O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

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Ao analisar o tema o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil, vê-se que há muito tempo é visto como um problema. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente, o direito ao lazer para todos. Isso acontece não só pela falta de investimento, mas também a carência de incentivo à prática esportiva.

Além disso, o pouco investimento financeiro nas áreas de lazer prejudica a execução dessa atividade, tanto para pessoas portadoras de deficiência ou não. Outrossim o mal estado desses lugares torna mais difícil a promoção dos benefícios psicológicos e físicos dessa atividade.

Ademais, a falta de incentivo nas escolas ou nas residências, faz com que muitas pessoas deixem de praticar esporte, consequentemente desenvolvendo doenças como obesidade, sedentárismo e entre outras. Segundo o IBGE, 100 milhões de pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física no Brasil.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação agir atuando nos colégios, incentivando os alunos na importância dessa prática saudável, em conjunto o Ministério da Saúde deve atuar na criação de propagandas na televisão e nos colégios, que divulge a importância e benefício do esporte. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater a questão do esporte no país.

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4 Correções

  1. “Ao analisar o tema o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil, vê-se que há muito tempo é visto como um problema. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente, o direito ao lazer para todos. Isso acontece não só pela falta de investimento, mas também a carência de incentivo à prática esportiva.”
    **** A construção do parágrafo não apresenta uma boa progressão. Recomendo falar da Constituição antes, apresentando os direitos, para depois falar como o esporte pode ser aliado da garantia desses direitos. Na tese, precisa explicitar se falta alguma coisa para essa aliança “esporte-direitos” dar certo, e que coisas seriam essas.
    Obs: em “analisar o tema…”, bote o tema q vc se refere entre aspas.
    Obs2: em “mas também a carência…”, no lugar de “a”, ponha “pela”.

    “Além disso, o pouco investimento financeiro nas áreas de lazer prejudica a execução dessa atividade, tanto para pessoas portadoras de deficiência ou não. Outrossim o mal estado desses lugares torna mais difícil a promoção dos benefícios psicológicos e físicos dessa atividade.”
    **** Aqui você citou o que já tinha acabado de citar antes, com o conectivo de complementariedade, o que deixa meio sem coerência (recomendo começar o desenvolvimento 1 com “primeiramente’’, “de início”, etc.. Pesquise conectivos para aumentar o repertório.). Além disso, você não explica o que diz no texto. Precisa relacionar os argumentos entre si (ex: Como se dá a falta de investimento? Como ela prejudica o esporte?).
    Obs: Não vai ter como pôr no texto tudo que vier na sua cabeça. Por isso, anote antes de fazer a redação, todas as ideias, faça as conecções entre elas, e selecione para o texto somente as que vc julga serem as mais fortes, afinal é um texto dissertativo-argumentativo, então é necessária a tentativa de persuadir o leitor. Além disso, selecione com atenção as ideias para que elas deem fluidez ao texto, por isso faça relações de causa e consequência, de complementariedade, de oposição, etc., mas de forma que o texto progrida naturalmente.

    ”Ademais, a falta de incentivo nas escolas ou nas residências, faz com que muitas pessoas deixem de praticar esporte, consequentemente desenvolvendo doenças como obesidade, sedentárismo e entre outras. Segundo o IBGE, 100 milhões de pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física no Brasil.”
    **** O tópico frasal ficou extenso e contém, basicamente, toda a ideia do parágrafo. Recomendo que você pesquise sobre a estrutura da redação. Novamente os argumentos não foram detalhados (ao colocar dados, é necessário que se diga como ele se conecta com o que foi dito antes e o que ele significa).
    Obs: atenção na pontuação!!!

    Portanto, cabe ao Ministério da Educação agir atuando nos colégios, incentivando os alunos na importância dessa prática saudável, em conjunto o Ministério da Saúde deve atuar na criação de propagandas na televisão e nos colégios, que divulge a importância e benefício do esporte. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater a questão do esporte no país.
    **** Aqui -como em outras partes do texto-, há diversos erros de vírgula e ortografia (recomendo que assista aulas e pesquise os principais erros de pontuação nas redações, ajuda bastante!!). Ademais, não houve detalhamento da proposta de intervenção. O certo é organizar as propostas (é necessário pelo menos 1 bem detalhada, mas pra cada problema, apresente uma solução. Se já tiver detalhado 1, a outra pode ser mais geralzona), respondendo às perguntas: O QUÊ deve ser feito? QUEM vai fazer isso? COMO/DE QUE MODO vai ser feito/ implementado e POR QUÊ/ COM QUAL FINALIDADE?
    Obs: O texto foi fechado de maneira estranha, pois as medidas não seriam para combater a questão do esporte, mas sim combater às problemáticas que você apresentou (sugestão de final: “Dessa forma, o esporte poderá ser cada vez mais inclusivo e fazer valer o direito constitucional de todo cidadão.”

    seu texto, na minha opinião, valeria 500. (Não fique triste com as críticas, são elas que fazem a gente crescer e ficar cada vez melhor!! Você tem potencial, mas precisa se empenhar, como qualquer um! boa sorte, viu?!)

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  2. Olá, Cristina! Boa tarde!
    Ao analisar o tema o esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil, vê-se que há muito tempo é visto como um problema. Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente, o direito ao lazer para todos. Isso acontece não só pela falta de investimento, mas também a carência de incentivo à prática esportiva.

    Introdução: A construção do tópico frasal está meio estranha e vaga. Talvez se você iniciasse com o seu repertório, que é a Constituição Federal, faria mais sentido. Usou bons argumentos.

    Além disso, o pouco investimento financeiro nas áreas de lazer prejudica a execução dessa atividade, tanto para pessoas portadoras de deficiência ou não. Outrossim o mal estado desses lugares torna mais difícil a promoção dos benefícios psicológicos e físicos dessa atividade.

    Arg. 1: É mais adequado iniciarmos o primeiro argumento com um conectivo ou expressão conectiva que tenho sentido de iniciação do primeiro argumento, como: primeiramente, em primeiro lugar, a priori e etc. Depois de outrossim tem vírgula.

    Ademais, a falta de incentivo nas escolas ou nas residências, faz com que muitas pessoas deixem de praticar esporte, consequentemente desenvolvendo doenças como obesidade, sedentárismo e entre outras. Segundo o IBGE, 100 milhões de pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física no Brasil.

    Arg. 2: “sedentarismo”. Talvez se você colocasse seu repertório no tópico frasal, faria mais sentido.

    Portanto, cabe ao Ministério da Educação agir atuando nos colégios, incentivando os alunos na importância dessa prática saudável, em conjunto o Ministério da Saúde deve atuar na criação de propagandas na televisão e nos colégios, que divulge a importância e benefício do esporte. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater a questão do esporte no país

    Conclusão: “divulgue”. Para a conclusão deve ter 3 elementos: conectivo de conclusão + reescrever a tese + proposta de intervenção. A proposta de intervenção deve ter: Agente (quem?); Ação (o quê?); Modo (como?); Objetivo (para quê?); Detalhamento.
    Você usou o conectivo, mas não reescreveu a tese. Quanto a proposta de intervenção, você pode usar palavras que mostrem esses 5 elementos, assim, fica mais claro. Pode usar: ”modo”- através, por meio; ”objetivo” – com o objetivo, com o intuito, com a finalidade; e etc.
    No mais, você está indo bem, continue escrevendo e se aprimorando. Tem boas ideia e argumentos.

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  3. Oiê!
    Introdução:
    Aqui, vejo alguns erros na competência 1, já que tem ponto final onde deveria ter vírgula. A sua citação foi uma boa, mas procure relacioná-la melhor ao tema.

    Desenvolvimentos:
    Logo no desenvolvimento 1, percebo mais erros de pontuação. Também percebi uma terminologia um pouco “errada”: não se trata pessoas com deficiência como portadores de deficiência. Só no desenvolvimento é que fui percebendo que você estava tratando de pessoas com deficiência, o que é ruim, pois você deveria ressaltar isso na introdução. Tente procurar mais dados, citações e etc. para comprovar sua tese.

    Conclusão:
    Ela está incompleta.

    C1: 100
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 120
    Nota final: 600

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  4. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

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