A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, direito da saúde, com inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante de tal, perspectiva, faz se analisar a omissão e indiferença do Estado.
Em primeira análise, deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as doenças mentais na sociedade. Nesse sentido, o governo da pouca importância na saúde, no quissito saúde mental. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura se com uma violação do “contrate social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direitos indispensáveis, como a saúde, que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de profissionais adequados em ambientes escolares e em centros de saúde quando se trata de saúde mental, como impulsionar da problemática no Brasil. Segundo o site Zenkleub, o Brasil que tem mais depressivos da América Latina. Diante desse exposto, é claro que o país está despreparado em questão de ajuda e lidar com saúde mental dos brasileiros. Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combate esse obstáculo. Para isso é imprescindível que o governo por intermédio de ações governamentais, como instalações de centros de ajuda próprio para tratar sobre saúde mental com voluntários, colocar profissionais adequados a lidar com estado mental do paciente. A fim de diminuir a depressão, ansiedade e transtornos mentais na sociedade brasileira. Assim, consolida-se a, uma sociedade mais estável mentalmente, onde o Estado desempenha corretamente o “contrate social”, tal como afirma John Locke.
Vitorio
Ótima Redação! Boa tarde. Bem, como foi supracitada acima, teve muitos erros, o que a professora ou professor, sua redação vale de 800 à 900. Na minha opinião, curta o seu dia, um bom final de semana! Temos que pensar que, a matriz do Enem mudou e, outrossim, ele errou 3 erros a mesma coisa, enton, para o olho do corretor ele errou só 1 única vez!
Fernanda8947
Oi, bom dia! Primeiro deve-se comentar que você tem um ótimo estilo de escrita! Mas reparei alguns erros e enganos com os quais você deve arrumar para a redação ficar cada vez melhor, então criarei alguns tópicos em que deve-se trabalhar para a reformulação desse texto.
1- Sinto te dizer mas você tangenciou o tema da redação, caso não saiba o MEC define tangenciar a redação como: “Considera-se tangenciamento ao tema uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”, nesse caso você dissertou sobre o tema saúde mental mas esqueceu por completo do termo estigma que pode ser relacionado a preconceito, logo sua redação deveria ser sobre O PRECONCEITO ASSOCIADO AS DOENÇAS MENTAIS, e não apenas sobre doenças mentais, infelizmente ao tangenciar o tema você consegue no máximo 120 em cada competência, o que leva a uma nota máxima de 600 pontos.
2- No seu segundo e terceiro parágrafos senti falta de um desenvolvimento argumentativo, mesmo se o tema central fosse apenas saúde mental eu sentiria falta de uma argumentação mais elaborada, tente sempre relacionar algum aspecto histórico, ou cultural em um parágrafo no qual cita um filósofo ou dado para dar mais embasamento a sua argumentação.
3- No seu terceiro parágrafo reparei que você citou um site, você poderia inserir algum aspecto sobre ele, ele é um site de notícias? um site sobre livros? um site sobre pesquisas feitas com a população? MAS ATENÇÃO, sempre recomendo que saiba informações gerais sobre qualquer tema, o que seria isso? Informações históricas, citações de filósofos, questões culturais, argumentos de autoridade e se distancie de dados ou informações muito específicas que talvez não lembre na hora do vestibular.
4- A sua conclusão foi bem desenvolvida mas ao tangenciar o tema você da a solução para outro problema sem ser aquele abordado na chamada da redação.
—> Note que ao tangenciar o tema, sua argumentação e sua conclusão perdem credibilidade, pois não é atrelada ao tema principal
—> Recomendo que você ao ler o tema do texto sempre grife os eixos temáticos presentes, aqui um exemplo de como isso pode te ajudar:
O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
O *ESTIGMA* ASSOCIADO ÀS *DOENÇAS MENTAIS* NA *SOCIEDADE* BRASILEIRA
Ao grifar os termos Estigma, Doenças Mentais e Sociedade você percebe que o eixo principal não é saúde, mas sim SOCIEDADE por se tratar de um preconceito, sendo o eixo secundario SAÚDE.
Minha nota seria de 520 para sua redação
Continue praticando para melhorar cada vez mais!