Segundo o artigo 196 da Constituição Federal a Saúde é direito de todos e é dever do Estado garanti-lá . Contudo nota-se que no Brasil deficientes mentais não tem condições igualitárias no corpo social . Duas causas disso são a desinformação da sociedade e a negligência estatal. Logo medidas são necessárias para a inclusão social desses indivíduos.
Primeiramente vale destacar um exemplo do comportamento da população perante pessoas com doenças mentais. Em outubro de 2020 na 12ª edição do reality show: A Fazenda , onde após um surto da participante Raissa Barbosa , diagnosticada com a síndrome de Borderline ,a direção do programa foi muito criticada por escolher para o elenco uma ”doente mental”.
Em segundo plano cumpre destacar ainda que no território nacional temos uma parcela significativa de pessoas com distúrbios mentais e mesmo assim o tema não é discutido com frequência em palestra de cunho educativo que ocorrem em ambiente escolar.
Portanto vê se necessário realização inclusiva de palestras, workshops e Sprits sobre doenças mentais para que estigmas da população sobre essa temática sejam banidos.
thaissmidori
Oie, bom dia!!
Também sou estudante, não lá muito competente com correções, mas espero ajudar como posso :). Vamos lá!
*INTRODUÇÃO*
Segundo o artigo 196 da Constituição Federal a Saúde[1] é direito de todos e é dever do Estado garanti-lá[2] . Contudo[3] nota-se que no Brasil deficientes mentais não tem condições igualitárias no corpo social . Duas causas disso são a desinformação da sociedade e a negligência estatal. Logo[4] medidas são necessárias para a inclusão social desses indivíduos.
[1] – saúde (inicial minúscula)
[2] – garanti-la (sem acento)
[3] – vírgula após conectivo
[4] – vírgula após conectivo
* Cuidado com as sentenças muito curtas. Foram 4 pontos finais em 5 linhas; busque utilizar os conectivos mesmo no meio de uma frase, ou mais vírgulas.
*DESENVOLVIMENTO 1*
Primeiramente[1] vale destacar um exemplo do comportamento da população perante pessoas com doenças mentais. Em outubro de 2020[2] na 12ª edição do reality show: A Fazenda , onde após um surto da participante Raissa Barbosa , diagnosticada com a síndrome de Borderline ,a direção do programa foi muito criticada por escolher para o elenco uma ”doente mental”.
[1] – vírgula após conectivo
[2] – vírgula
* Exemplo válido, mas atente-se ao parágrafo curto.
*DESENVOLVIMENTO 2*
Em segundo plano[1] cumpre destacar ainda que no território nacional temos[2] uma parcela significativa de pessoas com distúrbios mentais e[3] mesmo assim[3] o tema não é discutido com frequência em palestra de cunho educativo que ocorrem[4] em ambiente escolar.
[1] – Vírgula após conectivo
[2] – Evite conjugações verbais em primeira pessoa, lembre-se que que a estrutura do texto buscará, sempre, impessoalidade. Recomendo a subtituição por “há”
[3] – “mesmo assim” entre vírgulas
[4] – “palestra” está no singular, mas a conjugação “ocorrem” no plural. Errinho de concordância, acontece.
*CONCLUSÃO*
Portanto[1] vê[2] se necessário[3] realização inclusiva de palestras, workshops e Sprits sobre doenças mentais para que estigmas da população sobre essa temática sejam banidos.
[1] – Vírgula após conectivo
[2] – vê-se (com hífen)
[3] – mais um errinho de concordância. O mais recomendado seria “vê-se necessária (feminino) a realização”.
*Lembre-se, a proposta de intervenção deve conter 5 agentes: ação, agente, modo, efeito, detalhamento. Sua proposta contém apenas ação e efeito.
—
Visão geral:
Sua redação tem a estrutura correta de introdução, d1, d2 e conclusão.
Entretanto, note que ela está relativamente curta. Você possui até 30 linhas e utilizou apenas 17, deixando sua argumentação um tanto rasa. Por exemplo, no Desenvolvimento 1, apesar de ter deixado um exemplo consistente, você não argumentou sob ele. Após o exemplo, seria interessante uma frase como “Sob tal ótica, evidencia-se que o público brasileiro ainda não bla bla bla”, reforçando sua argumentação. No Desenvolvimento 2, você poderia ter abordado o porquê dessa conversação ser tão importante e, é claro, poderia ter deixado a conclusão mais completa.
Apesar de tudo, é bem claro que está se esforçando bastante para entender o funcionamento e a estrutura. Se possível, leia algumas redações nota 1000 no “Redamil” do Lucas Felpi e atente-se ao modo com que os estudantes desenvolvem o texto. Continue estudando, está num bom caminho :)