de apresentar alguns desvios de ortografia, concordância e falta de uma argumentação mais forte. Sua conclusão está incompleta (só apresenta o agente, a finalidade e o meio) e não é adequada para uma boa resolução do problema.
    C1- 120
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 180
    C5- 80
    Total= 660

    • 0
  2. A redação foi boa. Eu gostei dos repertórios, porém acredito que possa explicar mais, achei meio resumido. E para mim faltou interpretação pessoal. Se atente na ortografia, vi erros ao longo da redação. Não vi uma proposta boa para a solução dos problemas.
    1) 140
    2) 160
    3) 160
    4)160
    5)100

    • 1
  3. Introdução: erro ortográfico ao inserir um “e” no repertório, que por não ter função dificulta a leitura e o entendimento. Repertório mal interpretado, teses fracas por tangenciarem o tema, foi solicitado o enfoque nos estigmas, preconceitos, e não em como surgem as doenças mentais ou como elas são tratadas. Faltou justificar o tema.

    Desenvolvimento 1: A sociedade “vivencia”. Ótimo repertório. Faltou a interpretação pessoal a cerca do repertório e porque ele se relaciona ao argumento. A sociedade só vivencia? Então quem comete o preconceito? Casos de que?

    Desenvolvimento 2: São gastos cerca de um trilhão de DÓLARES. Mas o que que a falta de acesso ao tratamento tem a ver com os estigmas? Tangenciou o tema.

    Conclusão: Medidas devem ser ou deverão ser tomadas, tratasse de um verbo auxiliar e um principal, sendo que somente o principal varia em número (singular plural). Medidas vão disseminar o problema? Medidas devem resolver o problema! O Ministério da Saúde deverá se atentar. Profissionais de que área? Profissionais são formados em palestras e campanhas ou em cursos e universidades? reflexão sobre o quê? Você deve combater os preconceitos para atingir equilíbrio social e não diminuir as pessoas doentes. As pessoas doentes existem e não são uma praga que deve ser eliminada e sim respeitada! Leve violação dos direitos humanos.

    Competência 1: Ortografia: 120 pontos;
    Competência 2: Compreensão da proposta: 80 pontos;
    Competência 3: Seleção e organização das informações: 80 pontos;
    Competência 4: Argumentação do texto: 80 pontos;
    Competência 5: Proposta de Intervenção: 80 pontos;

    Nota: 440.

    • 1
  4. 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
    2) Compreensão da proposta de redação;
    3) Seleção e organização das informações;
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

    • 0
  5. Boa noite
    Sua redação foi um pouco boa
    Contudo,medidas devem ser tomadas para disseminar o problema. O Ministério da Saúde deverá atender a formação de mais profissionais por meio de campanhas publicitárias e proporcionar palestras nas escolas, com o objetivo de reflexão na sociedade, para que assim, o número de pessoas com doenças mentais diminua e consequentemente, alcançaremos um equilíbrio social.

    ##################################competencias:

    1 = 110
    2 = 160
    3 = 160
    4 = 180
    5 = 200##########910

    • 1
  6. Boa noite!

    Excelente redação, porém achei muito resumida e os desfechos finais deveriam ser mais críticos…

    Todavia, medidas deverão serem tomadas para disseminar o problema. O Ministério da Saúde deverá se atender a formação de mais profissionais por meiode campanhas publicitárias e proporcionar palestras nas escolas, com o objetivo de reflexão na sociedade, para que assim, o número de pessoas com doenças mentais diminua e consequentemente, alcançarmos um equilíbrio social.

    ==================================
    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 180 ============= 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.