O esporte como ferramenta de inclusão social

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Ronaldo Fenômeno, de origem da periferia, foi descoberto muito cedo e aos 17 anos já disputava sua primeira Copa do Mundo. Conquanto, casos como este são raros já que tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, observando que o esporte como ferramenta de inclusão social e a universalização desse direito social tão importante é dificultada. Diante dessa perspectiva, faz se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve se ressaltar a ausência de formações para professores e profissionais especializados para o desenvolvimento de projetos esportivos aliados a educação nas escolas, que ao serem implementados poderiam retirar jovens de situação de pobreza, criminalidade e evasão escolar. Essa conjuntura é violada pelo estado, segundo as ideias de Sócrates, que na Grécia antiga já afirmava, “as duas grandes habilidades necessárias ao desenvolvimento e formação do ser humano são a arte e o esporte.”, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos de direitos indispensáveis, o esporte como ferramenta de inclusão social, que infelizmente é pouco evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a ausência de investimentos para projetos e redução de patrocínios estatais para os mesmos. Segundo Leandro Carlos Mazzei, professor da Unicamp, “o ministério do esporte nunca teve orçamento capaz de cobrir todas as necessidades.” Logo é inadmissível que esse cenário continue a perpetuar.

Portanto, observa se a necessidade de combater tais obstáculos. Para isso a frente parlamentar do esporte (associação superpartidária de integrantes do poder legislativo que lutam por essa área), devem pressionar o poder legislativo para a criação de leis que garantam o acesso ao esporte nas escolas, por meio de protestos na câmara, a fim de ampliar o acesso ao esporte e reduzir a criminalidade e evasão escolar. Consolidando assim, uma sociedade mais próxima as ideias afirmadas por Sócrates.

 

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3 Correções

  1. Olá, bom dia!
    Vou pontuar alguns erros que percebi na sua redação.

    Na introdução você usou “Conquanto” erroneamente. Conquanto é uma conjunção concessiva, substitua por “embora” e você verá que essa conjunção está deslocada ali. O correto seria uma conjunção Adversativa, “Entretanto, No entanto, etc”.

    No segundo parágrafo você insere uma oração adverbial de modo no meio da frase que deveria estar isolada por virgulas “educação nas escolas, que ao serem implementados poderiam retirar”.

    Quanto ao conteúdo do texto, acho que você poderia ter desenvolvido um pouco mais o terceiro parágrafo

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  2. Olá!
    Sua escrita é muito boa, porém seu texto ficou raso em informações, citou muita frase, mas sem detalhamento. Seu D1 ficou mais parecido com uma conclusão do que a conclusão de fato( pois colocou uma solução logo na terceira linha). Seu D2 ficou bom, mas deveria ter aprofundado mais ideias. Sua conclusão ficou bem legal. Enfim, trabalhe mais no detalhamento e desenvolvimento nas próximas redações.

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  3. Oi! Você escreve muito bem, parabéns! Na minha opinião, apesar de bem escritos, os parágrafos são meio rasos, por exemplo, no segundo parágrafo você poderia ter desenvolvido qual é a situação de pobreza dos jovens, o que leva a criminalidade e evasão escolar, ao invés de só ter citado. Imagine que você está escrevendo para uma pessoa leiga, então teria que desenvolver e explicar esses agravantes, o que também envolveria mais o leitor! Disserte e desenvolva mais cada tópico, assim você acaba valorizando seu texto! Boa sorte!

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