Iniciante

O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

“Até quando você vai ficar mudo?Muda que o medo é um modo de fazer censura.” Esse trecho da música ate quando,do cantor e compositor brasileiro,Gabriel O Pensador, faz uma crítica ao sistema político social. Com efeito a canção explícita perfeitamente o atual cenário em relação aos estigmas associados às doenças mental no Brasil,no sentido de que esse é um grave problema silenciado.Desse modo, cabe debater acerca das causas e consequências da questão.
Primeiramente,nota-se que o silenciamento social é causa expressa da questão. Em consonância a isso a cronista brasileira Martha Medeiros,discorre em suas obras sobre a falta de debate social,afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha a tona. Desse modo,é notório a relação da afirmação da autora e a questão da baixa importância dada pelo governo em se tratando das doenças mentais,no sentido de que essa é uma questão silenciada,pois o seu debate traria a exposição de muitos reveses,e a fundamentação de incontáveis consequências,das quais seus responsáveis não demonstram capacidade para dirimir.
Ademais,a falta de políticas públicas é causa secundária do assunto. Sobre isso,Abraham Lincoln,célebre personalidade política americana,disse em um de seus discurso que “A política é serva do povo e não o contrário”. Em relação a tal afirmação,nota-se uma inconformidade,pois o estado brasileiro não promove ações políticas que incentivem na propagação da temática,ocasionando o preconceito e falta de interesse da população quando há debates sobre as pessoas que sofrem de transtornos mentais. Logo, ao contrário do que Lincoln explanou,a política atual não serve ao povo com ações,planos e metas públicas que atuem na questão abordada,fazendo com que su resolução seja quase utópica.
Portanto,medidas são necessárias para solucionar a problemática. O ministério da educação,por meio das escolas e universidades,deve criar uma campanha de debate social que incentive na discussão de assuntos silenciados socialmente,como é o caso do estigma ocasionado às doenças mentais na sociedade brasileira,tais debates devem ter alcance nacional,inclusive pela internet,com transmissões ao vivo por exemplo,para aumentar a possibilidade de discussão e para que todos tenham conhecimento sobre o assunto. Ademais,o Governo Federa,por meio de um projeto de lei entregue a câmara dos deputados,deve criar ações políticas que incentivem na questão da transmissão de informações sobre as marcas causadas pelas doenças mentais e a inclusão das pessoas que sofrem com o problema. Dessa forma,espera-se que o problema seja minimizado, e que a população possa estar inteirada sobre a questão.

Compartilhar

1 Correção

  1. Gostei da sua redação, trouxe diversos repertórios sócioculturais e áreas do conhecimento distintas e fora do clichê, conseguiu desenvolver o tema de forma geral se tangenciamento ou fuga ao tema e propôs uma boa proposta de intervenção.
    Uma boa redação e muito bem desenvolvida com o uso correto e necessário dos conectivos e sem repetições de palavras.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.