Conforme o Globo Esporte, Rafaela Silva supera o racismo, pobreza e a exclusão social após à consagração olímpica no judô. De maneira análoga, percebe-se que, o esporte se protagoniza como ferramenta de inclusão social no Brasil, agravando vários fatores que contribuiram para integridade do país, seja pela diminuição da marginalização, como também a transformação social. Logo, faz-se fundamental analisar esses fatores e possível medida para ampliação dessa área esportiva na sociedade.
Em primeiro plano, é plausível destacar que o esporte impede que as crianças e os adolescentes recorram a criminalidade. Nesse viés, o futebol como uma das atividades mais atuante no Brasil é canalizador das energias desses jovens, tendo em vista, uma estabilização do menor nesse meio sadio, fazendo que o mesmo se afaste do mundo do crime.Concomitante, segundo Nelson Mandela, “O esporte tem a força de mudar o mundo, ele fala aos jovens uma linguagem que só eles compreendem.” Paralelamente, é indubitável que essa atividade modifica o cenário da marginalização, haja vista, o desenvolvimento do jovem fora da criminalidade atual.
Além disso, a prática esportiva pode ser um fator social transformador de algumas delimitações. Nessa sentindo, o desporto tem como atributo trazer a superação de obstáculos que são colocados na sociedade, nos quais são trazidos por pessoas portadoras ou não de deficiências, autoconfiança e a valorização dela como ser. Sob essa visão, nas paraolimpíadas de Londres em 2012, a delegação brasileira conseguiu um feito inédito com 21 medalhas de ouro, cujo tal fato desenvolveu uma abrangência significativa de novos atletas exclusos, por conseguinte de suas limitações. Destarte, é evidente a eficácia das atividades esportivas como forma de integração social, uma vez que, os indivíduos inclusos não são distinguidos.
Portanto, o esporte é uma ferramenta para inserção social e por isso deve ser ampliado. Por isso, cabe a Frente Parlamentar do Esporte, que se trata de uma associação suprapartidária de integrantes do poder legislativo que lutam por essa área, pressionar o Poder legislativo para criação de leis que garantam o acesso ao esporte nas escolas, periferias, entre outros âmbitos sociais, por meio de protestos na câmara, com a finalidade de ampliar o acesso ao esporte e reduzir problemas como a criminalidade e a negligência com pessoas deficientes. Desse modo, a sociedade caminhará para integridade social.
May
Boa tarde Alan!
Tudo bem?
Peço licença para realizar correção do seu texto!
Parabéns pela sua redação!
Excelente vocabulário, Excelente citações, Excelente proposta de intervenção, está completa.
Serve de exemplo para ser usada no Enem!
Continue treinando que sua vitória estará garantida!
Para aprimorar ainda mais, seria interessante pesquisar dados estatísticos sobre jovens em condições vulneráveis que utilizam o esporte como ferramenta para inclusão social.
Espero ter contribuído de forma positiva!
Mariana Moretti
Você utilizou conectivos adequadamente, frase bem escrita
No seu primeiro parágrafo você fala que o esporte protagoniza como ferramenta de inclusão social. Porém você continua a frase com o seguinte argumento “… agravando vários fatores que contribuiram para integridade do país, seja pela diminuição da marginalização, como também a transformação social.”Ora, se ele é benéfico porque ele agrava a diminuição da marginalização? Acho que você poderia escrever de outra forma.
No segundo parágrafo, você poderia abordar que o esporte incentiva os jogadores a estudar e conseguir boas notas, ensina respeito, elas tem menos tempo ocioso… e etc
Alandias12
Olá tudo bem? Bom, vc questiona: “Ora, se ele é benéfico porque ele agrava a diminuição da marginalização”, em qual momento do texto, ou melhor, na introdução que eu faço esse contraponto de idéias?! Se vc não percebeu, o texto é totalmente embasado nos benefícios de tal tema. Qnd eu digo: “Agravando vários fatores que contribuíram para a ‘integridade’ do país, seja pela diminuição da marginalização”. As palavras “Seja pela”, dá ênfase o benefício que tal prática fornece para o país. Não vejo nada de oposto.
Já no segundo parágrafo, poderia sim acrescentar essa sua ideia, no entanto, todavia, contudo, o parágrafo em sim está completo, sem evasão de argumentos e lógica.Logo, não precisa de adição de idéias.
Esse texto foi corrigido por um professor, o mesmo avaliou em 960. C1: 160*