O estigma associada às doenças mentais na sociedade brasileira

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  1. Estamos vivendo tempos difíceis, onde as doenças mentais tem aumentado assustadoramente em nosso país, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que as mulheres são diretamente atingidas mais que os homens, com doenças relacionadas a transtornos mentais, devido as preocupações, emoções e tensões diárias muitas são expostas ao ridículo e ao preconceito como diagnósticas depressivas.
  2. O ser humano pode apresentar em qualquer fase dede sua vida alguns distúrbios nervosos, em inúmeras situações, não sabemos e temos ideias dos casos que provavelmente irão surgir pós pandemia, passamos por isolamento social, aprendemos a usar as tecnologias digitais a nosso favor mas nem todos tiveram essa ocupação segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que fala que 17% das crianças de 4 a 9 anos não tem acesso à internet, dificultando a convivência social.
  3. Sendo assim a constituição federal em seu artigo 6º revela que é direito de todos acesso à saúde…está claro a violação desta lei, pois temos um alto índice de pessoas com depressão e devem ser tratados como uma doença.
  4. Infelizmente as verbas federais não estão alcançando a todos, as políticas públicas deve investir e amparar a todos por igual, as instituições de ensino, religioso e familiar devem aparar, acolher, os que sofrem desse mal e assim teremos uma sociedade que têm seus direitos validados.
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6 Correções

  1. • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 140
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    • Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120
    Nota final: 620

    Como já falaram, há muitos erros bobos na sua redação. Mas se vc praticar durante esse ano, suas chances no próximo ENEM vão ser ótimas.

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  2. Bom, eu estou imaginando que você não fez esse Enem e, por isso, faço a correção sem foco na nota. Como você perceberá, há muitos errinhos facilmente consertáveis ao longo de um ano.

    Acho que o começo dos estudos pede um foco maior na estrutura de uma dissertação-argumentativa. Isso será fundamental para que a sua redação nunca tenha linhas sobrando – e vejo que você só escreveu 219 palavras, o que deve dar umas 20 linhas, ou seja, muito pouco para alcançar as maiores do Enem. O que será que faltou no seu texto?

    Acho que a primeira postura a ser mudada é sobre o ar expositivo que deu a essa redação. Lembre-se de que você está a convencer alguém, é dissertação-argumentativa, então o centro da sua está na defesa de um ponto de vista. Para o Enem, esse ponto de vista é necessariamente problematizante, porque, ao final, você deverá apresentar uma proposta de intervenção (para o problema que você abordou).

    Com isso, já temos algumas noções de que temos que cumprir funções no texto. São várias! Portanto, precisamos evitar frases longas – veja: há momentos no seu texto em que a pausa não é de vírgula, sequer falando a gente faria uma pausa com vírgula no lugar de ponto final, então é muito importante, nesse começo, ter a noção de quando usar o ponto final.

    Imagine que o ponto final serve para fechar uma ideia. Essa ideia, numa prova, é uma função. Quando você escrever uma frase, deve perguntar a si mesma: “qual função estou cumprindo com esta frase?”.

    Por ora, eu vou destacar as três primeiras funções que você precisará cumprir, que são as funções da Introdução. O resto ficará para outro momento, já que espero ver novas redações suas por aqui!

    A Introdução tem três funções:

    1 – Apresentar o tema. Isso significa mostrar ao corretor que você entendeu o tema – entendeu o que é estigma e o que é doença mental, nesse caso. Observe que é uma função que só tem como objetivo provar ao seu leitor que vocês estão falando a mesma língua: não se deve gastar muitas linhas apresentando o tema, ele não pontua muito.

    2 – Apresentar a tese. Aqui é quando você firma a sua posição sobre tema, é o “adjetivo” que você atribui a ele – quando você diz, por exemplo, que o preconceito tem raiz machista/misógina.

    3 – Deixar fios soltos (spoilers). Essa é a frase de final de introdução que você pode ler em quase todas as redações, porque ela é a que prova que você planejou o texto, é a que facilita ao corretor a identificação do seu projeto.

    Texto é um tecido, tem a mesma origem da palavra “têxtil”. Quando você começa a redação, já tem que saber como vai terminar (ou uma costureira começa a tecer um vestido sem saber como quer que ele termine?), e esse spoiler é um indício de que, ao escrever o primeiro parágrafo, você já sabia o que iria desenvolver.

    Bom, se isso foi útil, eu espero que me avise numa próxima redação; assim, poderei apresentar as outras funções, que não quero apresentar agora para não te cansar mais.

    Por falar em cansaço, eu deixei identificados todos os erros de norma culta abaixo. Alguns deles você mesma consegue identificar, só pelo fato de eu ter dito que é um erro. Será que consegue explicar o próprio erro? Bom, vou essa tarefa com você e, se quiser, faça como se fossem exercícios de português e mande a resposta por mensagem: “1.1 – não sei; 1.2 – acento/concordância; 1.3…”

    Talvez seja menos cansativo estudar assim: numa primeira parte, você se concentra na estrutura; depois, você se diverte com erros de português que não vão alterar tanto a sua a nota agora quanto as suas mudanças na estrutura dissertativo-argumentativa alterarão.

    ——————————————————- 1º parágrafo

    Estamos vivendo tempos difíceis, onde(1) as doenças mentais tem(2) aumentado assustadoramente em nosso país,(3) segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) revela(4) que as mulheres são diretamente atingidas mais que os homens, com doenças relacionadas a transtornos mentais,(5) devido as(6) preocupações, emoções e tensões diárias muitas são expostas ao ridículo e ao preconceito como diagnósticas depressivas.

    ——————————————————- 2º parágrafo

    O ser humano pode apresentar em qualquer fase de sua vida(1) alguns distúrbios nervosos, em inúmeras situações,(2) não sabemos(3) e temos(4) ideias dos casos que provavelmente irão surgir(5) pós pandemia(6),(7) passamos por isolamento social, aprendemos a usar as tecnologias digitais a nosso favor(8) mas nem todos tiveram essa ocupação(9) segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)(10) que fala que 17% das crianças de 4 a 9 anos não tem(11) acesso à internet, dificultando a convivência social(12).

    ——————————————————- 3º parágrafo

    Sendo assim(1) a constituição federal(2) em seu artigo 6º(3) revela que é direito de todos acesso à saúde…(4)está claro(5)(6) a violação desta lei, pois temos um alto índice de pessoas com depressão e devem(7) ser tratados(8) como uma doença(9).

    ——————————————————- 4º parágrafo
    Infelizmente as verbas federais não estão alcançando a todos,(1) as políticas públicas deve(2) investir e amparar a todos por igual,(3) as instituições de ensino, religioso e familiar devem amparar, acolher(4), os que sofrem desse mal e assim(5) teremos uma sociedade que têm(6) seus direitos validados.

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  3. Oi, juh! Achei vários termos verbais na 3⁰ pessoas,por exemplo “estamos”. No texto argumentativo dissertativo não é permitido usar a 3⁰ pessoa!

    Seus argumentos foram válidos,mas era preciso organizar melhor suas ideias!

    Mas tenha fé e continue fazendo redações até melhorar! Sucesso pra você, Juh!

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  4. Boa noite, não sou nd profissional, mas vou dzr o q notei.

    Introdução: não encontrei sua tese.
    Desenvolvimento: não encontrei uma explicação sobre sua afirmação. Não achei que o dados estatísticos apresentado por vc seja usado em temas como esse, vc fala sobre internet e em seguido sobre saúde, acho que, assuntos bem distintos.
    Sinceramente boa parte da redação, você abordou temas muitos diferenciados, que não aborda muito o que se pede…. mas acredito que possa melhorar! Boa sorte!

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  5. Sua redação está em terceira pessoa, Juh, o Enem não aceita se não for o texto todo assim. Infelizmente o texto não está dissertativo argumentativo, você somente organizou em parágrafos e com número, isso não pode. Suas ideias de argumento tiveram boa intenção, mas, o corretor vai te punir muito, infelizmente. Caso queira fazer Enem mais uma vez, invista na redação, vale muito a pena! Boa sorte!

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  6. Oii Juh! Então, a redação do Enem, seguindo as competências apresentadas, a principal delas é que seja um texto dissertativo argumentativo. Primeiramente, você iniciou a sua redação com a palavra “estamos” a redação não deve ser escrita em 1° pessoa, o correto seria que você não esteja inserida nela e sim a sociedade como um todo. Sua linha de raciocínio de acordo com a sua redação, está boa, mas faltou estrutura textual, repertório sociocultural, conectivos e está com alguns erros ortográficos. Mas, te desejo sorte para que consiga uma boa nota!

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