Em uma das cenas do filme ” Soul” da Pixar é retratado as chamadas “almas perdidas”, que consistem em almas que se desligam de seus corpos terrestres, por não conseguirem se livrar de suas ansiedades e tristezas, para salvar essas almas é necessário fazer com que elas se sintam confortáveis para se reconectar com seu corpo. Sob esse viés é possível perceber a importância da compreensão com as doenças mentais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde ( OMS) mais de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão, e é notório que o preconceito e a falta de empatia agravam essa situação.
É necessário salientar que, as doenças psiquiátricas são tratadas por muitos como frescura. Os sinais de depressão, por exemplo, são julgados como forma de chamar atenção, o que a invalida como doença. Na série os 13 Porquês tal descaso com a depressão contribuiu para o suícidio da protagonista Hanna Baker. Esse estigma impede que diversas pessoas procurem ajuda médica nos primeiros sintomas, fazendo com que a doença evolua para seu estágio mais grave, tendo como consequência, o baixo rendimento escolar, afastamento do emprego e da familia, e até o suícidio.
Ademais, vale citar que a crise de ansiedade é associada a uma reação exagerada. Pessoas utilizam de suas experiências de vida para inferiorizar o motivo pelo qual o indivíduo está tendo a crise. No entanto, sabemos que cada um reage a uma situção de uma forma, e isso deve ser respeitado.
Portanto, a falta de empatia interfere na erradicação dos estigmas associados à doenças mentais. O ministério da saúde deve promover um maior acesso á informações sobre doenças psiquiatricas através de campanhas e postagens na internet. Para que assim, os estigmas possam ser desconstruídos, e a população se torne mentalmente mais saúdavel.
O estigma associado à doenças mentais na sociedade brasileira
Compartilhar
lipearaujo
Bom dia
Ótimo texto.
Acredito que tire uma boa nota.
Acho que você poderia ter se aprofundado mais no desenvolvimento. O primeiro parágrafo do desenvolvimento está perfeito, mas o segundo mostra o mesmo ponto de vista do primeiro só que ao invés de abordar a depressão você falou da ansiedade
A conclusão está muito simplista e beirando o senso comum.
Mas no geral seu texto está bom
1/160
2/160
3/160
4/200
5/120
800
Boa sorte
Marianess
Gostei da sua redação, conseguiu aprensentar o tema proposto.
O D2 a argumentação tá fraca se comparada ao seu D1. Ainda no D2 vc utiliza “sabemos” em um texto dissertativo argumentativo vc n deve se incluir no texto poderia ter usado o “sabe-se”.
Na conclusão vc usa o “através” para substituir por meio e ele nao tem esse sentido deveria ter usado o por meio. Ao mais foi um bom texto. Sucesso
luisacris
Gostei da sua redação!! Percebi alguns desvios da norma culta mas dependendo do corretor não deve descontar muitos pontos ou até mesmo não descontar. Provavelmente você perderá pontos na competência 4, pois no seu texto não tem muita presenta de conectores textuais entre os períodos. A conclusão tem os 5 elementos então você fecha, o projeto de texto está bem feio, com as ideias bem colocadas e um repertório que se encaixa perfeitamente no tema! Você tirar por volta de 940 ou mais