Iniciante

O estigma associado á doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal a Saúde é direito de todos e é dever do Estado garanti-lá . Contudo nota-se que no Brasil deficientes mentais não tem condições igualitárias no corpo social . Duas causas disso são a desinformação da sociedade e a negligência estatal. Logo medidas são necessárias para a inclusão social desses indivíduos.

Primeiramente vale destacar um exemplo do comportamento da população perante pessoas com doenças mentais. Em outubro de 2020 na 12ª edição do reality show: A Fazenda , onde após um surto da participante Raissa Barbosa , diagnosticada com a síndrome de Borderline ,a direção do programa foi muito criticada por escolher para o elenco uma ”doente mental”.

Em segundo plano cumpre destacar ainda que no território nacional temos uma parcela significativa de pessoas com distúrbios mentais e mesmo assim o tema não é discutido com frequência em palestra de cunho educativo que ocorrem em ambiente escolar.

Portanto vê se necessário realização inclusiva de palestras, workshops e Sprits sobre doenças mentais para que estigmas da população sobre essa temática sejam banidos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oie, bom dia!!
    Também sou estudante, não lá muito competente com correções, mas espero ajudar como posso :). Vamos lá!

    *INTRODUÇÃO*

    Segundo o artigo 196 da Constituição Federal a Saúde[1] é direito de todos e é dever do Estado garanti-lá[2] . Contudo[3] nota-se que no Brasil deficientes mentais não tem condições igualitárias no corpo social . Duas causas disso são a desinformação da sociedade e a negligência estatal. Logo[4] medidas são necessárias para a inclusão social desses indivíduos.

    [1] – saúde (inicial minúscula)
    [2] – garanti-la (sem acento)
    [3] – vírgula após conectivo
    [4] – vírgula após conectivo
    * Cuidado com as sentenças muito curtas. Foram 4 pontos finais em 5 linhas; busque utilizar os conectivos mesmo no meio de uma frase, ou mais vírgulas.

    *DESENVOLVIMENTO 1*

    Primeiramente[1] vale destacar um exemplo do comportamento da população perante pessoas com doenças mentais. Em outubro de 2020[2] na 12ª edição do reality show: A Fazenda , onde após um surto da participante Raissa Barbosa , diagnosticada com a síndrome de Borderline ,a direção do programa foi muito criticada por escolher para o elenco uma ”doente mental”.

    [1] – vírgula após conectivo
    [2] – vírgula
    * Exemplo válido, mas atente-se ao parágrafo curto.

    *DESENVOLVIMENTO 2*

    Em segundo plano[1] cumpre destacar ainda que no território nacional temos[2] uma parcela significativa de pessoas com distúrbios mentais e[3] mesmo assim[3] o tema não é discutido com frequência em palestra de cunho educativo que ocorrem[4] em ambiente escolar.

    [1] – Vírgula após conectivo
    [2] – Evite conjugações verbais em primeira pessoa, lembre-se que que a estrutura do texto buscará, sempre, impessoalidade. Recomendo a subtituição por “há”
    [3] – “mesmo assim” entre vírgulas
    [4] – “palestra” está no singular, mas a conjugação “ocorrem” no plural. Errinho de concordância, acontece.

    *CONCLUSÃO*

    Portanto[1] vê[2] se necessário[3] realização inclusiva de palestras, workshops e Sprits sobre doenças mentais para que estigmas da população sobre essa temática sejam banidos.

    [1] – Vírgula após conectivo
    [2] – vê-se (com hífen)
    [3] – mais um errinho de concordância. O mais recomendado seria “vê-se necessária (feminino) a realização”.
    *Lembre-se, a proposta de intervenção deve conter 5 agentes: ação, agente, modo, efeito, detalhamento. Sua proposta contém apenas ação e efeito.


    Visão geral:
    Sua redação tem a estrutura correta de introdução, d1, d2 e conclusão.
    Entretanto, note que ela está relativamente curta. Você possui até 30 linhas e utilizou apenas 17, deixando sua argumentação um tanto rasa. Por exemplo, no Desenvolvimento 1, apesar de ter deixado um exemplo consistente, você não argumentou sob ele. Após o exemplo, seria interessante uma frase como “Sob tal ótica, evidencia-se que o público brasileiro ainda não bla bla bla”, reforçando sua argumentação. No Desenvolvimento 2, você poderia ter abordado o porquê dessa conversação ser tão importante e, é claro, poderia ter deixado a conclusão mais completa.

    Apesar de tudo, é bem claro que está se esforçando bastante para entender o funcionamento e a estrutura. Se possível, leia algumas redações nota 1000 no “Redamil” do Lucas Felpi e atente-se ao modo com que os estudantes desenvolvem o texto. Continue estudando, está num bom caminho :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.