São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Contudo, o cenário brasileiro contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que pessoas com doenças mentais são vítimas de estigma e de preconceito. Nessa perspectiva, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude do silenciamento e da má influência midiática.
Convém ressaltar, a princípio, que a invisibilização é um fator determinante para a persistência dos estigmas em relação às pessoas com doenças psiquiátricas. Nesse sentido, Schopenhauer traz uma contribuição ao defender que os limites do campo de visão das pessoas são determinados pelo entendimento a respeito do mundo. Com isso, observa-se que quando há um silenciamento, há a falta de informação e, assim as pessoas passam a agir de acordo com a sua visão de mundo, o que acham que é o certo e acabam atribuindo estigmas às pessoas com doenças mentais.
Além disso, a má influência da mídia é outro fator que dificulta a resolução de tal problemática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não pode ser transformado em mecanismo de opressão. Sob essa lógica, as redes sociais e as mídias de massas ao invés de estabelecerem ambientes de inclusão e bem-estar dessas pessoas, fazem o contrário se tornando lugares de julgamento e opressão.
Portanto, urge que uma intervenção seja implantada. O Ministério da Saúde juntamente com ONG’S especializadas no assunto devem criar um projeto sobre doenças psiquiátricas, por meio da realização de rodas de conversas e palestras para toda a população, a fim de levar conhecimento e diminuir o invisibilização da problemática. Tal ação devem ser divulgada nos canais midiáticos e nas redes sociais dos realizadores, com intuito de reverter a má influência da midiática. Dessa forma, o Brasil se tornaria um exemplo para São Tomás de Aquino.
alicenunesbb
COMPETÊNCIA 1 : 200 pontos, excelência domínio da norma padrão, não apresentando erros ou devido gramaticais.
COMPETÊNCIA 2: 160, desenvolve bem o tema, desenvolve uma argumentação consistente,, mas não explora totalmente os aspectos principais.
COMPETÊNCIA 3: 160, o texto tem coesão em partes, mas falha em outras, deixando um pouco bagunçado
COMPETÊNCIA 4: 200, desenvolve e articule as partes do texto sem inadequações na ultilizaçao dos recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: 200, Ótima proposta de intervenção, é clara e inovadora.
taismenta
Redação boa, porem poderia ter usado algumas palavras mais ricas, enfeitando mais seu texto.
sua introdução fico muito boa porem a conclusão nem tanto, ficou um pouco repetitivas, mas teve uma boa proposta de intervenção!
Sua citações foram muito boas e bem desenvolvidas, de acordo com as ideias de cada um.
Parabéns!
Continue escrevendo!
drii
Adorei a redação!!
(obs: ainda estou aprendendo a mexer na plataforma)
C1: achei sua gramatica boa, substituiria poucas palavras apenas.
180
C2: Ok tbm, não fugiu do tema e das palavras chaves, como Estigmas e Doenças mentais
160
C3:
140
C4: Utilizou varios conectivos, tanto no início dos paragrafos, quanto no desenvolvimento
200
C5: encontrei todos os “requisitos”, ação,agente,modo,finalidade,detalhamento
180
Nota final: 860
Parabéns!!!
ReisGi
ótima redação, excelente estrutura, bem articulada te renderia uma ótima nota
com um pouco mais de pratica você vai chegar ao mil sem duvidas
acho que sua redação esta bem nos termos do que o enem pede (de acordo com a grade de correção/material dos corretores0)
parabens pelo esforço e pela redação , você vai longe
HelenaBM
Uma ótima redação! O repertório é denso com utilização de filosofia e sociologia para argumentar e sustentar a tese.
Primeiro parágrafo: Início com repertório, o que é interessante e engaja o leitor, porém seria melhor especificar quem é, fornecer alguma característica; Problematização e contextualização clara; Tese com dois núcleos bem clara também, o que deixou objetiva sua opinião. O que seria interessante é especificar a quem esse “silenciamento” se refere (você já explica no segundo parágrafo que se refere a sociedade, então nada grave).
Segundo parágrafo: ótimo início com conectivos e tese em evidência! Seria interessante dar um adjetivo que caracterize quem é Shopenhauer. Na análise desse repertório, talvez fosse melhor já especificar sobre qual silenciamento estamos falando e sobre o que é essa falta de informação (explicitar para trazer objetivamente a teoria do filósofo para seu texto). Por exemplo: “Com isso, observa-se que o silenciamento acerca das doenças mentais gera, na sociedade, uma falta de informação sobre as mesmas […]”. Além disso, acho que seria importante reforçar como é essa visão de mundo das pessoas do Brasil, ela é excludente, por exemplo? Caracterizar essa visão de mundo talvez dispensaria o termo “o que acham que é o certo”. Nesse parágrafo, também notei repetição das palavras “pessoas”(3X) e “mundo” (2x, estavam muito perto e designavam o mesmo conceito).
Terceiro parágrafo: bons conectivos! De novo, seria interessante especificar quem é Pierre. Na análise desse repertório, faltou deixar explícito que as redes sociais desrespeitam a lógica do sociólogo, já que elas foram criadas justamente para serem um ambiente de conexão entre as pessoas. Isso te ajudaria a usar mais eficientemente suas referências. Além disso, por que elas são um ambiente de opressão? Qual é a má influência da mídia? Poderia utilizar outro repertório aqui.
Conclusão: Proposta de intervenção boa e completa! Conectivo presente; Repetição de midiáticos (as) no mesmo período (poderia substituir por canais de comunicação). A frase final também podia ser melhor elaborada: exemplo de quê? de uma sociedade inclusiva? de uma sociedade igualitária?
Em geral, uma bela e bem fundamentada redação. Pela grade do ENEM, acredito que seria uma nota acima da média. Problemas: 1. Argumentos (desenvolva mais e mais explicitamente, relacionando bem com o repertório) e 2. sinônimos (faça menos repetições de vocabulário).
Pontos fortes: Coesão, repertório, gramática, pontuação.
Espero que eu tenha ajudado! :)
Gledson Oliveira
primeiramente, parabéns pela sua redação!
você possui um ótimo domínio da escrita formal, conseguiu compreender a proposta de redação e aplicou diversos conceitos de diversas áreas.
Você articulou bem as partes do seu texto e usa diversos recursos coesivos
No segundo parágrafo, ao referenciar algum autor você poderia especificá-lo melhor, por exemplo: “Segundo Schopenhauer, filósofo alemão, a ….”.(NO PRIMEIRO PARÁGRAFO, AO CITAR TOMÁS DE AQUINO, VC TBM PODERIA FAZER ISSO, ASSIM COMO NO SEGUNDO DESENVOLVIMENTO DO SEU TEXTO)
Acho que você poderia mudar esse trecho que diz sobre a “falta de informação”, pois não é muito bem o que Schopenhauer quis dizer (CREIO que o que vc pretendeu dizer foi o fato de que os conhecimentos adquiridos pelas pessoas são limitados, principalmente em nossa sociedade contemporânea onde há uma valorização apenas da ludicidade e dos prazeres que fazem as pessoas não formarem opiniões baseadas em estudos e conhecimentos mais concretos)
Os seus desenvolvimentos eu achei que você poderia trabalhar e escrever um pouco mais sobre seus argumentos, desenvolva mais o seu ponto de vista e conclua as ideias no final de cada parágrafo.
espero ter ajudado um pouquinho, também estou na luta estudando para arrasar no px enem.
parabéns, novamente!
continue estudando que eu tenho certeza do seu sucesso!
um abraço!
bellurrea
dspdsojfeojdfffffffffffffffhdjiurrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrifjkjsakwoeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuwgyethwkdmyqo0ewsssssssssskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkknnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo