Estudante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Parafraseando o contratualista John Locke, é dever do Estado garantir o bem-estar social do indivíduo. Entretanto, não é o que se observa na sociedade brasileira do século XXI, visto que, milhares de brasileiros, sem apoio estatal, encontram-se cada vez mais isolados e acometidos de doenças mentais. Nesse contexto, fatores como bullying e relações abusivas podem corroborar o aumento de quadros de depressão e ansiedade no corpo social.

Em primeiro plano, na série televisiva “13 reasons why”, transmitida pela rede de streaming “Netflix”, é contada a história da jovem Hannah Baker, que durante a trama apresenta através de fitas de áudio, as causas que levaram-a à cometer suicídio no último episódio. De maneira análoga à ficção, os jovens estão cada vez mais sendo alvos de bullying e, consequentemente, desencadeando problemas relacionados à saúde mental. Sob tal óptica, é imprescindível promover meios que amenizem de maneira eficaz o problema.

Em segundo plano, relacionamentos abusivos -amorosos  ou familiares- intensificam a problemática. Na obra cinematográfica “A sociedade dos poetas mortos”, o jovem Neil, ao se ver sem saída devido às pressões de seu pai, acaba tirando a própria vida. Dessa forma, torna-se evidente o impacto de terceiros nas ações individuais, assim, consoante ao pensamento sociológico de Émille Durkheim, o suicídio é um fator social, portanto, quando é cometido, toda população torna-se responsável. 

Destarte, é mister criar medidas com o fito de atenuar esses entraves. Logo, é dever da Organização Mundial da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, financiar reuniões mensais- ministradas por psicólogos- em escolas de rede pública e privada; que deverão oferecer aporte coletivo aos jovens através de atividades elucidativas e, para casos de doenças mentais, auxílio gratuito de psiquiatras. Além disso, faz-se necessário a divulgação de campanhas midiáticas e criação de vídeos para o youtube sobre ansiedade, a fim de alcançar todas as camadas da sociedade. Dessa maneira, o Estado irá de fato garantir o bem-estar do cidadão, assim como foi proposto por Locke.

Compartilhar

2 Correções

  1. Demais sua redação! Parabéns!

    Vou contribuir aqui com a correção e alguns erros, que foi possível observar.
    • Através de – Pode simplificar a parafrase empregando: “por”.
    • que levaram-a – Certos pronomes relativos, conjunções subordinativas e advérbios devem ser seguidos de próclise. ( que a levaram)
    • à comete – Não se aplica a crase antes de um verbo.

    • 1
  2. No geral, ótima redação! Acho que você pode utilizar menos repertórios socioculturais. escolha os dois ou três melhores que mais legitimem sua tese. Dessa forma você terá mais espaço no texto para desenvolver seus próprios argumentos.
    Tem o errinho da crase que outras avaliações já citaram.
    Acho que na proposta de intervenção você poderia colocar: “Uma parceria ente os Ministérios da Saúde e Educação. Tornaria sua proposta mais realista e praticável considerando que o tema focava mais no Brasil. OMS ficaria melhor se você quisesse abranger o mundo todo.
    Notas por competência:
    [1] 160
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 160
    Total: 800

    • 0
  3. Olá, espero que ajude. Gostei muito, parabéns e continue praticando :)

    INTRODUÇÃO:
    Parafraseando o contratualista John Locke, é dever do Estado garantir o bem-estar social do indivíduo. Entretanto, não é o que se observa na sociedade brasileira do século XXI, visto que, milhares de brasileiros, sem apoio estatal, encontram-se cada vez mais isolados e acometidos de doenças mentais. Nesse contexto, fatores como bullying e relações abusivas podem corroborar o aumento de quadros de depressão e ansiedade no corpo social. [1]
    [1] Excelente! Tese bem explícita e não identifiquei desvios gramaticais.

    D1:
    [2] Em primeiro plano, na série televisiva “13 reasons why”, transmitida pela rede de streaming “Netflix”, é contada a história da jovem Hannah Baker, que durante a trama apresenta através de fitas de áudio, as causas que levaram-a [3] à [4] cometer suicídio no último episódio. De maneira análoga à ficção, os jovens estão cada vez mais sendo [5] alvos de bullying e, consequentemente, desencadeando problemas relacionados à saúde mental. Sob tal óptica, é imprescindível promover meios que amenizem de maneira eficaz o problema. [6]
    [2] Não se esqueça do tópico frasal.
    [3] Substitua essa colocação pronominal.
    [4] O uso da crase não admite verbos.
    [5] Tente não utilizar gerúndio no seu texto.
    [6] Gostei muito do seu parágrafo, no entanto, acho que você poderia ter desenvolvido um pouquinho mais suas ideias.

    D2:
    Em segundo plano, relacionamentos abusivos -amorosos ou familiares- intensificam a problemática. [7] Na obra cinematográfica “A sociedade dos poetas mortos”, o jovem Neil, ao se ver sem saída devido às pressões de seu pai, acaba tirando a própria vida. Dessa forma, torna-se evidente o impacto de terceiros nas ações individuais, assim, consoante ao pensamento sociológico de Émille Durkheim, o suicídio é um fator social, portanto, quando é cometido, toda população torna-se responsável. [8]
    [7] Insira um conectivo.
    [8] Esse parágrafo ficou muito expositivo. Evite o excesso de repertórios e invista em suas próprias ideias e marcas de autoria.

    CONCLUSÃO:
    Destarte, é mister criar medidas com o fito de atenuar esses entraves. Logo, é dever da Organização Mundial da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, financiar reuniões mensais- ministradas por psicólogos- em escolas de rede pública e privada; que deverão oferecer aporte coletivo aos jovens através de atividades elucidativas e, para casos de doenças mentais, auxílio gratuito de psiquiatras. Além disso, faz-se necessário a divulgação de campanhas midiáticas e criação de vídeos para o youtube sobre ansiedade, a fim de alcançar todas as camadas da sociedade. Dessa maneira, o Estado irá de fato garantir o bem-estar do cidadão, assim como foi proposto por Locke. [9]
    [9] Excelente proposta.

    Notas por competência:
    [1] 160
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 200
    Total: 840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.