O ensino da educação financeira e o impacto na vida das pessoas.

  • 0

No best seller intitulado : o Homem mais rico da babilônia, há dois personagens que buscam saber qual conhecimento necessário para obter prosperidade financeira. O oitavo conselho que lhes é dado diz :” aumente sua capacidade de ganhar , cultive seus poderes , estude e torne-se mais experiente e sábio”. No entanto, diferente do livro, tal aconselhamento não é levado a sério em nosso país , tendo em vista que a maioria da população está endividada .Então, deve se traçar estratégias em combate ao endividamento e descontrole das finanças, problemas ocasionados principalmente pela ausência de instrução financeira.

à vista disso, em primeiro lugar , é válido dizer que a Babilônia não era uma cidade rica em recursos naturais , seu enriquecimento foi baseado em estudos de como gerar e administrar recursos financeiros, algo que faz falta no Brasil. Parafraseando o filósofo e cientista benjamim franklin “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”, ou seja , quanto mais estudarmos sobre administração financeira, melhor administraremos nossos ganhos e gastos e colheremos resultados significativos, como a quitação de dívidas, uso consciente do cartão de crédito(um dos maiores responsáveis por endividamentos) e afins .

Ademais , a oferta de educação financeira poderá sanar problemas não só financeiros. De acordo com Universidade de São Paulo, em 2016 foram entrevistadas pessoas com endividamentos e, concluiu-se que 80% dos entrevistados possuíam ansiedade e depressão por causa das dívidas. Sendo assim, falar de finanças desde cedo é muito relevante , uma vez quando discutimos e aplicamos tais aprendizagens problemas como transtornos psicológicos podem ser sanados e/ou diminuídos.

Isso posto, cabe ao Ministério da economia e ao ministério da educação inserir uma nova disciplina na grade curricular do ensino básico, a qual tratará do assunto educação financeira com os estudantes ,desde as series iniciais. Também é necessário que seja oferecido um curso pelos órgãos supracitados com o mesmo tema para ser ofertado , a princípio, a quem encontra-se em estado de endividamento e posteriormente para estudantes que já se encontram no ensino superior, e que não possuem noções básicas de administração financeira. Sendo assim, aos estudarmos , nos tornaremos conhecedores do assunto, o que fará com que nosso pais prospere assim como ocorreu na Babilônia.

 

 

Pessoal, se puderem analisem com base no modelo de redação do Enem, pfv,o dia da prova tá chegando ;)

Compartilhar

1 Correção

  1. A estruturada da introdução está completa e bem coesa.

    No A1 comece com letra maiúscula e também o nome do filósofo, finalize o parágrafo falando sua indignação sobre o problema.

    Já no A2 quando cita ” a oferta de educação financeira poderá sanar problemas não só financeiros.” quais são os outros problemas que podem ser sanados.
    A proposta de intervenção tem frases desconexas, não é possível identificar o meio/modo da proposta.
    C1:120 C2:120 C3:120 C4:120 C5:160

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.