O ensino á distância para o futuro
A Constituição de 1988, documento mais importante do país, garante no Artigo de número 6, o direito á educação como sendo intrínseco a todo cidadão brasileiro. Portanto, tal “benefício” não tem se repercutido na prática quando se observa a desvalorização e descaso do ensino á distância, o EAD, que tem sido o meio educacional mais eficaz durante o período de pandemia do novo corona vírus. Diante disso, torna-se necessária a análise dos fatores que contribuem para esse cenário.
Em primeiro plano, deve-se analisar a ausência das medidas governamentais perante o incentivo ás Instituições públicas, para manter a educação á distância como uma opção para os alunos que por algum motivo sofrem com o difícil acesso ás aulas presenciais. De acordo com os iluministas Diderrot e D’Alambert, autores da “Enciclopédia”, a democratização da educação é fundamental para o combate á alienação dos cidadãos, o que lhes confere a liberdade, fator que infelizmente não é evidente no Brasil.
É inegável, que grande parte dos estudantes prefiram a modalidade presencial, ademais não se pode postergar a importância social que o EAD possui. Este método traz a oportunidade para aqueles que se viam excluídos a participar de atividades educacionais por residirem longe das instituições ou até mesmo por falta de tempo. Diante de tal exposto, a educação á distância possui capacidade suficiente para se tornar a única modalidade educacional num futuro próximo, afinal seu caráter é de cunho inclusivo.
Depreende-se portanto a necessidade da valorização ao EAD. Para isso é imprescindível que Governo, por intermédio de incentivos capitais forneça todo o suporte e apoio necessários para que o método online se desenvolva cada vez mais, ampliando suas fronteiras sem perder sua qualidade excelente afim de que o direito á educação, previsto na Constituição, seja reverberado e atenda a todos, configurando a tão almejada liberdade. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
AlunaAutônima
Olá! Sou nova por aqui e estou precisando de pontos então vou ver o que posso fazer :)
Seu texto está muito bom, mas você esqueceu de colocar qual o impacto que a educação a distancia causaria no futuro, que é o tema da redação! Lembre-se de nunca fugir do tema.
Para que isso não aconteça, eu recomendo que você leia o tema várias e várias vezes antes e enquanto estiver fazendo a redação, fugir da redação, nem que seja um pouco, pode cortar suas notas quase pela metade então tome cuidado ok?
Sua gramática é excelente, mas você precisa revisar a vírgula, não se esqueça que quando você “explica” pra que aquilo serve ou complementa alguma coisa, aquilo deve ser colocado entre vírgulas, por exemplo aqui: “Para isso é imprescindível que Governo, por intermédio de incentivos capitais forneça todo o suporte e apoio” deveria ser escrito “Para isso é imprescindível que Governo, por intermédio de incentivos capitais, forneça todo o suporte e apoio” pois o “por intermédio de incentivos capitais” está explicando como o *Governo* vai fazer aquilo. Também nessa parte “É inegável, que grande parte dos estudantes prefiram a modalidade presencial” eu acho que faria mais sentido se fosse “É inegável que grande parte dos estudantes prefiram a modalidade presencial” sem vírgula.
Não vou colocar nota pois ainda estou aprendendo como funciona o sistema de notas.
Continue praticando, a prática leva a perfeição!
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1=160
“Depreende-se portanto a necessidade da valorização ao EAD.”
– A palavra “Portanto” deveria estar entre vírgulas,pois é uma conjunção adversativa e toda conjunção adversativa quando estiver deslocada no meio da oração deve estar entre vírgulas.
FICARIA ASSIM:
“Depreende-se,portanto,a necessidade da valorização ao EAD.”
“Para isso é imprescindível que Governo, por intermédio de incentivos capitais forneça todo o suporte e apoio necessários para que o método online se desenvolva cada vez mais”
– Você deveria colocar entre vírgulas essa oração aqui:”por intermédio de incentivos capitais”, pois aqui ao meu ver,você está explicando uma informação a mais a respeito do sujeito que é “governo”,portanto deve estar entre vírgulas.
“ampliando suas fronteiras sem perder sua qualidade excelente afim de que o direito á educação, previsto na Constituição, seja reverberado e atenda a todos, configurando a tão almejada liberdade.”
– “Afim” está errado,pois esse afim junto significa igual ou semelhante,já o “a fim” dá uma ideia de finalidade,que foi o que você queria passar no texto.
COMPETÊNCIA 2=40
Escreveu um texto dissertativo-argumentativo✔
Mas eu acho que você fugiu um pouco do tema,já que o tema é “O ensino a distância para o futuro”.
No primeiro desenvolvimento não vi você falando totalmente sobre o tema,você falou sobre o ensino a distância,mas não vi você dizendo alguma coisa sobre o futuro.
No texto a única vez que se vê você falando algo sobre o ensino a distância para o futuro é nesse período aqui:”Diante de tal exposto, a educação á distância possui capacidade suficiente para se tornar a única modalidade educacional num futuro próximo, afinal seu caráter é de cunho inclusivo.”
Portanto,acho que você tangenciou o tema.
COMPETÊNCIA 3=120
Não acho que você tenha feito um bom projeto de texto. Pois,suas informações estão vagas e como eu disse antes,você tangenciou o tema,portanto acho ideal você estudar mais o projeto de texto,e saber sobre o que vai falar antes de começar a escrever.
“a ausência das medidas governamentais perante o incentivo ás Instituições públicas, para manter a educação á distância como uma opção para os alunos que por algum motivo sofrem com o difícil acesso ás aulas presenciais.” Esse é o seu primeiro argumento,no entanto eu não consegui compreender o que você defendeu a respeito dele,ou seja,você não organizou bem o que iria defender sobre esse argumento.
No segundo desenvolvimento você conseguiu organizar e selecionar um pouco melhor seus argumentos.
Mas acho que você foi contraditório ao dizer isso “afinal seu caráter é de cunho inclusivo.”
Pois,o EAD não inclui todos,afinal muitas pessoas não possuem Internet e não possui aparelhos eletrônicos para acessar as aulas,portanto acho que você escreveu isso sem pensar direito.
COMPETÊNCIA 4= 120
Você usou conectivos bons,mas acho que faltou mais coesão ao escrever determinadas coisas e relacioná-las com o tema. Portanto,estude coesão e coerência para que você consiga tirar uma boa nota na competência 4,2 e 3.
COMPETÊNCIA 5=80
“Para isso é imprescindível que Governo(AGENTE),por intermédio de incentivos capitais(MEIO/MODO),forneça todo o suporte e apoio necessários para que o método online se desenvolva cada vez mais(AÇÃO), ampliando suas fronteiras sem perder sua qualidade excelente afim de que o direito á educação, previsto na Constituição, seja reverberado e atenda a todos, configurando a tão almejada liberdade(FINALIDADE). Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.(frase de fechamento).
Você colocou 4 elementos,faltou o detalhamento de alguns desses elementos, mas sua proposta não bate com o tema,pois o tema não fala só sobre “ensino a distância” e sim sobre o ensino a distância para o futuro. Não vi você deixar claro isso em todo o texto.
Por isso dei essa nota.
Se tivesse de acordo totalmente com o tema seria 160.
Continue treinando e tenho certeza que conseguirá uma boa nota!
Total=520!!